>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Os melhores métodos para descarte de ar condicionado


Os aparelhos de ar condicionado são um dos eletrodomésticos mais usados ​​nos EUA, com uma estimativa de 5,4 milhões de unidades vendidas em 2019. Mas, como todos os aparelhos, os aparelhos de ar condicionado também têm uma vida útil limitada e, no final do ciclo, são simplesmente muito ineficiente e prejudicial ao meio ambiente para ser mantido em operação.

Isso vale especialmente para os modelos anteriores a 2000, que não estavam à altura dos mesmos padrões rigorosos de fabricação e produção que vemos hoje. Isso levou a uma vida operacional muito mais curta em comparação com os condicionadores de ar dos dias atuais, necessitando de descartes precoces. Cerca de nove milhões de refrigeradores/freezers, seis milhões de aparelhos de ar condicionado de janela e quase um milhão de desumidificadores são descartados a cada ano! Você pode aplicar algumas medidas cautelosas para aumentar a vida útil do seu ar condicionado, mas em um ponto ou outro, o descarte do ar condicionado será inevitável.

Há uma ressalva para o descarte do ar-condicionado. Não é tão simples como deixá-lo para o seu coletor de lixo para pegá-lo e colocá-lo em um aterro sanitário. Se você estiver familiarizado com o funcionamento de um ar condicionado, o refrigerante desempenha um papel importante no processo e é a principal razão pela qual o descarte do ar condicionado precisa ser realizado dentro de um conjunto rigoroso de regras e regulamentos governamentais.

Em poucas palavras, é ilegal jogar o ar condicionado junto com o lixo comum, e é por isso que vale a pena entender como descartar o ar condicionado corretamente.

Então, querendo saber como descartar um ar condicionado? Vamos aos detalhes!

Por que precisamos ter cuidado com o descarte do ar condicionado?


Você pode estar se perguntando, por que jogar fora um ar-condicionado antigo é ilegal? O que há no refrigerante que o torna especialmente prejudicial?

A resposta para isso é bem simples. Você deve ter ouvido os termos hidroclorofluorcarbono (HCFC) ou hidrofluorcarbono (HFC) ou clorofluorcarbono (CFC). Essas substâncias são o que constituem os refrigerantes do ar condicionado e são conhecidas como gases de efeito estufa. Com exceção do HFC, todos esses gases contribuem para a destruição da camada de ozônio e, portanto, são especialmente prejudiciais ao meio ambiente. Despejar seus aparelhos de ar condicionado em um aterro sanitário resultaria em vazamento desses refrigerantes e levaria a uma taxa de destruição mais rápida da camada de ozônio e aumentaria o aquecimento global.

Mas qual é exatamente o efeito desses gases de efeito estufa no meio ambiente? De acordo com um especialista, liberar o refrigerante de um ar condicionado é equivalente a dirigir seu carro por 3.000 milhas – isso é uma viagem pelos EUA!

Embora o esforço significativo tenha sido feito para reduzir os efeitos nocivos dos refrigerantes, ainda há um caminho a percorrer. Condicionadores de ar mais recentes usam um refrigerante chamado R-410A. Embora essa classe de refrigerante não prejudique a camada de ozônio, ainda contribui para o efeito estufa. Modelos mais antigos usavam uma forma muito mais potente de refrigerante, R-22. O R-22 é composto de produtos químicos que são desastrosos para a camada de ozônio e está sendo gradualmente substituído pelo R-410A.

Como descartar corretamente um ar condicionado?


Os procedimentos de descarte para condicionadores de ar são basicamente os mesmos, seja um descarte de ar condicionado de janela ou um mini-split. Eles também dependem da sua localização. Mas onde quer que você decida descartar seu ar condicionado, ele será feito por profissionais qualificados. Não tente realizar o mesmo trabalho em casa, pois isso pode causar ferimentos graves e danos ambientais.

Vamos dar uma olhada em algumas das maneiras em que você pode descartar seu ar condicionado:

Envie para um ferro-velho


Pátios de sucata qualificados realizam o processo de descarte do ar condicionado de acordo com os regulamentos da EPA. Você pode visitar o site do governo local para ter uma ideia sobre as instalações disponíveis ou navegar pelos parceiros de Descarte Responsável de Aparelhos (RAD) da EPA. Esses locais estão listados na EPA e são capazes de realizar a tarefa de descarte.

Pesquisar um programa de descontos


Atualmente, a maioria das concessionárias locais e governos estaduais estão oferecendo descontos para usuários que entregam seus aparelhos de ar condicionado antigos e de baixa eficiência e os substituem por outros mais novos e mais eficientes. Dessa forma, você não apenas economiza em custos extras para uma nova unidade, mas também elimina seu ar condicionado antigo com segurança. Este programa incentiva o descarte adequado de aparelhos de ar condicionado. Para saber mais sobre os programas específicos da sua localização, contacte o seu fornecedor de electricidade.

Consulte sua agência de descarte local


Muitas vezes, o departamento de saneamento local também estaria informado sobre como descartar aparelhos de ar condicionado antigos. Eles poderiam ter uma área separada para descarte de condicionadores de ar dedicada especificamente para esse trabalho e ter técnicos e funcionários qualificados para isso. Ou eles podem estar em parceria com uma agência terceirizada que faz o trabalho para eles. É sempre uma boa ideia verificar primeiro com sua agência de saneamento.

Opte por uma troca de varejista


Às vezes, varejistas e distribuidores podem fazer o trabalho para você. Se você sair para comprar um novo ar condicionado, o varejista pode lhe dar a opção de dar a eles o seu antigo ar condicionado e ajustar o custo na forma de um desconto, como um utilitário. O revendedor é então responsável pela eliminação adequada do aparelho.

Seja ecologicamente correto e recicle


Talvez a solução mais nobre. Doe o seu ar condicionado antigo para uma instituição de caridade local ou para um abrigo. Em vez de comprar um novo e incorrer em custos adicionais, eles ficariam muito felizes em obter um ar condicionado funcionando por uma fração do custo. Junto com a satisfação mental de doar para uma causa nobre, você também pode estar recebendo deduções de impostos.

Renove seu ar condicionado antigo


Se você não quiser se desfazer do seu ar condicionado, há outra opção de deixá-lo como novo. Você pode consultar um empreiteiro qualificado e fazer com que eles recondicionem seu ar condicionado. Normalmente, os condicionadores de ar antigos podem resultar em alguns problemas comuns, e você ficará tentado a substituir. Isso pode ser pesado no seu orçamento e custar até mil dólares.

Recondicionar seu ar-condicionado antigo geralmente inclui reabastecer o refrigerante, consertar qualquer vazamento na tubulação, reparar os ventiladores e aletas do condensador e fazer uma limpeza profunda dos sistemas internos.

Mas uma coisa a ter em mente é que os condicionadores de ar fabricados antes de 2010 não podem ser reformados porque usam a linha de refrigerante R-22, que foi descontinuada. Se você está pensando em converter um ar condicionado mais antigo para ser compatível com o R-410A, isso também não é uma opção porque ambos os sistemas são incompatíveis entre si.

Torne seu ar condicionado inteligente!


Se você está reformando seu ar condicionado e trazendo-o para o século 21, você precisa trazê-lo para o mundo da inteligência por meio de controladores inteligentes de CA, como o Cielo Breez Plus ou o Cielo Breez Eco. Os controladores inteligentes trazem conforto e comodidade inigualáveis ​​ao seu ar condicionado, permitindo controles remotos globais através do seu smartphone. Isso conecta seu ar condicionado à internet e traz consigo uma série de outros recursos, como geolocalização, agendamento semanal e acionadores inteligentes baseados em umidade e temperatura.

Além disso, por meio do rastreamento do histórico de uso e da auditoria de uso, você pode obter até 25% de economia em seus custos de energia.

Veja como fazer DIY um ar condicionado inteligente!

Seja um cidadão responsável!


O caso ideal é manter o seu ar condicionado nas melhores condições e tirar o máximo de vida dele. No entanto, como acontece com todos os eletrodomésticos, chega um momento em que temos que descartá-lo. Como descartar condicionadores de ar antigos deve ser uma escolha de várias opções. Mas seja qual for a opção escolhida, precisamos estar conscientes do impacto que nosso estilo de vida traz ao meio ambiente e desempenhar nosso papel na redução dos efeitos nocivos das escolhas. O descarte adequado do ar condicionado é uma consideração importante a ser realizada a esse respeito e, seguindo as leis e regulamentos ambientais, podemos tomar medidas para mitigar esses efeitos nocivos.

Vamos todos liderar o caminho para um futuro mais limpo e verde.