>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> smart Phones

RAM, ROM e memória interna:entender a diferença é fundamental


Quando falamos de smartphones, muitas vezes falamos de memória:quantos GB você precisa? Às vezes nos referimos à RAM, outras à ROM ou memória interna. Mas qual é a diferença? Qual é o significado desses termos no mundo dos smartphones?
  • WikiPIT:suas perguntas respondidas
  • Tentando entender seu plano de dados? Bytes e bits explicados

Ir para:

  • RAM
  • ROM
  • Memória interna
  • As diferenças são importantes

RAM


RAM significa memória de acesso aleatório. A RAM é volátil, ou seja, não armazena informações como um cartão de memória, é temporária e todas as informações contidas nela são perdidas quando você desliga a energia.

O termo RAM tornou-se mais comum nos últimos anos e é usado para se referir aos módulos físicos usados ​​como memória primária. Normalmente, apenas informações temporárias são mantidas na RAM de que seu smartphone precisa em um determinado momento, como o sistema operacional ou aplicativos abertos (mesmo em segundo plano) que são carregados na RAM quando você inicializa o dispositivo. A RAM afeta a quantidade de multitarefas que você pode fazer em um dispositivo. Quanto mais RAM, mais memória temporária seu telefone terá para manipular dados.

ROM


ROM é um tipo especial de RAM. A sigla significa Read Only Memory. Este é um tipo de memória não volátil, ou seja, os dados permanecem mesmo em caso de falha de energia. O acesso a todas as células de memória leva o mesmo tempo (ao contrário dos discos rígidos), razão pela qual os dados do sistema operacional geralmente são armazenados em memórias ROM para garantir uma inicialização rápida e evitar alterações pelos usuários. No entanto, o conteúdo da ROM pode ser alterado em casos especiais.

DVDs ou CDs são exemplos de memórias ROM que não podem ser atualizadas, enquanto um console possui uma memória ROM que pode ser atualizada.

A ROM em smartphones mais antigos costumava conter as partições do sistema do Android (sistema, fornecedores, por exemplo) para impedir que os usuários excluíssem ou editassem arquivos dentro dela. É aí que as ROMs personalizadas receberam seu nome, porque foram carregadas na memória somente leitura dos smartphones.

Ainda hoje, há uma tendência de ainda chamar as partições do sistema de um smartphone por esse nome, apesar do fato de, tecnicamente, a memória em que essas partições agora se encontram não ser do tipo ROM.

Memória interna


A memória interna de um smartphone pode ser eMMC (MultiMediaController incorporado) ou UFS (Universal Flash Storage). Ele pode ser expandido por meio de um microSD em alguns casos e contém dados do usuário, como fotos, vídeos, músicas, documentos e dados de aplicativos. É uma espuma de memória permanente e não será perdida quando você desligar o dispositivo.

Nos smartphones, o uso de ROM foi substituído por partições dedicadas na memória interna (eMMC ou UFS) configuradas para modo somente leitura via software.

Tenha cuidado para não confundir sua memória


Às vezes, por conveniência, falamos sobre a memória de um smartphone com termos como "X"GB de RAM e "YY"GB de ROM. Teoricamente, isso está errado. Você deve dizer "X" GB de RAM e "YY" GB de memória interna dos quais alguns GBs são reservados para o sistema. O termo ROM, neste caso, é impreciso porque as partições do sistema Android residem no mesmo chip eMMC ou UFS que a memória interna (que pode ser lida ou gravada livremente), mas o primeiro é definido como somente leitura via software. Para recapitular:
  • A RAM é útil para o seu smartphone carregar o sistema operacional e todos os programas e aplicativos que você usa, para melhorar a multitarefa e a velocidade de alternância de aplicativos
  • No campo dos smartphones, ROM indica a área de armazenamento reservada para algumas partições do sistema configuradas no modo somente leitura
  • A memória interna é aquela onde você pode armazenar todo o seu conteúdo pessoal, quanto mais espaço houver mais fotos, vídeos e aplicativos que você pode armazenar no seu smartphone

Espero que o artigo tenha esclarecido algumas das suas dúvidas sobre a memória do seu smartphone. Se você tiver alguma dúvida, deixe-nos saber nos comentários abaixo e faremos o nosso melhor para respondê-las!