>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Como aumentar o volume dos subwoofers fora do carro?


Se seus subwoofers não estão produzindo o volume desejado, pode ser porque eles não são otimizados para tocar fora do carro.

Os subwoofers produzem baixas frequências e requerem mais potência do que outros alto-falantes para funcionar corretamente. Mas, como você pode tornar os subwoofers mais altos fora do carro? Vamos descobrir.

Em geral, para aumentar o volume do subwoofer fora do carro, você deve certificar-se de que o subwoofer está recebendo a potência máxima possível e, se isso ainda não for suficiente, adicione outro amplificador. Também é importante adicionar pelo menos um segundo woofer e instalá-lo no compartimento portado com o alto-falante voltado para a janela traseira do carro.

Os subwoofers foram inicialmente projetados como um componente interno de um som automotivo, mas se o seu sistema não estiver atingindo todo o seu potencial, veja o que você precisa fazer para otimizá-los para uso externo.

O que torna o subwoofer do carro alto?


Para tornar os subwoofers altos fora do carro, você precisa entender como eles funcionam dentro.

Primeiro, os subwoofers são projetados para reproduzir todas as frequências de até 150 Hz. Alguns modelos podem chegar a 20 Hz, mas isso depende principalmente do tamanho. Então eles também reproduzem baixo ou instrumentos eletrônicos que tocam nessas frequências.

Uma coisa a lembrar, se o seu subwoofer não conseguir atingir essas frequências mais baixas, ele não soará alto e profundo o suficiente a uma distância maior.

Sensibilidade


A sensibilidade é medida em 1W @ 1m, mas essa não é a única coisa que você deve procurar.

A sensibilidade também está diretamente relacionada ao SPL máximo, e isso depende da potência do amplificador e de quão alto ele pode ir sem começar a cortar.

Normalmente, o SPL sozinho diz mais sobre o volume do que a sensibilidade. Por exemplo, um subwoofer com um SPL máximo mais alto tocará no volume de referência a um metro de distância do seu carro do que um subwoofer com um SPL mais baixo.

Além disso, observe que o volume varia de acordo com a sensibilidade, então você notará que um subwoofer com sensibilidade de 98dB será mais alto que outro com apenas 88dB na mesma frequência.

Tamanho do subwoofer


Uma coisa que mais importa quando se trata da profundidade dos graves é o tamanho do subwoofer.

Subs maiores podem tocar alto e profundo o suficiente para suas necessidades, mas podem ser grandes demais para o seu porta-malas, dependendo do tipo de carro que você possui. Em suma, os subs maiores geralmente jogam mais fundo do que os menores.

Ao instalar o subwoofer, você deve colocá-lo em uma área aberta, onde possa preencher os graves com o mínimo de interferência de obstáculos ao redor do alto-falante ou da estrutura interna do carro.

É por isso que é importante colocar o woofer na posição de modo que o cone fique voltado para a porta traseira e não para os bancos traseiros.

Tipo de Anexo


Outro fator crítico para o volume é o tipo de gabinete que você deseja usar. Embora os gabinetes selados sejam incríveis para a qualidade do som, eles não são tão barulhentos quanto os portados.

Os subwoofers mais altos usam portas para reflexo de graves adicional, o que maximiza sua sonoridade graças ao fluxo de ar irrestrito.

Isso pode ser facilmente visto quando você olha para os subwoofers, e se você vir um canal aberto (porta), isso significa que o sub vai tocar graves profundos.

A única desvantagem dos gabinetes com portas é que eles não são muito precisos na qualidade do som, mas isso não será um problema se você procurar apenas o volume.

Capacidade de manuseio de energia


Ao escolher o subwoofer, não se esqueça do manuseio de energia. O alto subwoofer é aquele que pode lidar com mais potência devido ao ímã maior e às enormes bobinas de voz que podem dissipar grandes quantidades de energia.

Mas não olhe apenas para o poder como um único parâmetro a ser considerado. Por exemplo, um subwoofer potente de 10″ com baixa sensibilidade não será mais alto que um subwoofer de 15″ menos potente com uma sensibilidade maior em 3dB.

Ao olhar para a potência, lembre-se sempre de verificar a potência real contínua RMS, em vez de uma potência de pico, que pode ser duas vezes maior.

Os produtores usam esse truque para enganar os compradores dizendo que um subwoofer específico tem 2.000W, mas, na realidade, esse é um volume de pico, enquanto a potência real pode ser de 800W RMS.

Como colocar um subwoofer para obter os melhores efeitos sonoros?


Colocar o sub na posição errada pode minimizar sua experiência de áudio e os graves produzidos podem soar abafados. Portanto, você precisa obter a melhor posição para os subwoofers no carro.

Se você dirige um caminhão grande ou SUV, tem muito espaço para brincar com o subwoofer, mas há algumas limitações para carros com baús menores.

A melhor posição para qualquer subwoofer de carro no porta-malas é quando há espaço suficiente na frente do cone e próximo à porta para permitir que o ar flua livremente.

O fluxo de ar irrestrito não comprometerá o efeito de reflexo de graves e você poderá ouvir os sons de uma grande distância.

Idealmente, se o gabinete estiver deitado com os cones voltados para a parte superior ou para a parte traseira do carro. Tente evitar colocar subwoofers cujos alto-falantes estejam voltados para os bancos traseiros.

Devo adicionar outro subwoofer de carro?


Se você tiver espaço suficiente no porta-malas, poderá instalar uma caixa grande com dois ou mais woofers para melhor desempenho.

Isso criará um efeito de volume extra e você não precisará usar alto-falantes muito grandes porque dois bons subwoofers de 10″ serão mais altos que um de 15″. Eles podem não tocar nas frequências mais profundas abaixo de 20Hz, mas serão mais altos.

Por exemplo, Skar Audio Dual 10″ com 2.000W RMS sintonizado em 32Hz pode separar seu tronco. Se você tiver um porta-malas maior, experimente um Skar Audio Dual 12″ que funciona com 2.500W RMS, e isso é um verdadeiro monstro.



A única coisa em relação ao 12″, você precisa alimentá-lo com algo como Hifonics BXX4000.1D Brutus para o melhor efeito.

Mas com a combinação acima e janelas abaixadas, tente não aumentar o volume pela metade.

De quanta energia meus subwoofers precisam?


A energia que você deseja fornecer para seus subs depende da potência RMS deles. Portanto, a potência RMS é a primeira coisa que você deseja observar ao combinar o amplificador adequado.

A potência do amplificador deve estar entre 1x a 1,5x a potência RMS do subwoofer para obter o melhor efeito. O amplificador tem que ser mais potente que um subwoofer porque esta reserva de energia reduz ou elimina totalmente o risco de corte nos volumes mais altos.

Se seus subwoofers possuem 2.500W RMS como o Skar Audio Dual 12″, o amplificador deve ser de 3.000 e 4.000W RMS.

Lembre-se de que também a impedância do subwoofer e do amplificador deve corresponder. Se você tem um sub suportando 1ohm, o amplificador também tem que trabalhar com 1ohm.

Além disso, sempre compre o amplificador para combinar com o subwoofer e não o subwoofer para combinar com o amplificador.

Como devo ajustar o amplificador para o volume?


Instalar um subwoofer e um amplificador pode tornar o som do seu carro mais dinâmico, mas apenas instalar esses componentes não é suficiente.

Para obter os melhores resultados, você deve ajustar as configurações no amplificador. No entanto, se você não se incomodar com ajustes adicionais, haverá distorção ou sons graves enlameados, o que em alguns casos é pior do que não ter nenhum sub, por isso é importante saber como isso funciona.

Os amplificadores têm vários filtros que devem ser cuidadosamente ajustados para obter o melhor efeito. O mais importante é um filtro passa-baixa (LPF) e um filtro passa-alta (HPF) que corta do sub todas as frequências com as quais você não quer trabalhar.

Se você quiser afinar o amplificador sozinho, abaixo estão alguns passos básicos para que você possa desfrutar de graves claros e altos:
  1. Diminua o ganho do amplificador do subwoofer.
  2. Aumente o filtro passa-baixa.
  3. Desative o reforço de graves.
  4. Ligue a unidade principal e verifique se todas as configurações do equalizador estão definidas como zero.
  5. Toque música dinâmica, mas não aumente o volume acima de 50%.
  6. Aumente lentamente o ganho do amplificador até ouvir um ruído de corte.
  7. Reduza o ganho até que a distorção desapareça, geralmente desaparece com uma redução de -6dB.
  8. Abaixe o filtro passa-baixas até ouvir apenas graves sem nenhuma frequência média. Em alguns casos, pode ser necessário reduzi-lo em mais da metade.

Se você não estiver satisfeito com o resultado e seu amplificador tiver um reforço de graves, ligue o reforço de graves e repita o processo de ajuste acima.

Preciso insonorizar o carro para um baixo melhor?


Os subwoofers criam enormes vibrações a partir dos graves e devem ser instalados de forma estável para que você não ouça o carro inteiro tremendo.

Enquanto alguns veículos têm amortecimento de som básico, principalmente na área do piso, o que reduz um pouco o ruído do escapamento e a temperatura, isso não é suficiente para os graves do carro.

A aplicação de amortecimento de som que cobre todo o piso e também sela quaisquer aberturas nas portas melhorará significativamente o desempenho do sistema de áudio do seu carro, especialmente a distribuição de graves dentro e fora da cabine.

Os painéis de amortecimento de som não apenas tornarão toda a cabine mais vedada, mas a borracha extra nos painéis de metal impedirá o carro de chacoalhar.

Para mim, o melhor para o porta-malas é a espuma espessa de amortecimento de som Siless Liner 157 . Você pode aplicá-lo em todo o piso do carro, teto e painéis laterais.

Devido à sua espessura, cria uma excelente barreira sonora e anula todos os sons vindos do exterior. Na verdade, você ouve apenas música cristalina e sente chutes profundos do subwoofer.

Conclusão


Fazer um subwoofer de carro alto do lado de fora não é difícil, mas há alguns pontos-chave que você deve lembrar:
  • Número de subwoofers
  • Potência do amplificador
  • Tipo de gabinete
  • Afinação adequada das configurações do amplificador
  • Amortecedor de som

Com todos os itens acima, se aplicados corretamente, você terá que ter cuidado e não tocar música muito alta em público.

Esse sistema é alto o suficiente não apenas para seu uso pessoal, mas também pode incomodar outros motoristas na estrada e os vizinhos.

Se você estiver procurando por subwoofers altos do lado de fora, você deve definitivamente considerar o Skar Audio Dual 12″ da linha superior EVL ou seu irmão menor Skar Audio Dual 10″ .

Ambos são extremamente barulhentos e você não ficará desapontado com o barulho do lado de fora do seu carro.