>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

É melhor ter 1 ou 2 subwoofers no carro?


Os subwoofers são alto-falantes projetados para reproduzir sons graves de baixa frequência, com os quais os sistemas de som automotivo geralmente lutam.

Enquanto alguns pensam que colocar dois (ou mais) subwoofers no porta-malas proporcionará uma experiência de áudio mais rica, um único subwoofer pode fazer o trabalho. Então, você deve obter um ou dois subwoofers para o carro?

Como regra geral, se você tiver espaço suficiente, dois subwoofers podem fornecer um efeito estéreo aprimorado, reduzir ressonâncias e fornecer menos graves localizados. Mas um subwoofer de qualidade em um gabinete compatível pode atingir tão forte quanto dois subwoofers e pode ser a melhor escolha quando o espaço no carro é limitado.

Deseja adicionar um subwoofer ao sistema de áudio do seu carro para uma experiência de áudio aprimorada? No artigo abaixo, comparo os prós e contras de instalar um contra dois subwoofers em qualquer veículo.

Devo instalar um subwoofer no meu carro?


Embora não sejam obrigatórios, os subwoofers ajudam a melhorar o sistema de som do seu carro, reproduzindo sons de baixa frequência para replicar uma sensação bem equilibrada, semelhante a um estúdio.

E embora os subwoofers sejam frequentemente instalados para realçar os graves, eles também ajudam a adicionar profundidade e realismo muito necessários à música.

Os sistemas de alto-falantes automotivos produzem frequências de médio a alto alcance, limitando os audiófilos em busca de uma experiência de áudio rica dentro de seus carros.

Abaixo estão alguns benefícios de ter subwoofers instalados em um carro:

Subwoofers melhoram a qualidade de áudio do seu carro


Os alto-falantes do Stock Car são projetados para produzir sons de média a alta frequência e muitas vezes lutam para produzir sons de baixa frequência.

Se você forçar seus alto-falantes de médio e alto alcance a produzir áudio de baixa frequência, seu áudio provavelmente ficará distorcido.

No entanto, com um subwoofer a bordo, o sistema de áudio do seu carro soará completo, pois os pequenos alto-falantes se concentrarão nas frequências altas e médias, enquanto o subwoofer lida com os sons de baixa frequência.

Uma mistura de subwoofer, amplificador e alto-falantes de frequência média garante que você alcance um equilíbrio perfeito, semelhante ao de um estúdio.

Distorção reduzida


Quando os alto-falantes full-range reproduzem áudio de graves de baixa frequência, os diafragmas e os cones grandes nos alto-falantes causam distorção. Portanto, mesmo se você aumentar o volume da música, os woofers nos alto-falantes embutidos do seu carro terão dificuldade para acompanhar os drivers e tweeters médios.

No entanto, ao instalar subwoofers de qualidade, você poderá reproduzir música de baixo e alto volume sem distorção, mesmo que o áudio seja intenso.

Subwoofers reduzem a carga de alto-falantes menores


Adicionar um subwoofer ao sistema de áudio do seu carro não apenas melhora a qualidade do áudio do seu carro, mas também reduz a carga geral de alto-falantes menores, garantindo que eles tenham um desempenho ideal por mais tempo.

Um subwoofer controlará as frequências mais baixas, permitindo que os alto-falantes menores reproduzam som nas faixas de frequência média a alta.

Os subwoofers permitem uma resposta de áudio de espectro total


Um subwoofer de primeira linha soará como uma extensão bem-vinda do seu sistema de áudio, pois não dominará os alto-falantes de alcance total do seu carro.

Simplificando, os subwoofers permitem que seus outros alto-falantes tenham um desempenho ideal, garantindo que as frequências médias e altas sejam reproduzidas como deveriam durante a produção.

Sem um subwoofer e um amplificador, os alto-falantes padrão terão dificuldades para lidar com a faixa de graves de vários gêneros. Infelizmente, isso significa que você provavelmente perderá as notas e outras experiências musicais que fazem parte da música.

Mas com um subwoofer, você sentirá a profundidade e a clareza do som, garantindo que você ouça exatamente no que a equipe de produção estava trabalhando no estúdio.

Benefícios de instalar dois subwoofers em seu carro


A instalação de dois subwoofers nos sistemas de som do seu carro traz uma série de vantagens, conforme indicado abaixo.

Efeito estéreo aprimorado


Ter mais de um subwoofer permite que você utilize um sistema de som de dois canais, tornando possível preservar os graves gerais do seu sistema.

Se o seu carro não tiver espaço para acomodar um subwoofer grande, a instalação de dois subwoofers menores pode ajudar a obter um efeito estéreo bem equilibrado, ao contrário de quando se usa uma única fonte de graves no sistema estéreo do carro.

Dois subwoofers ajudarão a reduzir os graves localizados


As chances de graves localizados se tornam cada vez mais altas ao usar um subwoofer, especialmente ao lidar com subs de baixo orçamento e preço médio.

Ao usar subs de baixa qualidade, é provável que você sinta que o som está vindo do local de instalação.

No entanto, com dois subwoofers, você sentirá um som mais equilibrado e unidirecional, especialmente se seus subwoofers estiverem estrategicamente posicionados em seu carro durante a instalação.

Dois Subs Pequenos Cabem em Qualquer Lugar


Embora um subwoofer grande possa dar vida ao seu sistema estéreo, é provável que você não tenha espaço suficiente para instalá-lo, especialmente ao lidar com modelos de carros menores.

Dois pequenos subwoofers lhe darão mais flexibilidade durante a configuração, pois você pode instalá-los embaixo dos assentos do carro ou no porta-malas, dependendo do tamanho do seu carro.

Subwoofers maiores ocupam mais espaço e aumentam as chances de graves localizados (especialmente se forem de baixa qualidade), o que pode afetar negativamente sua experiência de audição.

Portanto, se você deseja economizar espaço, é melhor optar por dois woofers pequenos, pois eles podem caber em qualquer lugar e distribuir o som dos graves uniformemente.

Desempenho aprimorado


Dois woofers de alta qualidade superarão naturalmente um único woofer de um tipo semelhante.

Dois pequenos subwoofers trabalharão juntos para reproduzir um baixo mais suave e equilibrado sem sobrecarregar outros componentes do sistema de áudio do seu carro.

Com dois subwoofers, você reduzirá a compressão geral enquanto melhora o faixa dinâmica do seu sistema, que melhora a qualidade do áudio reproduzido.

Carga de trabalho reduzida


Ter dois woofers na configuração de áudio do seu carro significa que eles trabalharão juntos para reproduzir as frequências mais baixas, reduzindo assim a carga de trabalho geral dos motoristas.

Você também terá uma área de superfície aumentada para deslocar o ar, o que significa que seus subs não trabalharão tanto para reproduzir sons graves como uma única unidade faria.

Ressonância Reduzida


A ressonância é um fator significativo a ser considerado ao instalar um subwoofer no sistema estéreo do seu carro.

Ao contrário dos quartos espaçosos, os carros geralmente são fechados, o que significa que as ondas sonoras produzidas pelos subwoofers serão refletidas dentro do carro.

As ondas sonoras refletidas tendem a saltar, levando a inconsistências na reprodução de graves.

Felizmente, aumentar as fontes de graves pode ajudar a equilibrar o som, reduzindo a frequência e a interferência das ondas sonoras, resultando em frequências mais suaves nos bancos dianteiro e traseiro do seu carro.

Benefícios de usar um subwoofer no carro

Pode ajudar a economizar espaço


Colocar dois subwoofers no porta-malas do seu carro pode não ser a melhor ideia, especialmente se o porta-malas não for grande o suficiente.

Para pessoas cujos carros têm baús pequenos, instalar um subwoofer de alto desempenho em vez de dois subwoofers de tamanho semelhante pode ajudar a economizar muito espaço.

Desempenho ideal


Se você instalar dois subwoofers de alta qualidade em um pequeno porta-malas, é provável que eles não funcionem com potência e eficiência máximas.

Isso explica a importância de levar em consideração o tamanho do porta-malas do seu carro (ou sua área de instalação preferida) antes de adicionar um subwoofer ao sistema de áudio do seu carro.

Faz mais sentido ter um subwoofer de alta qualidade com desempenho ideal do que instalar dois ou vários woofers que não funcionarão nem perto de seus níveis ideais.

Qualidade sobre a quantidade


É melhor investir em um subwoofer de alta qualidade que dará vida ao sistema de áudio do seu carro do que instalar dois subwoofers de baixa ou média qualidade. Colocar tudo em um subwoofer de alto nível garantirá que você obtenha a qualidade de áudio desejada sem usar muito espaço.

Ele também permite que você economize dinheiro. Você precisará gastar o dobro do dinheiro para obter dois subwoofers da mesma qualidade que não funcionarão em seus níveis máximos em baús pequenos.

O que devo procurar ao comprar um subwoofer?


O que você deve procurar ao comprar um subwoofer? Bem, isso depende de quanto espaço está disponível em seu veículo e que tipo de som você deseja.

Por exemplo, se você tiver muito espaço de sobra e preferir sons graves estrondosos, um woofer de 15 polegadas será suficiente. Por outro lado, se você procura mais clareza sem tanto barulho e tem pouco espaço, um sub de 10 polegadas é o caminho a percorrer.

Vamos verificar os fatores mais críticos para garantir que você ficará satisfeito com a escolha do seu subwoofer.

Saída de potência total


Ao procurar comprar um bom subwoofer para o sistema estéreo do seu carro, é muito importante considerar as classificações de potência da raiz quadrada média (RMS) do seu produto preferido. Classificações de RMS permitem que você saiba a quantidade total de energia contínua que o subwoofer pode suportar.

Por exemplo, se o seu subwoofer tiver uma classificação de 200 W RMS, ele pode funcionar sem problemas com 200 watts de potência contínua. O truque, portanto, é garantir que a saída de potência geral do seu subwoofer seja alta, mas ainda corresponda à saída de potência do sistema de alto-falantes do seu carro.

Faixa de frequência do subwoofer


Como regra, você deve sempre verificar a faixa de frequência de um subwoofer antes de fazer qualquer compra.

A maioria dos subwoofers de carro pode lidar com a frequência de 20-200Hz e, se você quiser graves profundos, quanto mais baixo começar, melhor.

Se você não sabe muito sobre faixas de frequência e sua interpretação, peça ajuda a um especialista antes de fazer qualquer compra.

Tipo de gabinete e materiais usados


O tipo de gabinete usado em um subwoofer é vital para determinar a faixa de frequência e a qualidade geral do som.

Você descobrirá que caixas secundárias seladas (invólucros) são a melhor arte para produzir sons profundos e com precisão de frequência. Isso explica por que alguns subwoofers pequenos colocados em caixas seladas podem reproduzir graves mais profundos do que woofers maiores colocados em caixas secundárias abertas.

Por outro lado, passagem de banda e invólucros portados tendem a produzir sons mais altos, mas sem graves profundos.

Seu tronco também pode funcionar como um gabinete se você não planeja usá-lo. Mas se você procura graves profundos, é melhor considerar caixas de subwoofer seladas.

Tipo de subwoofer


Os sistemas de som automotivo geralmente precisam de tipos exclusivos de subs que podem reproduzir graves em espaços apertados. Abaixo estão alguns dos tipos comuns de subwoofers que você pode instalar em seu carro.

Subwoofers de componentes


Os subwoofers componentes são ideais se você decidiu personalizar o sistema estéreo do seu carro.

Esses tipos de subs vêm apenas como alto-falantes (sem gabinete) e, portanto, precisam ser estrategicamente instalados em uma caixa (do seu estilo preferido) para produzir um som de alto nível. Você pode obter subs de componentes em uma variedade de tamanhos de 8 a 15 polegadas.

Inscrições Inclusas


Os subs inclusos já vêm montados em um gabinete e requerem amplificadores externos.

Eles são ótimos para iniciantes que não desejam personalizar seu sistema de som automotivo. De qualquer forma, você ainda precisará escolher o tipo certo de gabinete, dependendo de suas necessidades de áudio exclusivas.

Subs Motorizados


Esses tipos de subwoofers são ótimos para modelos de carros pequenos com pouco espaço no porta-malas.

Os subwoofers alimentados são únicos, pois combinam um amplificador e o subwoofer em um gabinete, permitindo economizar espaço. Apesar de não serem os mais fortes, são ideais para carros pequenos e graves mais suaves.

E embora os subwoofers com alimentação sejam compactos e bastante fáceis de instalar, eles não têm tanta potência quanto os subwoofers maiores. No entanto, não julgue esses subs compactos por seus tamanhos pequenos, pois eles ainda podem produzir graves maciços.

Sensibilidade


A classificação de sensibilidade de um subwoofer refere-se à quantidade de energia que uma unidade precisa para produzir som em um determinado volume.

A classificação de sensibilidade é frequentemente expressa como nível de pressão sonora (SPL). Um subwoofer com uma alta classificação SPL não exigirá muita energia de uma unidade principal para reproduzir sons em volumes altos.

Mas se sua unidade principal ou amplificador tiver classificações de baixa potência, é melhor combiná-lo com um sub com uma classificação SPL alta.

Impedância


A impedância do seu subwoofer refere-se à sua resistência elétrica. A maioria dos subwoofers automotivos vem com uma classificação de impedância de 4 ohms, mas você também pode encontrar subwoofers de 2 ohms e 1 ohms.

Como pode ser visto, o tamanho e o tipo de subwoofer que você instala determina o som produzido pelo sistema estéreo do seu carro. Embora o tamanho seja importante, você também deve considerar fatores como a potência total de saída e a impedância do seu sistema estéreo.

Idealmente, o subwoofer que você compra deve ser compatível com a unidade principal do seu carro.

Resumindo:você deve comprar um ou dois subwoofers para o carro?


Se você tiver um espaço grande o suficiente em seu carro, instalar dois subwoofers parece ser vantajoso, especialmente porque eles reduzirão a carga de trabalho geral em outros alto-falantes.

Dois subwoofers também reduzirão a ressonância e melhorarão a distribuição dos graves dentro do carro, o que geralmente é um problema ao lidar com subwoofers únicos.

No entanto, um único subwoofer também funcionará bem, desde que você invista em uma unidade de alta qualidade que seja poderosa o suficiente para reproduzir baixas frequências sem distorção.

Fontes


Autos:preciso de dois subwoofers vantagens que vários subs trazem

Crutchfield:Guia de compras de subwoofers para carros

M8audio:Por que dois subwoofers são seriamente melhores que um

Cnet:Como parar de se preocupar com a impedância do alto-falante