>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Aspiradores de Robôs

Como funcionam os aspiradores de pó?


A tecnologia é humilhante. Temos televisores inteligentes mudando de canal com um simples comando de voz, telefones corrigindo automaticamente nossa ortografia e carros que podem estacionar em paralelo para nós. É como assistir a um mágico realizando um truque. Como isso aconteceu? O mesmo pode ser dito quando se trata de um aspirador de pó robô. Não tem olhos, mas sempre encontra a sujeira. Ele não tem cérebro, mas de alguma forma sabe quando evitar a escada. Quando vemos um aspirador de pó robô bater em uma cadeira, é engraçado porque é relacionável. Todos nós temos o potencial de cometer erros. É fascinante descobrir como um vácuo aprende com esses erros. Como ele sabe para onde ir? Por que parece que tem um cérebro? Existe mais de uma maneira de ensinar um robô a limpar uma sala?

Como se vê, existem várias maneiras de projetar o senso de direção de um robô aspirador de pó. É útil entender como todos os modelos funcionam para selecionar o melhor para uma casa. Não se preocupe; você não precisa de um diploma de quatro anos para entender todos os termos e frases. Definitivamente não é ciência de foguetes; é ciência robótica! Vamos explorar todos os diferentes tipos de tecnologia robótica para que você possa obter o melhor vácuo disponível.

Razão e Sensibilidade


Vamos falar sobre como um robô sente para onde precisa ir. Existem algumas maneiras pelas quais os engenheiros criam um sistema de navegação. O primeiro que discutiremos é um design que usa sensores de colisão e proximidade. Essa tecnologia usa as rodas de um robô, escovas e seu para-choque dianteiro para ajudá-lo a se mover em uma sala. Pense nisso como uma toupeira cega muito educada. Este robô aspirador foi projetado para limpar em linha reta até que um objeto esteja em seu caminho. Com base no tamanho do objeto, o robô reagirá indo na direção oposta ou contornando o objeto. Um sensor de penhasco evita que ele caia das escadas. Há pontos positivos e negativos neste design. A boa notícia é que é muito acessível. A notícia não tão boa é que não é eficaz para limpar toda a sua casa. Por causa de seu pathfinding reativo, esses aspiradores se concentrarão mais nas áreas de colisão, em vez de limpar uniformemente toda a sala. Tudo bem se você tiver muita poeira ao redor das pernas da cadeira, mas isso também significa que as áreas abertas geralmente serão negligenciadas. Este vácuo só pode passar por um espaço aberto uma ou duas vezes, o que não é suficiente.


Um Olho Interior


Um aspirador de robô mais avançado terá um sensor óptico de navegação. Ele combina a mesma tecnologia com um sensor de colisão e adiciona uma lente aumentada à mistura. A lente auxilia o robô visualmente, permitindo que ele veja onde esteve e para onde ainda precisa ir. Além disso, este robô tem um melhor julgamento dos lugares a serem evitados. Um robô que usa um olho óptico não precisa ser resgatado com tanta frequência quanto um robô que usa apenas sensores de colisão.

Esse design de robô tem uma desvantagem; depende da luz para ver. Se uma sala estiver muito escura, um robô que depende de um olho óptico se torna um robô de colisão superfaturado. Uma casa pode estar bastante ocupada durante o dia, e a maioria das pessoas prefere não ter um robô limpo até que tudo se acalme. Se você precisa de um aspirador de pó robô para limpar à noite, essa não é uma situação satisfatória.

Foco nítido a laser


A tecnologia ideal para um robô aspirador envolve dois componentes:sensores a laser incríveis e uma capacidade de mapeamento de algoritmo detalhado. Se essas palavras parecerem confusas, podemos detalhar para você. A navegação de alta qualidade começa com a forma como o aspirador absorve as informações da casa. Anteriormente, falamos sobre como um aspirador mais barato usará uma colisão ou uma lente aumentada, mas um aspirador superior usará a tecnologia a laser para varrer toda a sala. O próximo passo para a navegação premium é como essas informações são processadas. Um aspirador de alta qualidade pegará as informações e desenvolverá seu próprio plano de limpeza de piso ideal. Ele já estará ciente dos obstáculos e terá uma rota detalhada preparada para aquela sala específica. Com sensores a laser e a execução mais eficiente, este aspirador limpa mais em menos tempo.



O melhor aspirador oferecerá algo extra:a capacidade de impor limites sem ter que levantar um dedo. Bem, talvez um ou dois dedos no seu telefone. Com a mais recente tecnologia da Roborock, você pode criar paredes virtuais em um aplicativo que dirá ao vácuo onde ele não pode ir. Você pode bloquear quantas seções quiser, e o robô evitará essas áreas até que você remova as barreiras virtuais. Você também pode usar o aplicativo quando quiser se concentrar em um cômodo, como a cozinha após o café da manhã.

O Roborock pode oferecer uma experiência prática com paredes virtuais e tecnologia de voz. Alguns modelos são compatíveis com Amazon Alexa ou Google Assistant. Você pode usar comandos de voz para limpar a casa quando mais precisar. Com as tecnologias mais recentes, você não precisa trabalhar tanto quanto seu aspirador pesado. Liberte seus dias e noites com Roborock. Explore nosso site em Roborock.com para encontrar a mais recente tecnologia de navegação hoje.