>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> Bluetooth

Comprimento de onda e frequência Bluetooth


Se você já teve um emaranhado de fios de computador bagunçando sua mesa, pode apreciar o Bluetooth, que envia dados sem fio em curtas distâncias. Inventado em 1994, o padrão de comunicação Bluetooth usa o mesmo comprimento de onda de rádio e frequências de telefones sem fio e babás eletrônicas. O Bluetooth usa software e uma gama de frequências de rádio para codificar dados dinamicamente.

Banda de frequência


O Bluetooth usa frequências de rádio entre 2,4 e 2,483 Ghz. A Comissão Federal de Comunicações reservou esse intervalo para uso geral de baixa potência, chamado de banda industrial, científica e médica. O padrão Bluetooth divide o alcance de rádio ISM em 79 canais separados e envia dados por combinações deles.

Comprimento de onda


Você pode calcular o comprimento de onda de qualquer sinal de rádio dividindo a velocidade da luz em metros por segundo pela frequência do sinal. Para Bluetooth, divida 300.000.000 por 2.400.000.000 para obter 0,125 metros ou 12,5 cm. O comprimento de onda relativamente curto permite uma antena correspondentemente curta, economizando espaço em dispositivos Bluetooth.

Potência


Como o Bluetooth foi projetado para transmitir sinais de apenas 10 metros ou 33 pés, seu nível de potência de transmissão de rádio é muito baixo – 2,5 miliwatts, ou milésimos de watt. Destina-se a conectar dispositivos como fones de ouvido a telefones celulares e aparelhos de fax a computadores, portanto, não é necessária energia de longa distância. Dispositivos como telefones celulares precisam de um alcance de vários quilômetros, então eles transmitem com alguns watts de potência, mil vezes mais do que o Bluetooth.

Salto de frequência adaptável


Um chip de computador seleciona automaticamente os 79 canais da banda ISM para evitar escutas e interferências com outros equipamentos. Embora seu telefone sem fio use a mesma banda de frequência, o Bluetooth evita canais já em uso. Por meio de uma tecnologia chamada salto de frequência adaptável, o Bluetooth muda os canais 1.600 vezes por segundo para aproveitar ao máximo as condições de rádio locais.