>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Comparação de strings em Python


Para comparar dois ou mais valores de string em Python, você usa operadores de comparação. O Python não possui funções internas para comparação de strings. Ao comparar valores, o Python sempre retorna "true" ou "false" para indicar o resultado. O formato que você usa é "valor1 operador valor2." Ao fazer comparações, você pode usar strings entre aspas ou usar variáveis ​​com valores de string.

Operadores de comparação


Python tem vários operadores de comparação que você pode usar para comparar dois ou mais valores de string. Você pode usar operadores de comparação em loops ou instruções condicionais. Use "==" para verificar se duas strings são iguais ou "!=" para ver se não são. Você também pode usar ">" para verificar se a primeira string é maior que a segunda ou "<" para verificar o oposto. Use ">=" para ver se é maior ou igual a, ou "<=" para verificar se é menor ou igual ao segundo.

Comparações encadeadas


Python permite encadear mais de uma comparação na mesma linha. Por exemplo, comparar 'a'> 'b'> 'c' é o mesmo que comparar 'a'> 'b' e depois 'b'> 'c' logo depois. Python retorna "true" se todas as comparações na cadeia retornarem true e "false" se nenhuma delas retornar true. Quando uma comparação é avaliada como falsa, o Python não compara o restante da cadeia.

Comportamento


Python compara todas as strings strings lexicograficamente, o que significa que "maçã" é sempre menor que "banana", que é menor que "cereja" e assim por diante. No entanto, as comparações de cadeia de caracteres diferenciam maiúsculas de minúsculas. Todas as letras maiúsculas são menores que as minúsculas. Por exemplo, o Python determina que "Zebra" é menor que "maçã". Para evitar essa confusão ao comparar strings lexicograficamente, converta temporariamente todas as strings em maiúsculas ou minúsculas e compare-as.

Tipos de dados


Quando os objetos têm um tipo diferente, o Python tenta convertê-los ao mesmo tempo para fins de comparação. Por exemplo, comparar um float com o valor 10.0 com um inteiro com o valor 10 retorna "true" porque eles são iguais. No entanto, um inteiro com o valor 10 não é o mesmo que uma string com o valor "10" entre aspas e retorna "false". Se o Python não puder converter valores em um tipo comum, ele sempre retornará "false".