>> Tecnologia eletrônica >  >> TVs >> Reparar TV

Como fazer um filme caber em qualquer tela de TV


Fazer com que os filmes "cabem" na tela da TV é um processo mais complexo do que alguns podem pensar. O cerne do problema está na proporção - o comprimento da tela medido em relação à sua largura. Os aparelhos de televisão nem sempre correspondem ao tamanho exato de um determinado filme. Para resolvê-lo, você pode assistir a um movimento em formato letterbox - com barras pretas na parte superior e inferior da tela - ou uma versão "pan-and-scan" que corta parte da imagem para preencher todo o tela. Qual você escolhe depende do gosto e do filme em questão, mas existem várias ferramentas para ajudá-lo a fazer isso, independentemente do tipo de TV que você possui.

Etapa 1


Entenda a diferença entre widescreen e pan-and-scan. Os puristas do cinema - incluindo todos os diretores sob o sol - acreditam que a tela widescreen é a única maneira adequada de exibir um filme. Ele preserva a visão original do diretor e permite que toda a imagem seja vista. Versões pan-and-scan preenchem a tela, mas geralmente às custas do posicionamento e do foco da câmera. O filme é essencialmente reeditado, com a câmera movendo-se para o centro em partes da imagem truncada e cortes feitos para acomodar tomadas não interrompidas anteriormente. Se isso o incomoda ou não é puramente uma questão de gosto pessoal, mas você deve estar ciente da distinção antes de prosseguir.

Etapa 2


Verifique a proporção da sua TV. Deve estar listado no manual do proprietário. As TVs de tubo mais antigas quase sempre têm telas 4:3, que funcionam para alguns tipos de filmes (geralmente mais antigos), mas não para outros. As TVs de tela plana mais recentes têm telas em uma proporção 16:9 mais ampla, que acomoda melhor filmes widescreen. Muitas telas planas também possuem ajustadores de aspecto, capazes de alterar a proporção do filme para acomodar o gosto pessoal.

Etapa 3


Decida se prefere ver os filmes como eles foram originalmente filmados ou se prefere preencher toda a tela com a imagem. Se você escolher o primeiro, precisa aceitar a noção de que não está usando toda a tela com alguns filmes (às vezes haverá barras pretas). Se você escolher o último, precisa aceitar a noção de que partes do filme podem ser cortadas.

Etapa 4


Verifique a capa do DVD para qualquer filme que você deseja assistir. Ele pode listar "widescreen" ou "full screen" (pan e scan) na capa, alertando sobre o formato que ele usa. (Nem todo filme oferece ambas as opções, no entanto). Além disso, você pode verificar a parte de trás para observar sua proporção (geralmente é incluída nas letras pequenas na parte inferior) e compará-la com a proporção da sua TV. Um filme widescreen geralmente inclui declarações como "preserva sua proporção original".

Etapa 5


Procure nas listas de TV os filmes que deseja ver. Eles devem informar se os filmes são transmitidos em widescreen ou full screen/pan-and-scan. Grandes redes e estações como TNT geralmente transmitem filmes em pan e scan, enquanto canais de filmes especializados como TCM, IFC e SciFi geralmente os reproduzem em widescreen.

Etapa 6


Se você tiver uma TV de aspecto 4:3 mais antiga, selecione apenas os filmes que correspondem à sua preferência. Se preferir pan-and-scan, selecione apenas filmes em tela cheia para assistir. Caso contrário, assista apenas a filmes widescreen. Você não poderá ajustar a imagem depois de reproduzir o filme, portanto, seja seletivo antes.

Etapa 7


Se você tiver uma TV 16:9, terá mais opções. Use o botão de proporção no controle remoto da TV para ajustar o tamanho da imagem. Ventiladores panorâmicos podem usá-lo para preencher a tela inteira com uma imagem, enquanto ventiladores widescreen podem mantê-lo na configuração normal para preservar o filme do jeito que foi filmado. Eles também podem esticar a imagem de filmes mais antigos filmados em 4:3 para preencher toda a tela (eliminando as barras pretas à esquerda e à direita).