>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como saber se tenho um dispositivo de rastreamento no meu carro


No ambiente rico em tecnologia de hoje, você não precisa ser paranóico para sentir que está sendo observado. As representações de ficção científica de equipamentos de vigilância de última geração tornaram fácil para muitos de nós temer que nossa privacidade esteja sendo atacada. Enquanto uma vida mediana vivida de maneira mediana é de pouca importância fora do círculo íntimo de uma pessoa, a capacidade de rastrear cada movimento de uma pessoa existe e isso tem consequências para cidadãos comuns e invasores corporativos. Rastrear o carro de uma pessoa pode gerar volumes de informações úteis, mas felizmente dispositivos de rastreamento em veículos podem ser detectados. Dispositivos mais sofisticados podem ser escondidos de maneira inteligente, mas há etapas que você pode seguir se estiver preocupado que seu veículo esteja sendo rastreado.

Etapa 1


Consultar um advogado. Se você realmente acredita que alguém está rastreando seus movimentos clandestinamente, provavelmente está infringindo a lei. Há exceções se o rastreador for o proprietário do veículo, como um cônjuge coproprietário ou um veículo do empregador, como um caminhão de entrega. Os empregadores estão autorizados por lei a rastrear carros da empresa na maioria dos estados, desde que sejam os proprietários registrados. As leis variam drasticamente de acordo com o estado, portanto, seja proativo e procure aconselhamento.

Etapa 2


Faça uma inspeção visual do veículo em questão. Traga uma testemunha quando você realizar a varredura para garantir que você não seja acusado mais tarde de plantar o dispositivo. Talvez o advogado que você consultou esteja disponível. Você pode frustrar um rastreador com este simples passo. Os dispositivos de GPS precisam ficar de olho no céu e, embora alguns sejam projetados para operar dentro de edifícios ou em outros ambientes de baixo sinal, eles não funcionarão se estiverem muito enterrados nos cantos e recantos do carro. Verifique as cavas das rodas, os recessos do pára-choques e o eixo traseiro. As unidades geralmente são mantidas no lugar por um ímã, portanto, concentre-se em áreas de metal razoavelmente abertas.

Etapa 3


Tente outra inspeção no escuro se você não conseguir encontrar o rastreador à primeira vista. Se você não estiver familiarizado com a aparência do material rodante, uma caixa preta de aparência inócua pode não se destacar. Verifique novamente em uma garagem escura e procure por qualquer fonte de luz. A maioria das unidades GPS tem um LED que indica a carga restante da bateria.

Etapa 4


Compre um scanner de radiofrequência. Se o dispositivo estiver transmitindo seu paradeiro, um scanner de RF decente com alcance de banda larga captará o sinal. Talvez seja necessário desconectar a bateria do carro para limitar o ruído. Ainda haverá algum ruído residual da energia armazenada na memória do seu carro, mas não deve acender tanto quanto um dispositivo de rastreamento.

Dica


Dispositivos passivos que coletam informações, em vez de transmitir, ainda aparecerão em seu scanner devido à fonte de alimentação se o scanner for sensível o suficiente.