>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> boom Boxes

Os alto-falantes podem ser colocados horizontalmente?


Suponha que você seja um produtor musical, audiófilo ou alguém que leve a sério o monitoramento de música. Nesse caso, você não deve apenas ser específico sobre o tipo de equipamento de áudio que você usa, mas também como você os usa – para ser específico, como você os posiciona.

Quando os alto-falantes não são colocados da maneira que deveriam, sua experiência de audição e monitoramento de áudio sofre um impacto perceptível, principalmente quando os alto-falantes são colocados horizontalmente.

Colocar os alto-falantes horizontalmente é fisicamente possível, mas é considerado um erro acústico. As entranhas dos monitores de estúdio não são projetadas para posicionamento horizontal. Seus drivers de graves e tweeters são alinhados verticalmente. Quando colocado na horizontal, a imagem estéreo é afetada, além de outras coisas.


Continue lendo para aprender um pouco mais detalhadamente os problemas que seus alto-falantes de estante encontrariam se fossem colocados horizontalmente.

Por que o posicionamento horizontal dos alto-falantes não é ideal?


Independentemente de quão caros ou sofisticados sejam seus monitores de estúdio, pré-amplificadores ou mixagens, eles não soarão bem ou você não poderá monitorar o áudio perfeitamente através deles se o posicionamento estiver incorreto. E se você não conseguir monitorar o áudio com precisão, suas mixagens não soarão bem.

Aqui estão as razões pelas quais colocar horizontalmente um conjunto de alto-falantes é uma má ideia:

A imagem estéreo sofre


A imagem estéreo é a principal razão pela qual colocar os alto-falantes do monitor horizontalmente não funciona. O driver de graves e o tweeter no alto-falante são alinhados verticalmente como padrão para que o áudio de cada um chegue até você simultaneamente. Quando o alto-falante é inclinado para o lado, os sons deixam de ser reproduzidos como deveriam.

Isso invariavelmente resulta em um perfil de som estéreo instável, estranho e desconexo. Em outras palavras, os vários elementos de frequência de uma determinada fonte de áudio soam como se fossem de uma fonte diferente. Além disso, os comprimentos variados de caminho de cada driver e o cancelamento de fase levam ao efeito de filtragem em pente.

Em termos leigos, o som torna-se impreciso e colorido.

Sem mencionar que a confiabilidade e a precisão dos alto-falantes como ferramenta de monitoramento também diminuem. Além disso, a coloração varia drasticamente à medida que você se move para a direita e para a esquerda da posição central de audição.

A dispersão vertical é afetada


A maioria dos alto-falantes de estante também tem uma dispersão vertical bastante estreita para minimizar os problemas de reflexão de uma superfície de trabalho e teto ou console. Essa dispersão é invariavelmente gerenciada por um guia de ondas que é construído em torno do tweeter do alto-falante, no defletor.

Quando você vira o alto-falante de lado, você inverte os traços de dispersão do alto-falante, resultando em uma imagem estéreo e um "ponto ideal" muito estreito.

Posicionamento do driver de baixo


Outro aspecto a ser observado é o driver de baixo, que geralmente é montado longe da parte inferior do gabinete. Se o alto-falante for colocado de lado, o driver de graves invariavelmente acabará muito mais próximo da área de montagem. Com base em como o alto-falante obtém seu suporte, esse posicionamento pode resultar em modificações de resposta de frequência através da área de graves.

O sistema de resfriamento é afetado


O resfriamento é outro problema provável de ocorrer quando os alto-falantes da estante são colocados horizontalmente. A maioria dos monitores alimentados vem com dissipadores de calor com aletas posicionados na parte traseira, que funcionam como uma chaminé. Eles empurram o ar frio para cima através das aletas verticais.

Quando você vira os alto-falantes de lado, o fluxo frio de ar é interrompido e turbulento. Isso reduz significativamente a eficiência de resfriamento do alto-falante, causando problemas térmicos como resultado. E quando esses alto-falantes superaquecem, eles desligam automaticamente para evitar falhas prematuras de componentes ou outros danos.

Erros comuns de colocação de palestrantes


Um alto-falante de estante normalmente vem com um conjunto de atributos, chamados de “diretividade”. Ele é plotado levando em consideração os gráficos de resposta de frequência fora e em um eixo acústico.

A plotagem é geralmente de 90 graus em ambos os lados, apresentada em um gráfico. O mapa de calor apresenta essencialmente o áudio no formato visual.

Se você quiser saber mais sobre visualização de áudio, confira este vídeo:
17.11:Visualização de Som:Análise de Frequência com FFT - Tutorial de Som p5.jsAssista a este vídeo no YouTube.
O mau posicionamento dos alto-falantes não significa apenas posicionamento horizontal, mas também alto-falantes muito altos ou baixos em relação aos ouvidos. Os monitores de estúdio produzem som direcionalmente. E no caso dos tweeters, as frequências altas viajam ainda mais direcionalmente do que as frequências mais baixas.

A próxima grande gafe de posicionamento dos alto-falantes é posicionar os alto-falantes um pouco baixo demais ou ao redor do nível do peito. Monitores de estúdio colocados muito baixos dificultariam a audição das altas frequências, resultando em mixagens de áudio imprecisas.

Se você quiser testar como a altura dos alto-falantes afeta a precisão do áudio, faça este pequeno experimento de audição:
  1. Conecte seus alto-falantes e toque sua música favorita ou uma faixa com a qual você esteja familiarizado.
  2. Enquanto a música estiver tocando, mova lentamente os alto-falantes, de não virados para você para projetar som diretamente em você. As frequências altas agora devem soar mais altas e muito mais pronunciadas.
  3. Agora que você entendeu que o som gerado pelos cones e os tweeters viajam direcionalmente, tente elevar seus alto-falantes para garantir que os tweeters estejam alinhados com seus ouvidos. Você pode usar suportes de monitor para fazer isso. As almofadas de isolamento também funcionariam.

Se você quiser comprar alguns pads para sua configuração de áudio, considere o Studio Monitor Isolation Pads da Sound Addicted (link da Amazon). Usar pads ou alguma forma de separação da mesa ou plataforma também ajudaria a melhorar o som dos alto-falantes.

O problema de colocar seus monitores diretamente em seu console ou mesa é como o alto-falante se integra à plataforma e ressoa com ela.

Isso geralmente resulta em lama e um som menos pronunciado. Grandes estúdios geralmente têm seus monitores suspensos no ar, garantindo pouca ou nenhuma vibração do gabinete do alto-falante. Sem mencionar que isso ajuda os alto-falantes a reproduzir o som com muito mais precisão.

Existem alto-falantes que podem ser colocados de lado?


Suponha que um monitor de estúdio seja projetado para ser colocado horizontalmente. Nesse caso, é recomendável colocá-los de lado, pois não fazer isso pode causar os mesmos problemas que o posicionamento horizontal dos alto-falantes verticais causa.

A maioria dos alto-falantes de estante são projetados para serem colocados verticalmente. Você raramente encontrará monitores de estúdio alongados. Mas se você conseguir ver um, não será tão difícil identificá-los, pois eles parecerão a parte. Os alto-falantes horizontais geralmente têm os tweeters construídos fora do centro marginalmente de seus woofers, para negar problemas de fase de som.

Inclinar alto-falantes verticais para os lados


Os alto-falantes verticais não devem ser colocados de lado. Não há como discutir isso. Mas há cenários em que você pode ou pode ter que inclinar um pouco os alto-falantes, embora não os 90 graus completos.

Alguns alto-falantes de monitor vertical podem vir com eixos acústicos mais altos que o normal. Eles podem, portanto, ter que ser inclinados para que os tweeters pudessem ser abaixados. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:
  • Incline levemente os monitores para garantir que os tweeters estejam apontando para baixo. Há um limite para o quanto você pode inclinar os alto-falantes para que eles não tombem. Certos fabricantes, como a Genelec, permitem a inclinação do monitor de até 15 graus, para que os reflexos do piso sejam mínimos. Esse ângulo de inclinação pode ser usado como orientação para outros alto-falantes.
  • Vire o alto-falante de cabeça para baixo. Virar os alto-falantes da estante de cabeça para baixo pode parecer bizarro, mas a verdade é que não surgem problemas sonoros reais quando você faz isso. Mais importante ainda, o arranjo invertido ajuda a reduzir o eixo acústico.

Conclusão


Quando os alto-falantes de estante – que devem ser posicionados verticalmente – são colocados de lado, sua estabilidade, resposta de freqüência, resfriamento, coloração etc. são afetadas. Simplificando, o palco sonoro original dos alto-falantes se perde. Portanto, se você não precisar ou se for evitável, evite posicionar verticalmente seus alto-falantes.

Se você quiser fazer com que os alto-falantes de estante posicionados horizontalmente soem bem, ouça-os no chão. Mas mesmo assim, os componentes internos do alto-falante seriam danificados.