>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Por que a qualidade da lente não importa tanto quanto você pensa


Compreendendo as lentes:Parte I, e é a terceira de uma série de lições sobre lentes de câmeras. Os links para os outros estão na parte inferior do artigo.



Nenhuma lente é perfeita. Não importa quão boa seja a qualidade, haverá aberrações de lentes de um tipo ou de outro. É só que em uma lente de boa qualidade há menos deles.

Um dos benefícios da fotografia digital é que é fácil corrigir alguns tipos de aberração da lente usando software. Antes de as câmeras digitais aparecerem, havia pouco que você pudesse fazer, exceto aceitar o que sua lente lhe dava e investir em equipamentos mais caros se você não estivesse satisfeito com seu desempenho.

Agora, contanto que você fotografe em Raw, você pode usar softwares como o Lightroom e as versões mais recentes do Photoshop CS para eliminar ou minimizar as aberrações de lente mais óbvias*. Embora isso não signifique que suas lentes de repente assumirão as qualidades de suas contrapartes mais caras, isso ajuda você a tirar o melhor proveito do equipamento que você já possui.

*Se você filmar Jpeg, algumas câmeras têm um recurso para corrigir vinhetas e aberrações cromáticas na câmera. Você também pode se livrar dos piores efeitos de aberração cromática, vinhetas e distorção com o Photoshop, mas leva mais tempo. Usar o Raw facilita muito.



Existem três tipos de aberração da lente que você pode corrigir usando o software. A foto acima, tirada com uma lente de kit Canon descontinuada, tem todos eles:

Distorção de barril


Esta é uma característica das lentes grande angulares e é onde a lente dobra linhas retas para fora. É mais provável que você veja distorção de barril na extremidade mais ampla de zooms baratos e lentes super-zoom. Você pode ver na foto acima e na foto de abertura (um exemplo realmente extremo).

A distorção em almofada de alfinetes é o oposto da distorção em barril e é uma característica das lentes telefoto. Linhas retas são dobradas para dentro. O efeito geralmente é leve e você normalmente só notará se estiver fotografando algo com linhas retas, como um prédio.

Aberrações cromáticas e franjas coloridas




As aberrações cromáticas são as franjas coloridas ao longo das bordas de destaque em sua imagem. Eles são causados ​​pela incapacidade de sua lente focar todos os comprimentos de onda da luz no mesmo ponto. Você também pode ver franjas roxas causadas por vazamento de carga do sensor da sua câmera.

A colheita acima mostra aberrações cromáticas ao longo das bordas das árvores.

Vinhetas


A vinheta é onde as bordas do quadro são mais escuras que o centro. Nenhuma lente está isenta de vinhetas. É mais forte na abertura mais ampla da lente e desaparece gradualmente à medida que você para.

Há momentos em que a vinheta é um benefício e você não deseja corrigi-la. Um bom exemplo é um retrato – se as bordas do quadro forem mais escuras, isso ajuda a direcionar o olhar do espectador para o modelo.

Mas há momentos em que a vinheta é prejudicial e é útil saber como corrigi-la.

De um modo geral, existem dois tipos de vinhetas. Um é causado pelas características ópticas de sua lente. Essa é a classificação que você pode corrigir no pós-processamento.

A outra é causada pelo empilhamento de filtros ou pelo uso do pára-sol errado. Você não pode fazer nada sobre esse tipo de vinheta no pós-processamento, exceto cortar.

Corrigindo aberrações da lente


Eu uso o Lightroom para a maior parte do meu processamento Raw, então esse é o software que demonstrarei neste artigo. As mesmas funções estão disponíveis na maioria dos processadores Raw, incluindo as versões mais recentes do Adobe Camera Raw no Photoshop CS e o software gratuito que acompanha sua câmera. Verifique a documentação ou os arquivos de ajuda para ver quais são os recursos do seu software.

Sou utilizador da Canon e estou familiarizado com o Digital Photo Professional da Canon. Embora não seja tão rápido e conveniente de usar quanto o Lightroom e não suporte lentes Canon descontinuadas ou lentes de outros fabricantes, ainda faz um excelente trabalho. Você pode aprender mais sobre o DPP no meu e-book Entendendo o DPP.

Lightroom




A primeira coisa a fazer é ir ao painel Lens Corrections, clicar em Profile e marcar a caixa Enable Profile Corrections. Em seguida, vá para Make e selecione a marca da lente que você usou para tirar a foto no menu suspenso. O Lightroom deve detectar a lente automaticamente a partir daí, caso contrário, você mesmo pode selecioná-la. Se houver mais de um perfil listado, fique com o perfil da Adobe. Dependendo de quão pronunciadas são as aberrações da lente na sua foto, você deve ver a diferença imediatamente:





Existem três controles deslizantes na parte inferior do painel Lens Corrections:Distorção, Aberração Cromática e Vinheta. A configuração padrão para cada um é 100, e você pode ajustar os controles deslizantes para variar a intensidade das correções.



Por exemplo, com essa foto em particular, senti que o Lightroom compensou demais a distorção do barril, então arrastei o controle deslizante Distorção para a esquerda até sentir que estava certo. Uma grade aparece quando você faz isso para ajudá-lo a ver se as linhas na imagem são retas. Eu também tive que aumentar o controle deslizante de Aberração Cromática para 200 para eliminar as aberrações cromáticas. As comparações abaixo mostram a diferença que isso faz:





Você também pode optar por reduzir a correção de vinhetas, conforme mencionado anteriormente, por motivos criativos.

Correções manuais


Agora, o que acontece se sua lente não estiver incluída nos perfis do Lightroom? Isso pode acontecer, por exemplo, se você tiver uma lente nova como a lente panqueca EF 40mm f2.8 da Canon, uma compra recente minha. Nesse caso, você deve fazer as correções manualmente.



Clique em Manual no painel Lens Correction e você verá um conjunto diferente de controles deslizantes (acima):

Transformação


Esses controles deslizantes são para corrigir a distorção do barril e da almofada de alfinetes. Você também pode girar a imagem para endireitar o horizonte. Se você usar o controle deslizante Distorção, marque a caixa Restringir corte para informar ao Lightroom para cortar a imagem de acordo.

Vinheta de lente


Isso serve para tornar as bordas da imagem mais claras ou mais escuras. O controle deslizante Ponto médio determina qual área da imagem é alterada pelo controle deslizante Quantidade:mova-o para a direita para clarear ou escurecer as bordas da foto ou para a esquerda para incluir as áreas centrais.

Aberração cromática


Remover a aberração cromática é um pouco mais complicado. Defina Defring to All Edges e use os controles deslizantes Vermelho/Ciano e Azul/Amarelo para tentar eliminar as aberrações cromáticas. Você precisará ampliar a imagem para verificar os resultados. Você deve digitalizar a imagem inteira, porque às vezes as configurações do controle deslizante necessárias para eliminar as franjas de cor em uma parte da imagem a introduzem em outra.

Às vezes é uma questão de compromisso, e você tem que se contentar em minimizar as aberrações cromáticas em vez de se livrar delas completamente. Você também pode obter melhores resultados configurando Defring para Highlight edge, dependendo do conteúdo da sua foto.

Distância focal e perspectiva


Meu artigo anterior provocou algum debate nos comentários sobre o efeito da distância do assunto na perspectiva. Aqui estão três fotos tiradas da mesma posição com uma lente 17-40mm (em uma câmera full-frame) ajustada em diferentes distâncias focais. Você pode ver que usar a distância focal mais longa tem o efeito de aproximar a ilha na distância, e a distância focal mais ampla a afasta. Este é o efeito que a distância focal da lente tem na perspectiva.






Artigos anteriores


Estes são os artigos anteriores da série. Meu próximo artigo será sobre flare; explorando as causas, como prevenir o flare e também como usá-lo de forma criativa.

Por que sua lente do kit é melhor do que você pensa

7 maneiras de obter mais de uma lente grande angular

Compreendendo as lentes:parte I




Se você gostou deste artigo, dê uma olhada no meu eBook mais recente, Entendendo as lentes:Parte I – Um guia para lentes de grande angular e kit da Canon.