>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Como tirar o máximo proveito da sua câmera de bolso


Se você tem uma câmera de bolso, pode ter passado horas analisando análises, folhas de especificações e comparações tentando encontrar algo melhor, como uma câmera DSLR ou Micro Four Thirds. Muitas vezes descartamos nossas humildes câmeras de bolso porque elas não têm lentes grandes, montagens de flash, controles de exposição personalizados ou até botões suficientes na parte de trás para fazer o que realmente queremos. Embora certamente existam boas razões para gastar centenas de dólares em uma câmera mais sofisticada, é provável que sua câmera de bolso possa fazer muito mais do que você imagina. Vamos explorar algumas dicas que você pode usar para tirar o máximo proveito disso e até tirar algumas fotos de estilo profissional sem gastar outro centavo em novos equipamentos.


Use o Zoom, mas não para zoom


Muitas câmeras de bolso têm uma vantagem significativa sobre as DSLRs porque geralmente vêm com um zoom óptico integrado que cobre uma faixa focal muito maior do que uma lente de kit padrão. E embora isso possa ser bom para, digamos, fotografar closes de árvores ou prédios distantes, na verdade ele tem um recurso muito mais prático que muitas vezes é esquecido. Em vez de usar sua câmera para ficar agradável e aconchegante com objetos distantes, você pode usá-la para obter fotos de estilo profissional de coisas que estão muito mais próximas de você.

É incrível o que você pode criar com uma câmera de bolso de US$ 125 configurada para Automático e muita luz solar

Na foto acima eu usei minha velha Panasonic ZS7 point-and-shoot para tirar um retrato ficando a cerca de 10 pés de distância do meu assunto e ampliando o zoom o máximo que a câmera iria. Como os prédios e a folhagem ao fundo estavam tão longe dela, isso criava uma profundidade de campo muito rasa. Claro que você só pode fazer isso se tiver uma grande quantidade de luz disponível, já que as câmeras de bolso são muito menos sensíveis à luz do que suas contrapartes maiores, mas se você nunca experimentou essa técnica, pode se surpreender com os resultados que pode obter. Também ajuda ter um tripé, pois pode ser difícil manter a câmera estável em um único assunto quando ampliado, ou você pode simplesmente colocar seu ponto e fotografar em uma superfície dura como um banco, corrimão ou parede de tijolos.

Ligue o flash durante o dia


Quando se trata de flashes de câmeras, geralmente pensamos em como eles podem ser usados ​​para iluminar uma cena escura – principalmente se você estiver usando uma câmera de bolso, a maioria das quais já não é muito sensível à luz. Mas o flash também pode ser usado para aprimorar uma cena perfeitamente bem iluminada e produzir alguns resultados muito bons que você pode não esperar. Fotografar à luz do dia pode causar sombras fortes no seu assunto, e é por isso que muitos fotógrafos gostam de fotografar durante o que é chamado de hora de ouro – o horário logo após o amanhecer e logo antes do anoitecer.

A maioria das câmeras de bolso permite forçar o disparo do flash, mesmo quando há muita luz disponível. Esta é uma técnica conhecida como "flash de preenchimento", e é uma ótima maneira de eliminar algumas das sombras da iluminação severa que muitas vezes pode acontecer durante o sol da tarde. Você também pode usá-lo para ajudar a obter fotos melhores quando o assunto estiver em contraluz, como geralmente acontece durante o dia. Nessas situações, sua câmera dá uma olhada na cena geral e acha que há luz suficiente, então não dispara o flash. Mas como você sabe melhor do que sua câmera o tipo de foto que deseja tirar, ignorar a decisão da câmera e forçar o flash a disparar pode ajudá-lo a obter resultados muito melhores.

Esta foto de uma vagem de sementes de magnólia, tirada na minha câmera de bolso em Auto, ficou um pouco escura demais.

Minha solução foi forçar minha câmera a usar seu flash, o que permitiu manter uma boa exposição geral, eliminando as sombras duras na vagem.

Usar o flash de preenchimento requer um pouco de prática. Mas uma vez que você pegar o jeito, você encontrará maneiras criativas de usá-lo para obter muito mais quilometragem da sua câmera de bolso do que você poderia imaginar. Alternativamente, você pode instruir sua câmera a manter o flash desligado mesmo quando achar que deve ser ligado. Lembre-se, você sabe melhor do que sua câmera que tipo de foto quer tirar e, de alguma forma, tudo o que você precisa fazer é dar um empurrãozinho na direção certa.

Forçar o flash a ficar desligado também pode ser uma técnica útil para obter a foto certa.

Quando tirei esta foto do Memorial da Segunda Guerra Mundial em Washington, D.C., eu queria capturar os arcos de água enquanto eles saíam das nascentes. Para fazer isso, deixei minha câmera de bolso em Auto e mandei manter o flash desligado. Para compensar a falta de luz, minha câmera deixou o obturador aberto por mais tempo, o que me deu a imagem exata que eu estava procurando.

Use os modos de cena integrados da câmera


De longe, o modo de disparo mais utilizado em câmeras de bolso é o Automático; em que a câmera faz o possível para avaliar coisas como a quantidade de luz, bem como o movimento do assunto, para escolher as configurações de exposição ideais. A câmera também decide se acha que um flash deve ser usado, a menos que você tenha dito especificamente para fazer o contrário. E, na maioria das vezes, o Auto pode produzir alguns bons resultados. Mas uma câmera é apenas uma ferramenta, e ela só pode adivinhar o que você realmente deseja fotografar. Não vê uma flor, uma árvore, uma criança, um carro, uma vela de aniversário, uma cachoeira ou qualquer outra coisa. Ele vê apenas pedaços de luz atingindo seu sensor e tenta capturar a luz recebida da melhor maneira possível, dadas as informações com as quais precisa trabalhar. É por isso que o Auto às vezes funciona e às vezes produz uma bagunça embaçada.

O modo Cenário ou Paisagem ajudará sua câmera a escolher as configurações ideais para esses tipos de fotografias.

No entanto, há algo que você pode fazer sobre isso, mesmo que não esteja familiarizado com as configurações de exposição e como ajustá-las. Quase todas as câmeras hoje, seja um modelo compacto minúsculo ou uma DSLR grande, possuem modos de cena integrados que são pequenos ícones na sua câmera que se parecem com um rosto, uma montanha, uma árvore, uma criança e muito mais. Os fabricantes de câmeras investem milhões de dólares e anos pesquisando o comportamento do usuário no desenvolvimento de modos de cena, então da próxima vez que você pegar sua câmera de bolso, tente mudar para um dos pequenos ícones com base no que você está fotografando. A utilização desses modos de cena é uma maneira de ajudar sua câmera a interpretar a luz recebida, para que ela possa tentar tirar a foto que você realmente deseja em vez da foto que pensa que deseja.

Configurar sua câmera para o modo Macro a forçará a focar em assuntos próximos, enquanto normalmente ela focará em coisas um pouco mais distantes.

Digamos que você esteja fotografando um jogo de futebol juvenil e usando o Auto porque geralmente oferece fotos decentes. O problema é que sua câmera não sabe que você está em um jogo de futebol! Ele vê apenas pedaços de luz, não um campo verde de grama com jogadores individuais e uma bola. Mas se você usar o modo de cena para informar à sua câmera que está fotografando um evento esportivo, ela ajustará seus próprios algoritmos de exposição internos aumentando a velocidade do obturador, ampliando a abertura etc., para obter melhores resultados. O mesmo princípio se aplica quando você está fotografando um retrato, uma flor, uma praia ou o céu noturno:usando os modos de cena, você está essencialmente tornando sua câmera um pouco mais inteligente, o que pode fazer uma grande diferença.



Embora as câmeras de bolso tenham limitações físicas, como sensores de imagem minúsculos e sensibilidades ISO baixas, que sempre as colocam em uma classe abaixo das DSLRs, Micro Four Thirds e outras câmeras mais caras, isso não significa que elas não possam produzir resultados surpreendentes . Espero que o uso desses ajustes ajude você a obter fotos ainda melhores com a câmera que você já possui, sem gastar um centavo em novos equipamentos.

Nota do editor:você tem outras dicas para compartilhar? Por favor, faça isso nos comentários abaixo. Você também leva sua câmera compacta nas férias, para aqueles momentos em que simplesmente não quer a grande DSLR? Eu faço!