>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Nifty Fifty – Por que eu amo lentes prime de 50 mm


Compreendendo as lentes:Parte II, e faz parte de uma série de lições sobre lentes de câmeras. Os links para os outros estão na parte inferior do artigo.



Antes que as lentes de zoom se tornassem a norma, a maioria das câmeras vinha com uma lente de 50 mm como padrão. Desde então, a humilde prime de 50 mm caiu um pouco em desuso. O que é uma pena, porque as lentes prime de 50 mm podem oferecer alta qualidade e versatilidade a um preço baixo. Em uma câmera APS-C, é uma das minhas distâncias focais favoritas. Vejamos o porquê.

lente principal de 50 mm vs. lente do kit


Se você possui um kit de lentes ou zoom que cobre a distância focal de 50 mm, pode estar se perguntando por que compraria um prime de 50 mm. Afinal, você já tem essa distância focal coberta. A resposta é que as lentes de 50 mm têm algumas vantagens que as lentes de kit não têm:

Melhor qualidade de imagem


As lentes de 50 mm são feras simples do ponto de vista do design. Os projetistas de lentes descobriram há muito tempo como fazer uma lente de 50 mm de boa qualidade, e o resultado é que o desempenho óptico até mesmo da lente prime de 50 mm mais barata supera muitos zooms.

Usei uma lente Canon EF 50mm f1.8 II (a mais barata da Canon) em uma câmera full-frame para tirar a foto abaixo, minha primeira vez usando para fotografar arquitetura, e fiquei impressionado com os detalhes que ela capturou quando a ampliei para 100%.




Preço


As lentes de 50 mm são simples. Eles tendem a ter de seis a oito elementos dentro – as lentes de zoom podem ter mais que o dobro disso. Isso significa que os custos de fabricação são menores. É provável que a lente mais barata na faixa do fabricante da sua câmera seja uma prime de 50 mm. A maioria das lentes de 50 mm representa uma excelente relação custo-benefício.

No entanto, ao fazer uma compra (de qualquer lente, não apenas de 50 mm), é aconselhável ter em mente que modelos mais caros da mesma lente têm melhor qualidade de construção, desempenho de foco automático, proteção contra intempéries e talvez uma abertura máxima mais ampla.

A Canon, por exemplo, possui três lentes prime de 50 mm (mais uma lente macro de 50 mm) em sua faixa atual. Você pode não notar muita diferença na qualidade da imagem entre a 50mm f1.8 II e a 50mm f1.2L – mas você notará a diferença na qualidade de construção e no desempenho do foco automático. Optei pela opção do meio e comprei a mid-range 50mm f1.4.

Aberturas máximas amplas


Para mim, esse é o aspecto mais empolgante das lentes prime de 50 mm (na verdade, qualquer lente prime). Se você tiver uma lente de kit, a extremidade longa (cerca de 55 mm) tem uma abertura de f5.6 ou algo próximo. Uma lente prime 50mm tem uma abertura de f1.8 ou maior. São mais de três paradas. Faz diferença ao fotografar com pouca luz, pois você pode abrir a lente em vez de aumentar o ISO. Também ajuda a tirar fotos com profundidade de campo rasa.

Esta foto foi tirada em f1.8 com uma lente de 50mm:


Obtendo o melhor de uma lente prime de 50 mm


Depois de ter uma lente prime de 50 mm, o próximo passo é aprender a tirar o melhor proveito dela. Estas são as coisas que eu uso minha lente de 50 mm para:

Lente de passeio


Uma lente de 50 mm é uma boa lente para passear durante um dia. Tirei essas fotos com minha lente 50mm f1.4 na China. Em uma câmera full-frame, é uma distância focal conveniente para esse estilo de fotografia muito casual. Em uma câmera APS-C, isso ajudará você a se aproximar de detalhes interessantes.




Retratos


Em uma câmera APS-C, uma lente principal de 50 mm se torna efetivamente uma lente telefoto curta, ideal para retratos. Também funciona bem em uma câmera full-frame, desde que você não se importe com um pouco de distorção. As fotos abaixo mostram alguns retratos feitos com uma lente de 85mm.




Fotografia em close


Você pode usar uma lente de close-up ou tubos de extensão com lente de 50 mm para tirar fotos em close. Você também pode montá-lo em outra lente para tirar fotos macro (as técnicas são abordadas em detalhes nos artigos vinculados). Isso aumenta muito a versatilidade da lente. Se você já possui uma lente de 50 mm, essas são opções mais baratas do que comprar uma lente macro.


Artigos anteriores


Estes são os artigos anteriores da série:

Por que sua lente do kit é melhor do que você pensa

7 maneiras de tirar mais proveito de uma lente grande angular

Por que a qualidade da lente não importa tanto quanto você pensa

Como evitar o reflexo da lente

Como uma lente humilde de 85 mm se tornou minha favorita

Compreendendo as lentes:parte II




Se você gostou deste artigo, dê uma olhada no meu último e-book, Understanding Lenses:Part II – A guide to Canon normal and telephoto lens.