>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Revisão do MIOPS Smart Trigger


O MIOPS Smart Trigger é muitas coisas que você deseja em um acessório de fotografia; pequeno, robusto e multiuso. Pode não ser a resposta perfeita para nenhuma solução, mas sua variedade de modos e opções de conectividade muito legais o tornam uma ferramenta muito útil e intrigante.

No momento da redação deste artigo, o MIOPS Smart Trigger está disponível por US $ 199,99 na Amazon (para as versões padrão), o que o torna um pouco caro por seu tamanho, mas um ótimo valor quando você considera a profundidade de sua funcionalidade. O gatilho possui sete modos diferentes de operação, todos disponíveis com várias configurações de sensibilidade, incluindo:
  1. Modo relâmpago
  2. Modo de disparo de som
  3. Modo de lapso de tempo
  4. Modo laser
  5. Modo HDR
  6. Modo DIY (somente para especialistas)
  7. Cenário ou modo personalizado



O exterior da unidade é muito robusto e parece ser extremamente durável. Você definitivamente tem uma sensação de solidez ao segurá-lo. Um display colorido de 128×128 pixels é montado logo acima dos botões grandes, usados ​​para operação e seleção de opções de menu na frente do gatilho.

O dispositivo é alimentado por uma bateria de íon de lítio de 3,7 volts/1020 mAh, que é recarregável através do cabo USB fornecido. Também é possível fornecer energia através da conexão USB, sem bateria instalada.

Este novo kit de gatilho da MIOPS é uma evolução (e aparente substituição) do Nero Trigger anteriormente disponível pela empresa. A versão mais recente foi reformulada, por dentro e por fora, para ser um acessório mais robusto e competente. Versões do kit estão disponíveis para sistemas de câmeras Canon, Nikon e Sony, bem como outras marcas, incluindo Olympus e alguns smartphones.



Os vários cabos de conexão da câmera significam que uma unidade pode operar com várias marcas e modelos de câmeras diferentes e amplia a utilidade do acessório.

A própria unidade de disparo é conectada de duas maneiras, a uma unidade de flash externa ou à própria câmera. Cabos para cada um estão incluídos com cada unidade. Isso permite que o gatilho sincronize e dispare, seja o sistema de flash ou o próprio obturador da câmera. As unidades de flash são conectadas através da tomada de sincronização do PC e as câmeras são conectadas através da tomada de liberação remota do obturador, o que significa que qualquer câmera ou unidade de flash com esses conectores comuns pode ser emparelhada com o gatilho MIOPS.

O gatilho MIOPS pode ser montado no conector hotshoe da sua DSLR ou no seu tripé ou suporte de luz, por meio de uma conexão rosqueada padrão.

A unidade pode ser conectada para carregamento através de um cabo micro-USB, o que basicamente significa a maioria dos cabos de carregamento de smartphones, que estão prontamente disponíveis. A carcaça do gatilho é de plástico resistente, com controles elevados e fáceis de pressionar e possui uma grande tela colorida para exibir informações, um microfone e um sensor de luz que é usado para os modos Lightning e Laser. Por fim, uma porta adicional está disponível para conectar vários sensores externos no modo DIY.

O gatilho desliza em uma sapata de câmera padrão, mas também possui uma montagem de parafuso para colocação em um tripé ou suporte de luz separado.

O gatilho aceitará uma conexão do tipo rosqueada padrão para montagem em um tripé.

Para mim, uma das melhores características da unidade é a conectividade remota disponível através do aplicativo MIOPS para smartphone. O app é gratuito (disponível para celulares Apple e Android), e permite acessar e controlar todos os modos oferecidos pelo gatilho. Após baixar o aplicativo, encontrei-o conectado à unidade sem problemas e consegui acessar todos os modos e modificar as configurações rapidamente, sem precisar nem olhar para a unidade montada em cima da minha câmera.

O aplicativo de smartphone MIOPS que acompanha é um destaque do sistema e permite controlar tudo remotamente.

1 – Modo Lightning


O modo de relâmpago destina-se a permitir que você capture flashes de relâmpagos com sua câmera, sem ter que executar séries de exposições longas ou usar o modo de lâmpada. Você pode definir a sensibilidade de 1 a 99 e iniciar o sensor para capturar o evento. Este modo também é sensível a outros tipos de luz, como fogos de artifício, faíscas, bem como luz artificial, ampliando a gama de possibilidades. Não tive a oportunidade de testar a unidade em uma tempestade com raios, mas tentei acionar o MIOPS com uma rajada de uma lanterna e descobri que ela captou a luz imediatamente e com precisão.

Assim como em vários modos do produto, você precisará ter a lente da sua câmera em foco manual para que ela funcione.

2 – Modo de som


Embora este seja o modo que você espera que seja o mais útil (e o maior atrativo do dispositivo), achei este menos intrigante devido à maneira como funciona. Sem usar o dispositivo, espero que ele me permita acionar o obturador (os cabos estão incluídos para conectar a unidade MIOPS ao obturador da câmera ou a uma unidade de flash externa) e capturar a imagem, como um balão sendo estourou, por exemplo. No entanto, isso não é possível devido a um pequeno atraso e às velocidades ridículas do obturador necessárias.

Cada modo apresenta vários parâmetros personalizáveis, cada um ajustável na própria unidade, bem como no aplicativo para smartphone.

Em vez disso, você precisa realizar qualquer captura desse tipo na escuridão total, uma grande desvantagem no meu livro. A ideia é deixar o obturador da câmera aberto (e é por isso que a escuridão é necessária) e usar a unidade MIOPS para acionar um flash separado e capturar a ação.

Como fotógrafo de paisagem com luz natural, não tenho speedlites externos disponíveis para mim. O que finalmente consegui encontrar acabou não sendo um flash habilitado para TTL e não tinha a porta de conexão necessária para usá-lo.

No final, fiquei frustrado e desisti. Mas é claro que esse não é o único recurso do gatilho, e havia muitos outros modos para me manter ocupado e satisfeito.

Nota do editor: Na verdade, eu também tive a chance de experimentar o gatilho Miops e estava jogando com o modo de som. Meu amigo e eu tivemos os mesmos problemas – percebemos que tínhamos que disparar o flash com ele, na escuridão total e de alguma forma estourar o balão. Tentamos em um balão e quebramos uma lâmpada. Isso é tudo o que conseguimos:

Não exatamente congelado ou o que estávamos esperando. Aprendemos mais tarde que, ao desligar o flash, a duração é menor e ocorre mais congelamento. Teria sido bom para instruções mais úteis para vir com a unidade. Nós lutamos para fazer isso funcionar.

O melhor esmagamento de lâmpadas que conseguimos depois de muitas tentativas. Tenha cuidado se você tentar isso em casa! – Darlene

3 – Modo de lapso de tempo


Outro modo extremamente útil é o recurso de lapso de tempo. Com este modo, você pode definir alguns parâmetros para produzir um conjunto de imagens mostrando as alterações em uma cena durante um período de tempo. Com esse recurso, você deve definir sua câmera para o modo bulbo para que o gatilho possa substituir as configurações da sua câmera.



Depois de mudar para o modo de lapso de tempo na unidade, você pode definir o intervalo (com que frequência a câmera tira uma foto), a exposição (é por isso que sua câmera deve estar no modo bulbo), bem como o número total de imagens que serão ser baleado antes que o processo seja concluído.

Em meus testes, achei muito fácil definir esses parâmetros e, após algumas tentativas, fiquei satisfeito ao descobrir que todas as funcionalidades desse modo funcionaram perfeitamente, sem problemas.


4 – Modo Laser


Este é outro modo que não consegui experimentar, mas com base na precisão do sensor, acredito que funcionaria bem. Este modo requer que um feixe de laser constante seja alimentado no sensor frontal e acionará a câmera quando esse feixe for interrompido.

O laser não precisa ser de um tipo ou cor específico, o que significa que um ponteiro laser de caneta de US $ 10 de uma loja de eletrônicos funcionará bem. A parte mais difícil da operação provavelmente será montar o laser em uma superfície estável e evitar que o feixe seja quebrado prematuramente. Depois de configurar o laser, você pode ajustar o atraso na unidade em até 999 milissegundos. Uma configuração final permite designar um número definido de quadros para capturar neste modo antes que o gatilho pare.

Este modo pode ser usado para capturar animais se movendo no quadro (pode ser difícil de configurar) ou algo caindo ou se movendo, como derramar tiros ou congelar gotas de água.

Imagem do autor dPS Ivo Guimarães

5 – Modo HDR


HDR é um termo familiar para a maioria dos fotógrafos; é uma técnica em que duas ou mais imagens de níveis variados de exposição são combinadas na pós-produção para capturar uma faixa dinâmica mais alta, mais equivalente ao que o olho humano vê. O gatilho MIOPS permite que você defina esses parâmetros na própria unidade, incluindo o valor central (o valor médio na faixa de níveis de exposição a serem capturados), a diferença no valor de exposição de um quadro para o próximo (como 1 ponto entre , ou 1 1/2 pontos entre) e o número total de quadros a serem expostos, até 7.

Um composto HDR de 3 disparos do gatilho MIOPS.

Embora esse recurso definitivamente estenda a funcionalidade e a utilidade do dispositivo, deve-se dizer que ele realmente não oferece nada que a maioria das DSLRs já não possa fazer, e eu quase sempre prefiro configurar isso na câmera.

6 – Modo DIY


O modo DIY é um dos modos que realmente faz a unidade MIOPS brilhar, pois adiciona funcionalidades não padrão na maioria das câmeras. O gatilho possui um conector estéreo de 3,5 mm na lateral da caixa, e isso permite conectar vários sensores externos, ajustar o limite (porcentagem de alteração do sensor), o atraso do evento de disparo em milissegundos e o modo , que permite definir que tipo de evento detectado pelo sensor externo (complementar) acionará a unidade, como alteração, aumento ou diminuição.

Este modo é avançado e requer múltiplas conexões na maioria dos casos, mas as possibilidades são quase infinitas. Sensores que medem mudanças de temperatura, pressão, umidade ou movimento podem ser usados ​​para acionar o obturador da câmera.

7 – Modo de cenário


O modo Cenário basicamente permite que o usuário programe a unidade agrupando uma série de funções e executando-as com base em uma situação única. Até 5 etapas podem ser salvas para cada cenário personalizado e um total de 3 cenários podem ser armazenados no gatilho. Toda esta função pode ser executada através da própria unidade Miops ou remotamente através do aplicativo para smartphone.

Por exemplo, digamos que uma tempestade está se aproximando e você deseja capturar diferentes tipos de fotos durante o evento. Você pode programar o Modo Relâmpago como a primeira etapa, capturando um número definido de fotos do relâmpago e, em seguida, ativando imediatamente o Modo Lapso de Tempo na segunda etapa, capturando fotos em intervalos de 5 segundos para montar mais tarde.

Para cada etapa, todos os parâmetros usuais para cada modo estão disponíveis.

Não tive a chance de experimentar esse cenário durante uma tempestade real, mas tentei reunir algumas funções e executá-las, e os resultados foram excelentes. Uma vez que o primeiro passo foi concluído (uma foto HDR de 5 tiros), o gatilho imediatamente entrou no Modo de Som e parou depois de detectar um som alto (o bater de palmas a alguns metros de distância).

Eu definitivamente classificaria esse modo como um dos recursos mais úteis desta unidade.

versão remota


Para mim, esse é um dos recursos mais úteis do gatilho MIOPS. Posso conectar a unidade via bluetooth, iniciar o aplicativo que acompanha e controlar meu obturador a vários metros de distância, sem fio.

Eu tentei isso em um cenário normal em que muitas vezes me encontro, que é meu tripé abaixado a uma altura curta, pernas plantadas nas ondas de uma praia local, tirando fotos de baixo ângulo e longa exposição.



Consegui tirar muitas imagens perfeitamente sincronizadas, sem nunca ter que me preocupar em segurar meu cabo de liberação normal, manter a câmera o mais imóvel possível, evitando os ventos fortes soprando o cabo e batendo na minha câmera.

Vou usar isso, sempre!

Conclusão


O MIOPS Camera Trigger é uma pequena unidade robusta e robusta que foi fácil de configurar e usar (nota:este dispositivo é mais voltado para fotógrafos intermediários a avançados e pode ser facilmente confuso para iniciantes). Ele tem alguns recursos que quase fazem valer o preço de admissão no meu livro, mas alguns problemas permanecem que o impedem de ser a ferramenta perfeita, incluindo um modo de som altamente elogiado. Ele promete fotografia de alta velocidade, mas requer escuridão total e uma configuração de flash para realizar, além de alguns modos que parecem um pouco adicionados, e nada que você já não pudesse fazer com as configurações existentes da câmera (HDR e lapso de tempo) .



Ainda assim, o MIOPS é uma ferramenta divertida de usar, o modo Remote Release, o modo DIY e a conectividade do smartphone são extremamente úteis, e se você tem $ 200 dólares queimando um buraco no bolso para um novo gadget, isso pode ser um para pegar.

Você já teve alguma experiência com o MIOPS Camera Trigger, ou gatilhos em geral? Soe abaixo e deixe-nos saber o que você pensa, e mostre-nos um pouco do trabalho que você realizou!
SummaryReviewer Tim GilbreathReview Date Item revisado MIOPS Smart TriggerAvaliação do autor 3