>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como consertar uma caneta laser


Desde que os semicondutores se tornaram baratos de produzir, as canetas a laser estão no bolso de inúmeros empresários, apresentadores e outros profissionais. Às vezes, as coisas dão errado e uma caneta laser para de funcionar corretamente. Existem algumas técnicas de solução de problemas e maneiras de consertar você mesmo a caneta a laser, descritas abaixo, o que economizará o custo de ir a um profissional para fazer a manutenção da caneta (ou comprar uma caneta totalmente nova).

Etapa 1


Troque as baterias velhas por novas. Se isso não funcionar, verifique se eles estão voltados para o caminho certo. As canetas a laser geralmente usam baterias de célula-botão, que têm uma grande superfície que cobre as laterais e uma pequena superfície que fica apenas na face. Qualquer que seja a parte do compartimento da bateria da caneta laser que tenha uma mola, é a direção em que a superfície menor deve ficar.

Etapa 2


Desmonte a caneta laser desaparafusando os parafusos. Se as baterias não forem o problema, então há algo errado com o próprio circuito.

Etapa 3


Remova a placa de circuito interno. Depois que todas as peças removíveis pelo usuário forem removidas, use os dois alicates para puxar a placa de circuito. Tenha cuidado para não danificar a placa de circuito com o alicate. Enquanto ambos estão presos, balance a placa de circuito lenta e cuidadosamente para frente e para trás para soltá-la. A única coisa que resistirá à remoção é o botão localizado na caneta para ativar o laser. Uma vez que isso é liberado, é um trabalho curto remover a placa de circuito.

Etapa 4


Teste os componentes. Certifique-se de que não haja curtos ou cortes no circuito. Se houver um curto, é provável que o semicondutor do laser seja destruído. Se houver um corte, deve ser fácil reconectar o circuito para restabelecer o caminho elétrico. Se nenhum dos dois for o caso, então identifique o potenciômetro pequeno. Este é um componente com um parafuso nele. Use o multímetro para medir a resistência do pote. Meça também a direção na qual a resistência é aumentada.

Etapa 5


Arrume o pote. Gire o potenciômetro para sua resistência mais alta e conecte as baterias. Enquanto pressiona o interruptor do laser, lenta e cautelosamente gire o potenciômetro para resistências mais baixas. Assim que vir qualquer sinal de luz laser, pare de girar. Em seguida, prossiga a cerca de 1/10 da velocidade, para tentar girá-lo para o ponto de brilho máximo. Se a caneta a laser ainda não estiver funcionando, é provável que ela esteja quebrada além do reparo e você precisará substituí-la.

Aviso


Tenha cuidado para evitar eletricidade estática ao manusear a placa de circuito. A menor sacudida poderia destruir o semicondutor.