>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Análise do Sony SRS-XB41


Antes de chegarmos ao nosso Sony SRS-XB41 Review, vamos começar lembrando que foi um holandês, Jaap Hartsen, trabalhando em Copenhague para a Ericsson que nos deu o Bluetooth. Ele o nomeou em homenagem a um rei escandinavo do século 10. É uma dessas criações; não diremos invenções, isso mudou muita coisa. Especialmente sobre a maneira como ouvimos e controlamos nossa música.

Não chamamos isso de invenção porque a ciência já estava ao nosso redor. Mas seu gênio aproveitou, organizou e fez funcionar.

Atualmente, muitas coisas são compatíveis com Bluetooth. Na medida em que podemos comprar um alto-falante, e ele nos conectará à nossa música. Pode nos apresentar novas músicas e até nos permitir receber e fazer ligações telefônicas. Para muitos, é uma ferramenta de comunicação essencial.

Para alguns, a primeira pergunta que eles fazem ao comprar algo é ‘é compatível com Bluetooth?’ É isso que vamos ver aqui. Um alto-falante com Bluetooth. Mas é um pouco mais do que isso. Mas antes disso, quem são essas pessoas da Sony?

Sony




Se você esteve com o Pink Floyd no Lado Negro da Lua nos últimos 75 anos, é possível que o nome Sony seja novo para você. Mas mesmo assim, duvidamos que você não tenha ouvido falar deles mesmo lá. Não vamos nos preocupar com a história. Eles são provavelmente o conglomerado de entretenimento mais importante do mundo.

Eles estão em tudo e fazem tudo bem, trabalhando em todos os níveis, desde produtos básicos até equipamentos profissionais de ponta. E eles também operam em todos os pontos de preço. Como eles alcançaram esse status de que desfrutam? Eles são bons, muito bons.

Então, vamos dar uma olhada em um de seus itens mais “divertidos” em nosso Sony SRS-XB41 Review…


Visão geral


O design e a qualidade de construção deste alto-falante nos dizem que ele se destina a uma ocupação – tempo de festa. É a versão mais recente e uma atualização em seu antecessor, o XB40. Externamente tem um novo estilo, mas internamente é muito semelhante. Isso será uma boa notícia para aqueles que gostam de seu XB40. Mas, se você gosta do '40', então você realmente vai gostar do '41'.


Então, por que dizemos que é para pessoas festeiras?
Há algumas pistas menos do que sutis. Luzes LED piscando, uma luz estroboscópica embutida e extremidade inferior batendo. A Sony está se dando pistas com isso. É divertido e, para garantir que a festa dure a noite toda, há uma enorme autonomia da bateria. A Sony não fez isso para o ouvido crítico discutir a qualidade do som. Eles fizeram isso para uma ideia totalmente diferente.

Então, vamos ver mais de perto…

A construção


A mudança mais óbvia para o alto-falante de seu antecessor é que o XB41 é coberto por um material de tecido. O material básico por baixo ainda é plástico, mas agora tem uma cobertura protetora. Ele cobre todo o alto-falante, exceto as tiras de iluminação LED, que possuem um revestimento de borracha.

Preparado para os elementos que você pode pensar. Você estaria certo. O XB41 tem uma classificação de IP67 . Isso significa que é à prova d'água e à prova de poeira. De fato, muito à prova d'água, você pode submergir em água até três metros por um período de tempo. Tempo de festa para os peixes também.
Hora da praia…
À prova de poeira é uma boa ideia, pois o protegerá da areia da praia. No entanto, quem já teve algo que é tecido sabe que não é fácil mantê-lo limpo. Suspeitamos que esse possa ser o caso após algumas visitas à praia com este alto-falante. Mas está protegido, o que é o mais importante.



Dentro há dois drivers de 58 mm. Eles têm uma faixa de frequência de 20 Hz - 20.000 Hz. Isso não é pequeno, basta colocá-lo em uma unidade de saco. Ele pesa três quilos e meio e mede 12,70 por 5,30 por 7,40 polegadas.
Ilumine a festa...
O sistema de iluminação integrado é sem dúvida um dos destaques desta coluna. Os drivers são acesos e pulsam no ritmo da música. Nas laterais dos motoristas há mais luzes que piscam em um ritmo constante. Há também uma luz estroboscópica embutida.


Talvez o maior contribuinte para o show de luzes sejam as tiras de luz. O alto-falante tem um design de borda arredondada e as tiras de luz seguem a forma. É uma boa ideia e dá ao alto-falante uma aparência elegante e impressionante. A adição do logotipo original da Sony no centro da frente é uma ideia simples. Ele tira você da aparência próxima da "era espacial" do alto-falante e lembra quem está por trás dele.

As entradas e alguns dos botões estão protegidos por baixo de uma aba de borracha na parte de trás.
Festa a noite toda!
Se tem uma coisa que você não quer na praia ou em qualquer outro lugar, festa, são baterias descarregadas. Você não terá esse problema aqui. A Sony reivindica 24 horas de duração da bateria quando usada sem iluminação. Na realidade, pode durar ainda mais do que isso, dependendo de quão alto você o tem.



A iluminação, no entanto, drenará a energia dele. Mas ainda deve ser bastante adequado. São necessárias cinco horas para recarregá-lo totalmente; afinal é uma bateria grande.

As luzes podem ser desligadas quando não forem necessárias. Eles são realmente práticos apenas à noite, então o uso diurno lhe dará bastante energia. É fornecido com um adaptador AC. A unidade pode ser usada enquanto está sendo carregada.
Atraente e prático…
Certamente não podemos discutir com a qualidade de construção ou o design. É funcional e atraente com muita boa estética. É feito em uma fábrica da Sony na China.

O som


Provavelmente a primeira coisa a dizer sobre este alto-falante é que a qualidade do som não estava no topo da lista de prioridades da Sony. Eles não construíram este alto-falante para ouvir criticamente. Isso é para se divertir na piscina ou na praia. Nada de errado com isso. Mas se você espera um som de qualidade Sony de alto nível, pode ficar desapontado.

Com dois drivers de 58 mm, também não será o mais alto do mercado. Isso é estranho porque você precisa de um pouco de volume nas festas.


Médio e um pouco tranquilo…
O som básico é melhor descrito como ok. Mas há algumas opções. Você tem um controle 'extra bass'. Isso faz exatamente o que diz e oferece um pouco mais de força na extremidade inferior. O resultado é que o baixo está de repente um pouco na sua cara. E isso tende a atrapalhar os vocais nas faixas médias. O som então fica um pouco borrado e parece desequilibrado.

A saída deste alto-falante é apenas cerca de 15 watts. Você possivelmente está com problemas de nível de volume se tiver algumas pessoas lá e precisar de um pouco de energia extra.
Ir ao vivo, ou talvez não?
Há uma opção de som adicional por meio de um botão 'Ao vivo'. Achamos que a ideia disso era tentar criar uma sensação de concerto ao ar livre para a música. Em nossa opinião, isso nunca seria possível, especialmente de uma unidade relativamente pequena. Não é um recurso que a maioria das pessoas provavelmente usará devido à deterioração muito aparente da qualidade do som.

O nível de volume provavelmente é adequado para uma pequena reunião externa, mas não muito mais. No entanto, você pode vincular mais de um desses alto-falantes. Talvez isso tenha sido ideia da Sony? Se você gosta do seu baixo, ficará satisfeito com o som. Mas temos que admitir que estamos um pouco decepcionados no geral.
Parece ótimo, mas soa…
A Sony trabalha no segmento de orçamento do mercado, bem como nas extremidades média e superior. Eles têm, portanto, algumas unidades onde o som não é tão bom. Isso fica no meio do preço, e esperávamos um pouco mais. A Sony aparentemente se saiu bem com o design e a qualidade de construção. Eles colocaram alguns efeitos de iluminação muito bons.


Mas então eles parecem ter ignorado um pouco a qualidade do som. Estranho, porque esse é o forte da Sony. Não estamos dizendo que é ruim; não é e servirá para algumas pessoas. É apenas um pouco fraco para uma parte externa, em nossa opinião. E o palco sonoro é bastante pesado quando o baixo extra é usado. No entanto, vai se adequar ao gosto de algumas pessoas.

Os controles


Os controles operacionais estão localizados na parte superior e traseira do alto-falante, e incluem os controles de música para volume, reprodução e pausa. Você também pode pular faixas tocando no botão play. Também posicionado aqui está o botão de emparelhamento Bluetooth.

Há também os botões 'Live' e 'Extra bass' que já discutimos. Os controles são, como às vezes pode ser o caso, um pouco carentes de explicação. Eles são todos à base de borracha, o que é compreensível no caso de entrar na água.


Carga lenta ou rápida…
Na parte de trás está a seção coberta de aba de borracha que discutimos antes. Este contém uma porta micro-USB e uma entrada DC para carregamento. Você pode usar qualquer um dos soquetes para carregá-lo, mas o micro-USB leva mais tempo para fornecer uma carga completa, como seria de esperar. Há também uma entrada de 3,5 mm, bem como um USB, se você quiser carregar seus dispositivos.

Na parte superior desta pequena seção há três botões. Um atua como um indicador de nível de bateria e também desliga a iluminação. Existe a possibilidade de conectar mais de um alto-falante via Bluetooth no segundo. O botão final transforma o som nos canais esquerdo ou direito se você estiver usando dois alto-falantes. Não podemos dizer que achamos que eles terão muito uso.

A Conectividade


Este alto-falante é habilitado para Bluetooth 4.2 e também é AAC e LDAC compatível. Também se beneficia da NFC , Near Field Communication, que permite o emparelhamento rápido com outros dispositivos compatíveis. Este é um simples toque no início do logotipo.



A Sony diz que você pode conectar até 100 alto-falantes usando Bluetooth, o que para nós parece uma estatística bastante inútil. No entanto, você pode controlar a música em uma festa ou reunião via Bluetooth usando seu telefone. Seja usando suas próprias listas de reprodução ou em sites de streaming. Você também pode fazer e receber chamadas telefônicas.

Algum extra?


Você terá acesso a dois aplicativos da Sony Festival e Centro de Música . Eles permitem que você adicione coisas como sons de DJ, e há até a opção de adicionar alguns sons de bateria. É uma boa ideia, mas infelizmente os aplicativos não são tão fáceis de usar.


Sua operação não é muito funcional e parece que eles podem ter sido reunidos rapidamente para atender a uma demanda comercial. Geralmente não é o estilo da Sony. Talvez isso seja um pouco injusto, mas eles simplesmente não funcionam particularmente bem.

Prós e contras da Sony SRS-XB41


Prós
  • Muito baixo.
  • Durável e à prova d'água.
  • Vida útil da bateria de 24 horas.
  • Recursos de DJ e festa, além de opções de iluminação divertidas.
  • Bom alcance do Bluetooth.
  • Porta USB para carregamento de smartphone.



Contras
  • Falta volume.
  • A qualidade do som é, na melhor das hipóteses, média.
  • O aplicativo precisa de melhorias.
  • Muito baixo!!!


Mais opções de alto-falantes excelentes


Procurando mais ótimas opções? Não há problema, basta verificar nossas análises detalhadas dos melhores alto-falantes externos sem fio, os melhores alto-falantes para festas, os melhores alto-falantes Bluetooth com rádio, os melhores alto-falantes traseiros e os melhores alto-falantes Bluetooth movidos a energia solar atualmente disponíveis.

Ou dê uma olhada em nossas análises abrangentes do JBL Charge 4, do Bose Soundlink Color II, do OontZ Angle 3 Ultra, do UE Hyperboom e do JBL Flip 4.

O que pensamos


Então vamos ao que realmente pensamos. Somos grandes fãs da Sony, mas há apenas um ou dois problemas com este alto-falante com os quais ficamos um pouco decepcionados. No entanto, é muito fácil recomendá-lo e, de muitas maneiras, nós o fazemos.

As luzes são um grande trunfo e realmente o tornam uma ótima unidade de festa, e a duração da bateria é excepcional. Tem aquela classificação de água e poeira muito importante. É um ótimo alto-falante para uma pequena reunião no jardim dos fundos. O design geral é bom, e certamente é um biscoito difícil.
Todos os aspectos positivos, então quais são as reservas?
Parece ter sido equipado com recursos que são um pouco irrelevantes. O botão 'Live' para nós é um desastre para o som e não faz nada. O controle 'Extra bass' será um trunfo para alguns que gostam de sua música pesada. No entanto, isso perturba o equilíbrio geral de frequências, e os médios, com vocais, é claro, ficam sobrecarregados.

Além disso, não recebeu um desempenho de som de 360 ​​​​graus como alguns alto-falantes, o que para nós também é bastante limitante. A funcionalidade dos aplicativos associados precisa de um pouco de trabalho para torná-los operacionais facilmente, mas isso é um problema secundário, na verdade.
Finalmente, não é muito alto…
Dado o show de luzes e seu design pensando na festa, ele não carrega muito volume. Ele vai ficar bem em algumas situações, mas podemos facilmente imaginar onde ele pode ser fraco.

O preço não é barato, embora dificilmente possa ser chamado de caro. Ele carrega alguns recursos muito bons que justificarão o preço.

Se você quer um alto-falante forte para levar para a praia com alguns amigos ou ter no quintal para festas menores, tudo bem. Apesar de algumas dúvidas, achamos que ainda é uma compra decente com um ótimo show de luzes e uma boa construção para o ambiente certo.

Boa festa!