>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Aspiradores de Robôs

O desenvolvimento do robô aspirador


Imagine acordar com sua música favorita enquanto as luzes do banheiro se acendem e o chuveiro começa a correr. Depois de uma esfoliação revitalizante, você sai e se dirige ao armário onde a roupa perfeita está preparada para você, levando em consideração seus planos para o dia e o clima. Você desce para ser recebido pelo cheiro doce do café acabado de fazer, e sua cozinha entra em ação para preparar um café da manhã saudável e delicioso.

Talvez essa tecnologia ainda não esteja lá, mas é apenas uma questão de tempo. Estamos constantemente inventando e criando gadgets, máquinas e programação para tornar nossas vidas mais fáceis, mais eficientes e menos cansativas. Esse impulso para automatizar tarefas rotineiras não é surpreendente. Afinal, quanto mais terceirizarmos nossas invenções, mais tempo teremos para nos dedicar à busca das coisas que importam para nós.

No que diz respeito às tarefas rotineiras, as mais mundanas e temidas devem estar relacionadas à limpeza de nossas casas. Todos nós queremos viver em um lugar que seja adequado para aparecer na capa de uma revista, mas ninguém quer perder tempo fazendo com que pareça assim. Felizmente, a tecnologia está finalmente começando a resolver essa situação com a invenção de máquinas para fazer o trabalho por nós.

Entre no vácuo do robô. Este gadget mantém a promessa de pisos eternamente impecáveis ​​com praticamente nenhum esforço. Embora historicamente os aspiradores de pó possam ter ficado aquém da meta, não há dúvida de que o futuro é brilhante para essas máquinas e para aqueles que as usam.

História do Robot Vacuum


O robô aspirador foi lançado em 1996. O primeiro desse tipo foi feito pela fabricante sueca de eletrodomésticos Electrolux. Chamava-se Trilobite e funcionou surpreendentemente bem, considerando que foi o primeiro robô aspirador de pó já feito. Dito isto, tinha seus problemas.

O Trilobite tinha uma tendência a colidir com objetos. Talvez ainda mais significativo tenha sido o fato de que parou aquém das paredes e dos móveis, deixando uma borda que não ficou limpa. O Trilobite não está mais em produção.

Em 2001, a Grã-Bretanha fez sua própria tentativa de um robô aspirador. Foi criado pela empresa Dyson e era conhecido como DC06. A Dyson não conseguiu tornar seu vácuo econômico. A máquina era muito cara e, portanto, nunca entrou em produção em massa.

Em 2002, o Roomba entrou no mercado norte-americano, tornando os aspiradores de pó convencionais. O Roomba foi projetado pela empresa de tecnologia americana iRobot. Esta máquina veio com várias melhorias em relação ao robô aspirador original e tinha alguns recursos úteis.



Embora o Roomba não seja perfeito, ele pode evitar obstáculos e escadas. Tem a capacidade de detectar áreas sujas e tem uma função de limpeza de manchas. Ele também permite que os usuários programem o aspirador para ligar automaticamente e retornar à sua estação de carregamento quando o trabalho de limpeza estiver concluído.

Por muito tempo, os aspiradores de pó não foram amplamente utilizados por muitas famílias por causa do preço caro. Com o avanço da tecnologia e a melhor operação da cadeia de suprimentos, o fabricante de design Roborock lançou seu principal aspirador de pó, o Roborock S5, em 2017. O preço acessível torna o S5 certamente um dos aspiradores de robô mais populares no mercado rapidamente.

O Roborock S5


O Roborock S5 usa sensor de distância a laser de alta precisão para criar um mapa em tempo real da área a ser limpa. Em seguida, planeja uma rota, começando pelas bordas. Em seguida, o Roborock S5 segue um padrão em forma de Z para cobrir a sala de maneira eficiente.



Os 13 sensores integrados dá ao Roborock S5 uma vantagem real sobre os aspiradores de robô anteriores. Ao contrário do Roomba, o sensor a laser não é inibido por ambientes escuros, e o Roborock S5 pode navegar suavemente sem travar e se adaptar efetivamente às mudanças no ambiente de limpeza.

Enquanto outros aspiradores de pó tendem a ficar emaranhados em fiapos e cabelos, o Roborock S5 foi projetado para ser sem emaranhados , com limpeza menos frequente de suas rodas e escovas, reduzindo bastante a manutenção. A escova principal, a escova lateral e as rodas omnidirecionais são projetadas especificamente para não ficarem emaranhadas em detritos.



Este é um poderoso pouco vácuo. Com 2000pa de sucção, proporciona uma limpeza completa de praticamente qualquer tipo de piso. Falando nisso, o Roborock S5 vem com identificação inteligente de carpete, permitindo que ele se adapte perfeitamente a várias superfícies de piso. Ao detectar o carpete, o aspirador aciona o modo de pressurização automática do carpete para garantir uma limpeza profunda.

Com todo esse poder, o Roborock incluiu considerações extras de segurança. Com sua baixa tensão (20V), o S5 protege os usuários contra correntes e tensões excessivas e curtos-circuitos. Além disso, o Roborock S5 foi projetado para ser seguro quando está ativado ou durante o carregamento.

Este vácuo é silencioso , também. Ele usa um duto de ar aerodinamicamente aerodinâmico projetado para aumentar a utilização do vento enquanto reduz o ruído. Chega de máquinas barulhentas assustando seus animais de estimação e incomodando os vizinhos. Isso é algo que todos podem apreciar.



O Roborock S5 inclui um filtro HEPA com classificação E11 capaz de reter 95% do desempenho do filtro após um ano inteiro de uso. O filtro também é lavável para estender sua usabilidade e desempenho. Há uma lixeira totalmente selada para prender as partículas em vez de liberá-las no ar.

Quando o filtro se esgotar e precisar ser substituído, um novo rapidamente trará seu Roborock S5 de volta às especificações. Mas e se uma das outras partes se desgastar? Não é um problema! O design modular desta máquina permite a fácil substituição de peças individuais.

Uma das adições interessantes a este aspirador de pó é o controle de aplicativos , que permite o monitoramento em tempo real, bem como o ajuste remoto dos modos de limpeza e configurações personalizáveis. Além disso, o aplicativo suporta atualizações de software para expansão futura da funcionalidade, bem como interações divertidas.

Talvez o mais impressionante seja o fato de que o Roborock S5 não é apenas um aspirador. Esta máquina inclui uma limpeza função. Não só aspira o chão, como também os lava. O Roborock S5 limpará as áreas que foram aspiradas sem deixar rastros de água, graças aos seus controles uniformes de infiltração de água.

O futuro dos aspiradores robóticos


Com a chegada do Roborock S5, o futuro parece brilhante para aspiradores de pó robô. Esta máquina não é apenas repleta de recursos interessantes que os usuários apreciarão, mas também aborda os problemas enfrentados nas versões anteriores dos aspiradores de pó. Além disso, o software baseado em aplicativo permite futuras atualizações e expansões sem a necessidade de uma máquina totalmente nova.

Com tanta coisa acontecendo para o Roborock S5 já, é emocionante pensar no que os cérebros por trás desta máquina criarão a seguir. Que melhorias devemos esperar? É difícil imaginar, quando o Roborock S5 já parece ter resolvido todos os problemas que os aspiradores de robôs anteriores tinham.

Quando se trata da automação das tarefas mundanas que todos esperamos evitar, parece que o futuro está aqui. Embora nossos armários ainda não estejam escolhendo nossas roupas, podemos desfrutar de uma casa mais limpa e saudável agora mesmo sem ter que fazer a limpeza nós mesmos. Invista em um Roborock S5 hoje mesmo! Sua família e seus pisos agradecem.