>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Sistemas de ar condicionado com dutos vs. sem dutos




O ar condicionado é muitas vezes uma das principais considerações ao lidar com edifícios comerciais ou residenciais. Esteja você reformando sua casa ou elaborando planos para a nova casa dos seus sonhos, inevitavelmente você terá que escolher entre um sistema sem dutos e um com dutos.

Isso pode rapidamente se tornar uma tarefa assustadora.

Ambos os sistemas de aquecimento ou resfriamento com dutos e sem dutos vêm em vários tipos sob várias marcas. Neste guia, abordaremos todos os conceitos básicos sobre esses dois sistemas, juntamente com as vantagens e desvantagens de cada um. Quando terminar de ler isso, você poderá tomar uma decisão mais informada sobre qual sistema é melhor para sua casa.

Sistemas de Ar Condicionado Dutado




Como o nome sugere, o ar condicionado com dutos fornece aquecimento ou resfriamento através de um sistema de dutos espalhados por toda a sua casa ou espaço comercial. Uma unidade central, composta por um condensador, compressor e uma unidade de tratamento de ar, geralmente está localizada no porão, sótão ou garagem. Ele fornece ar frio ou quente, que é distribuído por todo o edifício através de uma série de dutos e aberturas, proporcionando o controle climático adequado.

Tipos de sistemas de ar condicionado com dutos


Os sistemas de dutos também são chamados de sistemas centrais de ar condicionado. Eles podem ser amplamente segregados em dois tipos, ou seja, condicionadores de ar centrais Split e condicionadores de ar centrais empacotados.

Condicionadores de ar centrais divididos




Esses sistemas são de longe o tipo mais comum de sistema de ar condicionado central atualmente em uso. Eles consistem no condensador e compressor colocados no exterior em um gabinete de metal em um pacote. Um evaporador separado é colocado dentro de um recipiente segregado, geralmente localizado em um armário ou no sótão. A unidade externa fornece o refrigerante ao evaporador, que então resfria o ar e o bombeia pela rede de dutos de ar centrais através de uma unidade de tratamento de ar.

Os condicionadores de ar centrais split são geralmente três vezes o tamanho de um condicionador de ar central embalado equivalente. Dividi-los em dois torna o tamanho muito mais gerenciável. Apesar de seu tamanho, os sistemas split têm classificações SEER mais altas do que os condicionadores de ar embalados. Em muitos condicionadores de ar de sistema split, o gabinete interno também contém um forno ou um trocador de calor de uma bomba de calor. Além disso, os sistemas split são uma opção econômica para residências que já possuem um forno, mas não possuem ar condicionado, pois podem utilizar o mesmo duto do forno.

Condicionadores de ar centrais embalados




Por outro lado, em um condicionador de ar central empacotado, todos os componentes, incluindo o condensador, compressor e evaporador, estão em uma única unidade. Você pode instalá-los em uma laje de concreto ao lado de sua casa ou no telhado.

Este sistema é mais adequado para edifícios comerciais ou casas já construídas, onde o espaço pode ser limitado em ambientes internos. Os dutos de ar centrais circulam o ar da unidade de tratamento de ar para a sala e o movem de volta para a unidade. Esses sistemas podem ser acoplados a bobinas de aquecimento ou fornos para fornecer instalações de aquecimento também.

Os sistemas de ar condicionado central empacotados geralmente oferecem eficiências menores do que os sistemas split, mas têm a vantagem de não ocupar nenhum espaço dentro de sua casa.

Antes de optar por sistemas centrais empacotados, tenha o cuidado de verificar seu espaço ao ar livre com antecedência. Esses sistemas podem ser pesados, portanto, o teto deve ser capaz de lidar com a carga adequadamente. Ou, se você estiver colocando-o no chão, os locais de concreto precisam ser cavados com antecedência.

Outra consideração importante ao escolher condicionadores de ar dutos é o duto. Independentemente do tipo de sistema de ar condicionado com dutos que você escolher, os dutos de ar centrais ocuparão uma quantidade significativa de espaço em sua casa. Portanto, é importante ter isso em mente e ver se um sistema de dutos combina com o layout e o design da sua casa.

Tipos de dutos para aquecimento ou resfriamento por dutos


Dutos compõe um componente importante dos sistemas de ar condicionado central. À semelhança das unidades principais, as condutas de ar centrais também possuem vários tipos de acordo com o material utilizado na sua confecção. Existem dois tipos de dutos de ar centrais usados ​​atualmente:

1. Dutos Flexíveis




Esses dutos de CA são estruturas tubulares de grande diâmetro. Eles consistem em uma estrutura metálica cercada por plástico flexível e isolamento. Este tipo de duto é muitas vezes mais barato e mais fácil de instalar. É mais adequado para espaços confinados, onde estruturas rígidas podem ser difíceis de instalar. Também é útil para conectar dutos rígidos à saída de ar. Um ponto importante a ser lembrado ao instalar dutos flexíveis é garantir que não haja dobras ou dobras, o que pode dificultar o fluxo de ar.

2. Dutos Rígidos




Como o nome sugere, esses dutos de ar centrais são estruturas fixas que distribuem o ar por um espaço interno. Eles geralmente são feitos de metal, tornando-os mais resistentes e duráveis ​​que os dutos flexíveis, mas ao mesmo tempo, mais difíceis de instalar. Eles também são muito mais barulhentos, pois os dutos de metal podem transportar a raquete de um soprador muito melhor do que os de plástico.

O uso de isolamento de fibra de vidro ao redor do metal pode ajudar a reduzir o som do ar condicionado. Mas tem a desvantagem de ser um perigo potencial para a saúde, onde o revestimento de fibra de vidro deteriorado e antigo pode liberar partículas no ar. A inalação dessas partículas pode irritar os pulmões. Eles também podem acabar causando irritação na pele.

Prós e Contras do Ar Condicionado Dutado


Agora que temos uma visão geral dos sistemas de ar condicionado central ou duto, vamos analisar os prós e contras deles:
Prós Contras
De acordo com o EIA, 91% das casas construídas nos EUA desde 2000 têm dutos centrais incluídos. Portanto, é provável que você já tenha uma rede de dutos em sua propriedade. Se for esse o caso, optar por um ar condicionado com dutos é um acéfalo. Isso também diminuirá radicalmente os custos de instalação.  O ar-condicionado com duto geralmente tem   custos de instalação mais altos, especialmente se a instalação estiver sendo realizada em uma propriedade já instalada, onde o espaço do duto deve ser feito.
As aberturas usadas em sistemas de ar condicionado com dutos proporcionam uma visão discreta e discreta. Então, se você gosta de estética, esses sistemas são para você. Esses condicionadores de ar, em média, apresentam índices de eficiência mais baixos, chamados de Season Energy Efficiency Ratios (SEER), pelo mesmo custo de seus pares sem dutos. Vazamentos ou danos nos dutos podem reduzir ainda mais a eficiência do sistema, resultando em custos operacionais ainda maiores.
O ar condicionado com dutos remove a umidade a uma taxa muito maior do que seus equivalentes sem dutos. Portanto, se você mora em um ambiente úmido, onde manter um nível de umidade ideal é uma prioridade, esses sistemas se destacam. Esses sistemas geralmente exigem manutenção intensa, com dutos exigindo manutenção e monitoramento regulares. De acordo com a EPA, até 30% do ar é perdido por vazamentos, furos e juntas instaladas incorretamente nos dutos de CA.
Se o seu espaço-alvo for uma sala grande com muitas pessoas dentro, como um restaurante ou espaço de trabalho, os sistemas com dutos fornecem fluxo de ar aprimorado do que os sistemas sem dutos. Uma maior taxa de fluxo de ar garante que nunca fique muito abafado e você recebe constantemente circulação de ar fresco. O mofo nos dutos de CA pode se acumular com o tempo e também servir como terreno fértil para insetos. Esses contaminantes, quando introduzidos na sala junto com o ar, podem resultar em alergias e doenças.

Sistemas de ar condicionado sem dutos




Os sistemas de ar condicionado sem dutos não requerem dutos para mover o ar pela sua casa. Em vez disso, as unidades sem dutos sopram ar refrigerado diretamente para a sala de estar, o que as torna altamente eficientes. Os sistemas de ar condicionado sem dutos têm dois componentes principais:uma unidade externa e uma unidade interna de tratamento de ar com serpentina evaporadora e ventilador. Um conduíte de cobre que abriga o cabo de alimentação, dreno de condensado, tubulação de refrigerante e tubulação de sucção liga as unidades externa e interna.

Tipos de sistemas de ar condicionado sem dutos


Condicionadores de ar sem dutos estão ganhando popularidade devido às suas múltiplas vantagens. Existem vários tipos de sistemas de ar condicionado sem dutos e bombas de calor no mercado. Estas são normalmente convencionais, mas as variedades inteligentes mais modernas também estão entrando no mercado. Embora os condicionadores de ar inteligentes possam ser caros, você pode tornar qualquer CA sem dutos padrão inteligente usando um controlador CA inteligente.

Vejamos alguns dos principais tipos:

Mini divisões montadas na parede




Os mini-splits montados na parede vão em qualquer parede que tenha espaço suficiente para a unidade externa do compressor. Estes ficam no alto da parede para manter a circulação de ar eficaz (lembre-se, o ar frio afunda!).

Esses condicionadores de ar sem dutos de parede são bastante fáceis de instalar e bastante baratos, tornando-os uma escolha popular entre os consumidores. Além disso, esses condicionadores de ar oferecem a flexibilidade de controle de zona, permitindo que o usuário defina o clima de cada ambiente individualmente. Além disso, o avanço desta tecnologia permite que essas unidades mini-split funcionem como bombas de calor reversíveis, fornecendo calor nos meses de inverno.

Os mini-splits montados na parede podem ser de zona única ou multizona:
  • Minidivisões de zona única

Condicionadores de ar mini-split de zona única sem dutos consistem em uma unidade interna e uma unidade externa colocada no exterior. Ambas as unidades se conectam através de um pequeno feixe de tubos, consistindo de tubulação para o refrigerante, água condensada e um cabo de alimentação. Este feixe de tubos, colocado em um conduíte de cobre, passa por um pequeno orifício escondido na parede.
  • Minidivisões de várias zonas

Esses sistemas são muito semelhantes aos condicionadores de ar mini-split de zona única. A diferença notável é que, em vez de uma unidade externa alimentando uma unidade interna, a unidade externa se conecta a várias unidades internas. O princípio básico é o mesmo, mas é necessária uma unidade externa maior para atender às necessidades adicionais dos vários sistemas conectados a ela.

Unidades de janela




Em vez de ter uma unidade interna e externa separadas, o evaporador e o condensador são embalados em uma caixa e instalados em uma janela. O ar interior é resfriado pelo evaporador, enquanto o calor absorvido é empurrado para fora. Várias unidades podem ser instaladas em uma casa grande, uma em cada cômodo, para fornecer refrigeração adequada.

Ar Condicionado Portátil




Com todos os componentes alojados em um pacote, os condicionadores de ar portáteis são semelhantes aos condicionadores de ar de janela. No entanto, a diferença notável é que você pode configurar um ar condicionado portátil sem dutos em qualquer lugar, conforme necessário. A unidade é geralmente sobre rodas ou suficientemente leve para que você possa movê-la facilmente. Essas unidades possuem uma mangueira que pode ser estendida e colocada no exterior para fornecer uma saída para a ventilação do ar aquecido do condensador.

Mini-divisões canalizadas


Mini-splits com dutos, ou mini-splits ocultos, oferecem as vantagens de um sistema de ar condicionado com dutos e sem dutos. Uma unidade mini-split conecta-se a dutos que transportam ar resfriado ou aquecido por todo o seu espaço. O duto mini-split conecta-se a grelhas ou registros que são pouco visíveis em seu quarto.

Mini-divisões montadas no chão


Como o nome sugere, os mini-splits montados no piso têm uma unidade interna colocada no chão ou muito próxima a ele. Estas unidades são ideais para salas com tectos baixos ou paredes inclinadas. Eles também são ótimos para salas com grandes janelas que não deixam espaço suficiente para unidades montadas na parede.

Condicionadores de ar tipo cassete




Condicionadores de ar cassete geralmente são embutidos no teto da sala, deixando suas paredes vazias e não arruinando a estética do seu quarto. Como outras unidades split, elas possuem uma unidade externa que transporta o refrigerante para o soprador de ar interno por meio de um conduíte. Eles fornecem amplo fluxo de ar das quatro aberturas em cada lado da unidade. Portanto, eles são mais adequados para salas maiores, como lojas de compras ou espaços de trabalho.

Mini-divisões canalizadas


Mini-splits com dutos, também conhecidos como minisplits ocultos, fornecem as vantagens de um sistema de ar condicionado com dutos e sem dutos. Uma unidade mini-split conecta-se a dutos que transportam ar resfriado ou aquecido por todo o seu espaço. O duto mini-split conecta-se a grelhas ou registros que são pouco visíveis em seu quarto.

Prós e contras do ar condicionado sem dutos


Agora que temos uma visão geral dos sistemas de ar condicionado sem dutos, vamos analisar seus prós e contras para ajudá-lo a tomar a melhor decisão entre ar condicionado com dutos e sem dutos:
Prós Contras
Os sistemas de CA sem dutos deixam uma pegada muito menor na casa do que os dutos. Isso se deve à ausência de qualquer duto ou de um grande condensador/unidade de tratamento de ar. Isso os torna ideais ao renovar um espaço, onde há espaço mínimo para dutos. Os sistemas de CA sem dutos exigem que uma unidade seja colocada dentro da sala. Muitas vezes, eles podem ser intrusivos e desagradáveis.
Mini-splits podem dar liberdade para criar várias zonas de temperatura. A temperatura de cada cômodo pode ser alterada individualmente conforme a necessidade, sem alterar a temperatura de toda a casa. Mesmo que você também tenha essa opção com sistemas de dutos, eles geralmente são caros. Esses sistemas têm um custo inicial de instalação mais alto do que os sistemas de dutos. Isso pode ser recuperado ao longo de sua vida útil, mas depende de condições geográficas específicas e uso de AC.
Devido à maior eficiência, um número cada vez maior de concessionárias de energia elétrica está oferecendo descontos e incentivos financeiros aos proprietários para instalar minisplits. Eles geralmente não fornecem os grandes níveis de fluxo de ar observados em sistemas de dutos. Se você deseja colocar grandes volumes de ar em um grande espaço, os sistemas de dutos são a melhor opção.
An increasing number of electric utility companies are now providing rebates and financial incentives to home owners to install mini splits, due to their higher efficiencies.
Inverter technology incorporated inside ductless systems enables the compressor to speed up or slow down as per demand, resulting in decreased energy usage.  
Better air quality is obtained through the use of ductless systems. Absence of ducts removes any potential for dust and contaminants. Filters can be easily removed and cleaned, with newer models having air purifying technology built in.  

When Should You Opt For Ducted Air Conditioning


While both options have their perks and downsides, different systems are suitable under variable circumstances. Here’s when a ducted air conditioning system would be best for you when compared to a ductless unit.
  1. Your space has existing ducts: If your home has existing ductwork in a workable condition, it would be wiser and more cost-efficient to make use of them.
  2. You live in a humid space: Ducted air conditioning systems control humidity better. These systems will save you the trouble of getting a dehumidifier if you live in a moist region.
  3. You need improved airflow: They provide better air circulation since the central air ducts move air more efficiently throughout your space.
  4. You want a discreet solution: Everything is hidden away out of sight with ducted air conditioning systems, save for the registers. This system is ideal for people who want a cooling or heating solution that doesn’t ruin their home’s aesthetic.
  5. You want a low-maintenance solution: You only need to perform occasional cleaning and maintenance with ducted air conditioning systems. These systems have fewer components and therefore can require less upkeep. Ductless units are present in each room and all require separate maintenance.

When Should You Opt For Ductless Air Conditioning?


In certain circumstances, ducted air conditioning solutions might not be best for you. Here are all the times when a ductless air conditioning system would suit your needs:
  1. You have no room for ducts: If you live in a compact space where installing ductwork isn’t an option, or you don’t want to give you high ceilings up, a ductless air conditioning system would be ideal for you.
  2. You are adding to an existing space: A ductless system would be a cheaper option if you’re adding an extra room or are looking for additional heating/cooling in your grow room or shed.
  3. You don’t want dust in your space: Ductless air conditioning systems push air directly into your living space, which reduces the chances of them passing through dusty ductwork.
  4. You want multiple zone temperature control: You can have separate air handlers for all the rooms in your home and can control the cooling and heating settings for each one individually. This feature makes ductless systems great for people living in shared spaces, with everyone having different temperature preferences.

Going for Both Ducted and Ductless Systems


Ducted vs ductless is one debate, however there is also a middle ground. You can opt for ducted ductless cooling to benefit from the best of both worlds!

The ultimate goal is comfort, efficiency and convenience and opting for a combined ductless and ducted HVAC system can provide just that. You can easily add air conditioning in additional rooms such as a new shed, your garage or attic where it may be difficult and costly to install new ducts in a pre-built home.

Hot and cold spots in your home can be covered with a ducted ductless solution and if your house is prone to thermostat wars, a combination of both systems can provide individualized comfort!

Zoning and integrated controls for HVAC are other modern solutions to provide ultimate flexibility with a combination of ducted and ductless systems.

Ducted vs. Ductless Air Conditioning :Which Is Better?


There is no hard and fast rule about when to go for a ducted air conditioner or ductless. HVAC systems are a complex piece of engineering, with many considerations that need pondering over. The final choice boils down to your specific needs. Whether you are installing the system in an already built property or do you wish to build from scratch? What is the area of the space you are heating/cooling? What is your budget? Whether you want individual zonal control or not? All these questions, and many more, need to be answered before going out and buying a suitable air conditioning system. Happy hunting!