>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como interpretar leituras de temperatura do SpeedFan


Quando se trata de hardware de computador, o cooler é sempre melhor. É altamente improvável que você tenha que se preocupar com temperaturas mínimas seguras, a menos que esteja trabalhando em um ambiente extremo, como o espaço sideral, o fundo do oceano ou a Antártida. As temperaturas máximas variam de acordo com o componente. Verifique as especificações técnicas do seu hardware para obter as temperaturas mínimas e máximas seguras reais. Como exemplo, as placas gráficas nVidia são classificadas para uma temperatura operacional máxima de cerca de 105 graus Celsius ou 221 graus Fahrenheit.

Etapa 1


Inicie o SpeedFan.

Etapa 2


Revise as temperaturas listadas. A guia Readings fornecerá uma lista de temperaturas internas coletadas dos sensores de temperatura internos em seu sistema. O SpeedFan também pode monitorar e ajustar a velocidade das ventoinhas conectadas diretamente à placa-mãe. Altere quais temperaturas são visíveis na guia Leituras pressionando o botão "Configurar". Você pode selecionar ou desmarcar as temperaturas que deseja monitorar.

Etapa 3


Observe os ícones ao lado das leituras de temperatura. Marcas de verificação verdes significam que o componente está funcionando em uma temperatura segura. Uma seta azul para baixo significa que o componente está funcionando mais frio que o normal ou está diminuindo de temperatura. Uma seta vermelha para cima significa que a temperatura desse componente está aumentando. Um ícone de chama significa que o componente está funcionando acima das temperaturas normais.

Etapa 4


Compare as leituras de temperatura com as temperaturas mínimas e máximas seguras para o seu hardware. Se o hardware estiver rodando dentro de parâmetros seguros, você pode ignorar os ícones SpeedFan. Dito isto, operar em temperaturas próximas a máximas seguras por qualquer período de tempo pode reduzir a vida útil de seus componentes.

Etapa 5


Compare as temperaturas ao longo de um período de tempo com a guia Gráficos. Selecione o componente que deseja mapear na lista no painel abaixo da área preta do gráfico. Isso lhe dará uma boa ideia da faixa de temperaturas que seu hardware experimenta ao longo do tempo, o que é uma medida melhor do que as leituras estáticas de um único momento.

Dica


A temperatura externa influenciará as temperaturas internas do seu computador. É por isso que as salas dos servidores são mantidas tão frias. Limpe seus ventiladores regularmente. O acúmulo de poeira reduzirá o fluxo de ar e aumentará as temperaturas. Compre novos ventiladores que funcionem mais rápido ou com mais eficiência para melhorar o resfriamento. Você pode alterar as leituras de temperatura do SpeedFan de Celsius para Fahrenheit. Vá para a guia “Opções” no menu “Configurar” e selecione “Celsius” ou “Fahrenheit”.

Aviso


Não use SpeedFan para alterar a velocidade de seus ventiladores, a menos que você saiba o que está fazendo. Diminuir a velocidade do ventilador pode aumentar as temperaturas internas, possivelmente para níveis inseguros. Definir os ventiladores, via SpeedFan, para RPMs estáticos pode impedir que seu hardware compense o aumento da carga - e, portanto, o aumento da temperatura - o que pode levar ao superaquecimento.