>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como detectar keyloggers em um Mac


Keyloggers vêm em muitas formas diferentes. Os keyloggers baseados em software não requerem acesso físico à sua máquina e podem ser instalados quando você baixa malware ou um invasor acessa seu sistema remotamente. Os keyloggers baseados em hardware exigem que o invasor tenha acesso físico ao seu sistema. Existem várias opções para identificar, localizar e remover keyloggers do seu sistema.

Monitor de atividade


O Activity Monitor mostra eventos em tempo real que acontecem no seu Mac. Clique no ícone do Finder no Dock, selecione o menu “Ir” e escolha “Utilitários”. Clique duas vezes em "Monitor de Atividade" para iniciar o aplicativo. Clique no rótulo da coluna "Processo" para classificar sua atividade por processos. Procure quaisquer processos incomuns e verifique-os usando o Terminal. Clique no menu “Ir”, selecione “Utilitários” e abra “Terminal”. Digite "man" seguido por um espaço e o nome do processo. Por exemplo, "man networkd" fornece informações sobre o daemon de rede. Se você encontrar um processo que pareça suspeito, procure o processo em um site como WestWood Computing ou Trivia Ware para verificar uma lista de daemons e serviços válidos (links em Recursos).

Inspeção de hardware


Alguns keyloggers usam ferramentas baseadas em hardware que se conectam ao seu teclado físico. Isso pode ocorrer quando você trabalha em um escritório público ou em uma área onde outras pessoas tenham acesso ao seu computador. Se você suspeitar de um keylogger, mas não encontrar nada no Activity Monitor para indicar monitoramento, verifique a conexão entre o teclado e o computador. Se você vir algum acessório extra ou hardware que não pertença, remova o dispositivo. Tipos mais invasivos de keyloggers baseados em hardware são implementados por meio do firmware e exigem serviços de remoção profissionais.

Teclados baseados em software


Uma maneira de evitar a detecção de pressionamentos de tecla envolve não usar o teclado. O Mac OS X oferece suporte para instalar um teclado baseado em software. Como um keylogger detecta apenas pressionamentos de tecla, você pode continuar usando seu computador enquanto insere dados importantes usando o teclado do software. Inicie as Preferências do Sistema, selecione a opção "Teclado" e marque a caixa "Mostrar menu de entrada na barra de menus". Clique no ícone de entrada na barra de menu e selecione "Mostrar visualizador de teclado" no menu suspenso. Use este teclado para inserir senhas e informações vitais até que você possa verificar se há keyloggers em seu computador.

Software de segurança


Os conjuntos de software de segurança geralmente podem executar verificações avançadas que podem detectar keyloggers. Uma maneira de fazer isso envolve verificar se há alterações nos arquivos e bloquear conexões suspeitas. Fazer isso por conta própria exigiria percorrer páginas de código e procurar arquivos com um único dígito que tenha sido alterado. Kaspersky, WebRoot e Intego fornecem aplicativos que podem localizar e remover a maioria dos keyloggers (link em Recursos). Instale um aplicativo de segurança de sua escolha e execute uma varredura completa, incluindo varreduras de arquivo, se suspeitar de um keylogger instalado em seu sistema.

Bloqueando keyloggers


Se você acha que pode ter um keylogger, mas não tem tempo para removê-lo imediatamente, você pode impedir o keylogger digitando sua senha em dois segmentos. Digite a primeira parte de sua senha, insira algum texto de lixo em um documento de texto e, em seguida, preencha a senha para evitar que a maioria dos keyloggers gravem sua senha.

Reinstalação


Quando você acha que tem um keylogger e todas as outras opções falharam em removê-lo, você pode apagar e reinstalar seu sistema operacional para remover quaisquer keyloggers baseados em software. Lembre-se de que os keyloggers instalados no firmware ou por meio de hardware não serão removidos por uma reinstalação. Crie um backup de todos os seus arquivos, reinicie o computador enquanto mantém pressionada a tecla "Option" e use o Utilitário de Disco para apagar o disco rígido. Saia do Utilitário de Disco e selecione a opção “Reinstalar o Mac OS X”.