>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Definição de subwoofers de ar livre – equívocos, usos e dicas comuns

Adicionando graves sem desperdiçar espaço


Ultimamente, tem havido muita discussão nos círculos de áudio automotivo sobre as vantagens e desvantagens dos subwoofers de ar livre. Algumas pessoas gostam deles, outras não, mas o que notamos no CarAudioNow.com é a enorme confusão sobre o que é um subwoofer de ar livre, como ele funciona e quais são as diferenças de configurações de defletores infinitos ou subwoofers tradicionais em caixa .

Em um esforço para esclarecer os equívocos e fornecer as melhores informações e conselhos sobre subwoofers de ar livre, entramos em contato com instaladores profissionais. Eles deram sabedoria e dissiparam mitos sobre essas configurações de economia de espaço para que possamos muni-lo com o conhecimento necessário para tomar a decisão certa antes de investir muito dinheiro em uma configuração que você não tem certeza de que atenderá aos seus desejos.

O que é um subwoofer de ar livre?


Vamos divulgar isso imediatamente, o mais simples possível:um subwoofer de ar livre é um alto-falante especialmente projetado que não requer instalação em um gabinete. A montagem típica é através da prateleira traseira do seu carro ou em um painel montado no porta-malas. Como um submarino de ar livre não precisa de uma caixa enorme, essas configurações manterão o espaço em seu porta-malas aberto para todo esse lixo.

Qualquer Sub pode ser montado “Ar Livre”?


De volta à idade da pedra do áudio automático, quando estávamos tentando bombear o baixo de um toca-fitas em um Chevy Caprice 1984, a montagem de ar livre no deck era comum. Mas, esses alto-falantes - normalmente entre 5 "e 6" x 9"s - não movem o ar da maneira que as configurações modernas fazem. Os carros de hoje aproveitam décadas de experiência em isolamento de som, isolamento e design adequado de alto-falantes, ao contrário do velho Caprice enferrujado. Esses mesmos alto-falantes soariam como lixo em um BMW ou Acura moderno.

A razão é bem simples:quanto mais potência você colocar em um alto-falante, mais distorção você experimentará. Ao montar um subwoofer no deck traseiro, você está tentando obter um desempenho que o alto-falante não deveria fornecer. Um subwoofer produz graves movendo o ar na frente e atrás do alto-falante. Essas ondas são iguais, mas 180 graus fora de sincronia. O que tende a acontecer quando o ar livre monta um sub padrão é que o som é melhor atrás do alto-falante do que na frente dele. Ótimo para festas de tailgating, não tão bom para dirigir por aí. Esta é a principal razão pela qual a maioria das lojas de áudio se recusa a instalar um sub de ar não livre em sua prateleira de pacotes. Eles sabem que você voltará, reclamando da má qualidade do som e da quantidade de barulho que seu carro está fazendo.

Por que os subwoofers são instalados nas caixas


À medida que a tecnologia dos alto-falantes avançava, as caixas secundárias tornaram-se atualizações padrão para sistemas estéreo de estoque. Uma caixa secundária contém o movimento do ar da parte traseira dos alto-falantes. O ar dentro da caixa age como uma mola para empurrar o ar para frente. É daí que vem aquela resposta de graves profunda e sentida no intestino. Claro, a desvantagem é a quantidade de espaço que uma caixa de subwoofer ocupará em seu porta-malas. Um ótimo baixo é incrível, mas quando você tem que pedir a sua namorada para segurar sacolas de compras no colo porque seu baú está cheio de alto-falantes, não é legal.

E as configurações de defletores infinitos?


Aqui está outro termo que está causando total confusão nos dias de hoje. Muitas pessoas têm a impressão de que um sistema de defletores infinito não usa uma caixa, ou que submarinos de ar livre e submarinos de defletores infinitos são na verdade a mesma coisa. Para esclarecer isso, os subwoofers de ar livre funcionam sem caixa, enquanto os sistemas de defletores infinitos usam um espaço grande e selado - como o porta-malas do seu carro. Ambos os alto-falantes são montados de forma semelhante, geralmente sob a prateleira do pacote ou contra o banco traseiro. Eu sei que parece que eles são quase iguais, e é daí que vem toda a confusão.

Um sistema de defletores infinito exigirá modificações extensivas para garantir que nenhuma parte das ondas traseiras interfira nas ondas dianteiras. Os instaladores fazem isso com uma placa defletora e funciona muito bem quando o espaço aéreo real é mais de 10 vezes o volume de ar que o alto-falante precisa. Para os entusiastas de áudio automotivo, isso significa instalar subwoofers que operam dentro dos limites do espaço aéreo no porta-malas. Um alto-falante muito grande ou um baú muito pequeno não produzirá graves da maneira que você deseja.

A ideia é basicamente projetar um sistema no qual o ouvinte esteja efetivamente dentro a caixa do subwoofer. Isso significa muitas modificações, construção cuidadosa e design de vedação e montagem e, finalmente, no áudio do carro, alguns compromissos. Um subwoofer de ar livre basicamente elimina a complexidade de uma configuração infinita de defletores para criar graves de excelente som sem o esforço adicional de selar o gabinete.

O que é melhor – Baffle infinito, ar livre ou caixa tradicional?


Você precisará determinar qual sistema funcionará melhor para a maneira como você usa seu veículo ou barco. O tamanho dos alto-falantes do subwoofer geralmente significa que você perderá espaço interno significativo, principalmente se desejar subwoofers de 10 ”ou maiores. As caixas de subwoofer ocuparão muito espaço em seu porta-malas, mas mesmo um sistema de defletores infinito exigirá que você faça concessões em espaço e funcionalidade.

Muitos drivers hoje obtêm excelente resposta de graves de subwoofers de ar livre de alta qualidade emparelhados com um amplificador de boa qualidade. A facilidade de instalação e o número limitado de modificações são uma grande vantagem para os subwoofers de ar livre. Se o seu carro tiver espaço limitado na prateleira do pacote, você pode se deparar com um compromisso entre o tamanho do alto-falante e a saída. A maioria das instalações exigirá que você use defletores e sele seu porta-malas, mesmo com um submarino de ar livre.

Um gabinete de subwoofer selado ou com portas sempre fornecerá as frequências de graves mais claras e profundas, desde que você esteja usando a caixa do tamanho certo para seus alto-falantes. Alto-falantes enormes em uma caixa pequena não vão te dar o resultado que você procura. Imagine que você precisará de uma caixa de 2” a 3” maior que a dimensão do seu alto-falante. Para um subwoofer de 10", isso significa uma caixa de aproximadamente 13" x 13" x 15". Adicione seu amplificador e você poderá ver rapidamente quanto espaço esse alto-falante ocupará.

Compromissos a serem considerados ao escolher subwoofers


Picking the right setup for your vehicle depends on the type of vehicle and the way you plan to use your car. If having a usable trunk is important to you, an infinite baffle system is the wrong choice. A free air setup works best in space limited applications, like smaller cars or vehicles that don’t have a lot of space.

If you decide to run an infinite baffle system, there are some things you must take into consideration. An infinite baffle system can hit lower frequencies than a boxed sub, but you also must be careful about the amount of power you push into the speaker.

Infinite baffle subwoofers can easily exceed xmax, which is the amount of movement the voice coil can move in one direction without leaving the magnetic field of the coil. Too much power and you will get bad distortion that will eventually destroy your subwoofer. The limited movement of the voice coil prevents the subwoofer from maximizing its bass potential.

Tips for Installation of a Free Air Subwoofer


Free air subwoofers don’t require the level of sound wave isolation that infinite baffle systems do. The subwoofers are also less susceptible to distorted sound response when you have things in your trunk that interrupt the sound waves.

With that said, the better job that you do of isolating the sound waves from interfering, the better sounding sub you will have. A typical mounting where the free air subwoofer is installed through the rear deck should incorporate sound absorbing and vibration absorbing materials, like Dynamat. You might even want to reinforce the rear deck to reduce rattles and vibrations. A more rigid surface will improve the speaker response.

If you are mounting a free air speaker to the back of your rear seats, your setup will benefit from using a baffle board. A sealed surround helps the speaker to sound better. Free air subwoofers often lack punchy bass. Your efforts to insulate will reward you with a better sounding system.

You need to consider the alterations that either a free air or infinite baffle system will require. If your subs are mounting through your package tray, you will need to make large holes that can’t easily be repaired. Insulation and sealing of the trunk adds some weight, and an infinite baffle system will suffer if you have items stored in the trunk.

Owners of cars with small trunk spaces may be better off considering using a small ported sub box in their trunk, rather than a free air sub. The bass response will be significantly better from a ported box than from a small trunk.

Conclusion


There are lots of good subwoofers on the market today that are designed for free air mounting. If you buy good-quality speakers, power them with a sensible amplifier, and insulate your car properly, either a free air or infinite baffle design will produce a nice bass response in your ride. In our next article, we will take a look at the best free air speakers you can buy.