>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Revisão da luz:O estroboscópio portátil PiXAPRO CITI600 (Godox Wistro AD600B)


Nesta revisão, vou colocar o estroboscópio portátil PiXAPRO CITI600 (também chamado de Godox Wistro AD600B) pelos passos e dar minha opinião sobre isso.

Apesar das inovações em todos os tipos de equipamentos fotográficos, os estroboscópios de estúdio não mudaram muito nas últimas décadas. Claro, um punhado de recursos são adicionados aqui e ali de vez em quando, mas na maioria das vezes você sabe exatamente o que está recebendo:uma fonte de luz poderosa com uma duração muito curta conectada a uma tomada elétrica.

Mas isso mudou nos últimos anos. Os fabricantes começaram a incorporar recursos como baterias, compatibilidade TTL (através da medição da lente) e sincronização de alta velocidade em seus estroboscópios. Esses recursos tornam o estroboscópio de estúdio mais útil e versátil do que nunca.

O PiXAPRO CITI600 é o Godox Wistro AD600B renomeado para o mercado do Reino Unido.

O PiXAPRO CITI600 faz tudo isso. O CITI600 é um estroboscópio alimentado por bateria cujos recursos incluem sincronização de alta velocidade e medição TTL (através do uso de um gatilho montado na câmera separado).

Rebranded


Pixapro é Godox renomeado para o mercado do Reino Unido. O CITI600 é o mesmo produto que o Godox Wistro AD600B. A única diferença é que a bateria pode ser carregada com segurança através de uma tomada de 220v.

Sincronização de alta velocidade


A sincronização de alta velocidade permite controlar melhor como a iluminação ambiente e estroboscópica se misturam.

Se você possui um speedlight, provavelmente já está familiarizado com a sincronização de alta velocidade (HSS). Resumindo, o HSS permite que você sincronize seu flash com sua câmera em velocidades de obturador significativamente mais rápidas do que o normal.

Isso fornece os meios para dominar o sol em dias claros, aliviando os efeitos da iluminação severa. Também permite escurecer fundos e usar aberturas maiores para obter uma profundidade de campo rasa em situações que normalmente seriam relegadas a aberturas pequenas, como f/11 e f/16.

Devido ao pequeno tamanho e poder limitado dos flashes, o HSS sempre foi uma técnica especializada. No entanto, coloque essa funcionalidade em um estroboscópio de alta potência com um grande modificador montado nele e essas limitações desaparecem. Isso abre um mundo de novas possibilidades para você.

Com bateria


Sem cabos e sem geradores tornam o Citi600 o mais portátil possível. Se você estiver disposto a carregá-lo, poderá ter um estroboscópio de alta potência onde quiser.

Mesmo sem HSS, sempre foi possível usar estroboscópios de estúdio com grande efeito ao ar livre. As limitações, no entanto, tornaram isso impossível para a maioria dos fotógrafos. Como os estroboscópios são alimentados eletricamente, para levá-los ao local, você precisa de baterias externas ou geradores.

Ambas as coisas eram/são caras e difíceis de carregar. Com a inclusão de uma bateria de alta capacidade em um estroboscópio, essas preocupações desaparecem e seu estroboscópio agora pode ir praticamente a qualquer lugar que um flash possa ir.

TTL


A medição TTL torna a mistura de luz ambiente e vida artificial muito mais fácil.

A medição através da lente (TTL) permite que sua câmera faça uma leitura do medidor e transmita essa informação ao seu estroboscópio, tornando muito mais fácil misturar flash com iluminação ambiente. Não é perfeito e provavelmente nunca será, mas em uma pitada, a medição TTL pode tornar a obtenção de uma boa exposição rápida e fácil.

Por exemplo, se você estiver no local e souber que deseja um fundo escuro com um assunto bem exposto, pode definir a exposição da sua câmera para subexpor o ambiente em duas paradas e disparar o estroboscópio em qualquer ponto que o medidor esteja lendo. O ajuste fino da exposição do estroboscópio pode ser tão simples quanto discar algumas paradas de compensação de exposição em seu gatilho.

PiXAPRO CITI600 – Godox Wistro AD600B




Combinados, esses três recursos levam o já versátil estroboscópio de estúdio a um novo plano de utilidade e o PiXAPRO CITI600 com o gatilho ST-IV faz um trabalho fantástico. Nos meses em que possuo o meu, posso atestar que a funcionalidade HSS funciona perfeitamente sem falhas.

Além disso, há algumas outras coisas que vale a pena discutir.

Especificações


Como seria de esperar de um estroboscópio moderno e repleto de recursos, a folha de especificações do CITI600 (Godox Wistro AD600B) é bastante impressionante. Não há necessidade de aborrecê-lo com as especificações completas, mas alguns destaques notáveis ​​incluem:
  • Um número guia (GN) de 87m @ ISO 100
  • Uma temperatura de cor de 5600k
  • HSS até 1/8000 de segundo
  • Alcance de 100 m com o gatilho ST-IV

Acionador ST-IV


O gatilho ST-IV oferece controle sem fio completo sobre o Citi600 a partir da parte superior de sua câmera.

Para o gatilho, optei pelo ST-IV montado na sapata (Xpro-C para Canon como é chamado nos EUA – $ 69,00). Este gatilho oferece acesso a todas as funcionalidades do CITI600 em uma interface extremamente fácil de usar com display LED.

Controles


Todos os controles do CIti600 são claramente marcados e muito fáceis de usar.

Tanto no PiXAPRO CITI600 (Godox Wistro AD600B) quanto no gatilho ST-IV (Xpro), os controles são intuitivos, claramente rotulados e fáceis de usar. Discar a compensação de exposição é simplesmente uma questão de girar o dial em qualquer dispositivo. A maior parte da funcionalidade pode ser acessada com um único toque de botão.

Também vale ressaltar que, embora os controles sejam fáceis de usar, todos os displays são claramente rotulados e fáceis de ler.

Capacidade da bateria


PiXAPRO afirma que uma única carga da bateria fornecerá 500 flashes com potência máxima. Não posso confirmar esses números exatos, mas tive o estroboscópio desligado em várias ocasiões em que ele estava em uso por várias horas de cada vez. Nem uma vez eu tive que colocar o estroboscópio na potência máxima. O indicador de bateria nunca chegou à metade.

Pode ser possível esgotar a bateria em um dia inteiro, mas todas as indicações parecem sugerir que essa bateria não vai acabar com você.

Supondo que você de alguma forma queime a bateria em uma única sessão, a Pixapro vende peças de reposição por US $ 180,00. Isso é mais do que razoável para a quantidade de energia que eles fornecem.

Duração


A tela do CITI600 é grande e fácil de ler, com todas as informações relevantes claramente representadas.

Este é um pouco novo para mim, mas pode ser um recurso útil para você. Para quaisquer configurações que você tenha discado, a tela do CITI600 informa exatamente quão rápido será a duração do flash, até 1/10.000 de segundo.

Você absolutamente precisa congelar o movimento em seu quadro? Basta escolher uma configuração que lhe dará a duração desejada do flash e você deve estar pronto para ir.

Montagem


Vindo do sistema Bowens, todos os meus modificadores são S-mount. O fato de o S-mount ser uma opção no CITI600 torna a vida muito mais fácil. Se você não tiver certeza, existem vários modificadores acessíveis disponíveis para o S-mount. Você nunca terá falta de escolha se comprar o sistema S-mount.

Modelagem de luz


A luz de modelagem do Citi600 é um LED bastante potente. Isso tem várias vantagens.

O LED consome menos energia do que sua lâmpada de modelagem tradicional, o que significa que há menos tensão na bateria. Os LEDs também não chegam nem perto de tão quentes quanto as lâmpadas de tungstênio. Para seus assuntos, isso significa mais conforto, pois é menos provável que fiquem muito quentes sob o calor das luzes. Isso também significa que certos modificadores e géis representam muito menos risco de incêndio.

Também é totalmente possível iluminar uma cena apenas com a luz de modelagem. Você provavelmente não vai querer fazer isso para uma sessão de retrato, mas para configurações de mesa e similares, você pode usar o CITI600 como uma luz contínua e sobrecarregar ainda menos a bateria.

Acrescentarei que usar a luz de modelagem no local durante o dia geralmente não funcionará devido aos níveis de luz.

Qualidade de construção




O PiXAPRO CITI600 é bem construído e parece sólido. Embora seja significativamente mais barato do que os estroboscópios com características semelhantes de empresas como a Elinchrom, todos os aspectos do CITI600 parecem ter sido construídos para durar.

Ponto de preço


Se você acha que tudo isso soa bem, então há uma surpresa para você. O PiXAPRO CITI600 vem com um preço de cerca de US $ 600,00, tornando-o significativamente mais barato do que ofertas semelhantes da Elinchrom, Broncolor ou Profoto.

Em uso


Pode ser difícil transportar o CITI600 com um modificador grande no local. Mas se você pode ser incomodado, vale a pena o esforço.

Honestamente, o PiXAPRO CITI600 funciona como um sonho. Eu o usei nos últimos meses com a maior frequência possível, porque é tão simples e divertido de usar. Claro, arrastá-lo no local com um Octabox de cinco pés pode ser complicado, mas o esforço extra vale a pena.

Aqui estão alguns exemplos de imagens obtidas com o PiXAPRO CITI600 (Godox Wistro AD600B).




Tudo em tudo


Desde o fim de Bowens, tenho procurado um novo sistema para eventualmente comprar. Sem dúvida, isso vai ser Pixapro/Godox.

O PiXAPRO CITI600 (Godox Wistro AD600B) é o mais próximo da perfeição que você pode obter da minha perspectiva. Este estroboscópio portátil é de alta funcionalidade e fácil de usar. Isso antes mesmo de você considerar o HSS, TTL e o fato de ser alimentado por bateria. Basicamente, é tudo o que você poderia querer com um preço muito mais baixo do que você deveria razoavelmente esperar.
Revisor do resumo John McIntire Data da revisão Item revisado PixaPro Citi600 Portable Strobe (Godox Wistro AD600B) Avaliação do autor 5