>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Amplificador para carro

Posso instalar vários amplificadores no meu carro?

Posso instalar vários amplificadores no meu carro?


Uma pergunta comum que a maioria das pessoas novas no áudio do carro quer saber é se eles podem instalar vários amplificadores ou se estão limitados a apenas um amplificador em seu carro.

Atualizar o sistema estéreo do seu carro com um amplificador e alto-falantes extras faz uma enorme diferença na sua experiência de audição. A maioria dos audiófilos constrói um sistema de som automotivo de reposição de forma constante, mas o que acontece se você quiser adicionar um segundo ou até um terceiro amplificador.

Isso é possível em um veículo? Bem, a resposta para isso é um retumbante sim, mas há algumas coisas que você deve considerar.

O motivo mais comum para conectar mais de um amplificador é ter um amplificador multicanal para os alto-falantes principais e um segundo amplificador monobloco para um subwoofer.

Os amplificadores multicanal estão melhorando e alguns até utilizam tecnologias A/B e D para torná-los melhores para quem deseja os melhores e mais eficientes amplificadores para seus drivers específicos.

Algumas pessoas não gostam de usar apenas um amplificador para um sistema estéreo de carro completo, no entanto. E há benefícios em usar mais de um amplificador. Se for você, há algumas coisas para pensar antes de comprar um segundo ou terceiro amplificador.

Coisas a considerar…


Para instalar mais de um amplificador em seu carro, você deve considerar coisas como espaço, se o cabo de alimentação é suficiente, o aterramento de cada amplificador instalado e se o controle remoto é capaz de operar mais de um amplificador.

Se você decidir usar vários amplificadores, o processo de fiação de vários amplificadores é semelhante às configurações de amplificadores únicos. Você tem algumas opções, mas é importante levar em consideração o aumento do consumo atual em qualquer caso.

O sistema de carregamento do seu carro deve ser poderoso o suficiente para operar vários amplificadores. E se você achar que seus amplificadores estão funcionando muito, talvez seja necessário atualizar seu alternador ou obter um capacitor externo que dará ao seu amplificador um aumento de potência quando necessário.

Prós e contras de vários amplificadores versus um amplificador multicanal


Existem benefícios para ambas as instalações, e muitas pessoas optam por um motivo ou outro por causa das finanças, mas se você estiver atualizando, deve gastar um pouco mais se beneficiar seu sistema.

Os benefícios de instalar vários amplificadores é que seus drivers provavelmente soarão melhor e mais altos, especialmente seu subwoofer. A maioria dos amplificadores de 5 canais são bons o suficiente para a maioria das pessoas, mas os subcanais são limitados em comparação com os melhores amplificadores monobloco.

A clareza de sua música, portanto, deve melhorar, mas não pense que um amplificador multicanal não fará um bom trabalho, porque fará e a diferença não será um grande fator, a menos que você seja um verdadeiro audiófilo.

Claro, se você tiver mais de um amplificador e um quebrar, você pode simplesmente substituir esse amplificador. Se você tem apenas um amplificador de 4 canais executando seu sistema e ele quebra, você precisa substituí-lo, mas eles são mais caros do que amplificadores de um ou 2 canais.

O principal benefício de ter um amplificador multicanal é que ele deve ocupar menos espaço, portanto, se você tiver um tronco pequeno, isso deve ser considerado.

Um único amplificador também é mais fácil de instalar. Não deve ser um grande fator em sua decisão, mas você não precisará obter um bloco de distribuição de energia ou qualquer equipamento extra para dividir os fios.

Fiação de vários amplificadores


Se você estiver conectando um ou vários amplificadores, a prática deve ser a mesma para a instalação. Isso significa obter energia da bateria e passar um único cabo para todos eles ou um cabo separado para cada amplificador.

Pessoalmente, prefiro usar a opção de cabo único, pois é uma configuração mais limpa. Para isso, certifique-se de obter a bitola de fio mais grossa que funcionará para o seu sistema. O tamanho do cabo de alimentação que você precisa dependerá das demandas gerais de corrente de todos os amplificadores em seu sistema.

Para resolver isso, há alguns fatores diferentes a serem considerados, como comprimento do fio, quão eficientes são seus amplificadores, qual resistência etc. Há um gráfico abaixo, que é um bom guia. É baseado em uma perda de ½ volt em seu cabo de alimentação e, como você pode ver, a perda geral de eficiência de um amplificador A/B e D.

Há também uma boa calculadora de bitola de fio aqui, mas geralmente se você estiver instalando vários amplificadores, precisará de algo maior do que o manual do seu amplificador único. Portanto, se o seu manual diz para usar um fio de alimentação de 8 ou 4 AWG, pode ser necessário usar um fio de alimentação principal de 2 AWG ou 1/0 AWG.

Você passará esse fio mais grosso de sua bateria, através de seu firewall e conectá-lo a um bloco de energia de distribuição fundido. Este bloco de distribuição deve estar o mais próximo possível dos amplificadores, e seu único cabo deve ser o mais longo de cada cabo de alimentação.

O bloco de alimentação também pode ser usado como uma conexão de aterramento ao seu chassi, e você também pode usá-lo para qualquer outra peça de áudio do carro, se necessário.

No lado de saída do bloco de alimentação, você terá dois fios indo para ambos os amplificadores, e estes devem ser um AWG menor, aquele que seu manual do amplificador realmente recomenda.

Confira este artigo para instalar um amplificador em seu carro.

Fiação dos fios de ativação remota


Se você estiver usando vários amplificadores, poderá descobrir que um fio de ativação remota não é adequado e, portanto, precisará conectar os dois amplificadores à unidade principal.

A maneira mais limpa de fazer isso é passar uma única volta no fio da unidade principal para um relé, o que permitirá que você execute fios remotos de amplificador separados para cada amplificador.

Você deve conectar o relé à caixa de fusíveis ou diretamente à sua bateria, o que garantirá que você nunca receba nenhuma sobrecarga de corrente.

Se a sua unidade principal não tiver um fio remoto, você terá que conectá-lo à caixa de fusíveis. Para obter informações completas sobre isso, confira este artigo.

Conectando seus amplificadores e unidade principal juntos


A maneira como você conecta seus amplificadores à unidade principal dependerá do sistema que você possui. Se você tiver um rádio automotivo de boa qualidade, ele deve ter saídas de pré-amplificador suficientes, o que fornecerá as conexões mais limpas de cada equipamento.

Se sua unidade principal não tiver saídas de pré-amplificador suficientes, você poderá conectar seus amplificadores conectando as saídas de passagem em seu primeiro amplificador às saídas de pré-amplificador em seu outro amplificador.

Se seus amplificadores não possuem as funções de passagem, você sempre pode usar um adaptador Y para dividir o sinal entre seus amplificadores e executá-lo na unidade principal.

Se sua unidade principal não tiver saídas de pré-amplificador, talvez seja necessário usar um conversor de saída de linha. Isso permitirá que você toque nos fios do alto-falante e crie uma saída RCA. Se você deseja instalar um conversor de saída de linha, confira este artigo para obter um guia passo a passo.

A instalação de vários amplificadores é factível e pode enriquecer seu palco sonoro


À medida que as pessoas procuram o melhor sistema de som para seu carro, elas procuram atualizar seus equipamentos. Alto-falantes de reposição merecem um amplificador e, claro, um subwoofer precisa de um amplificador.

Você pode obter amplificadores multicanal, é claro, e eles são excelentes e melhores para muitas pessoas. Mas se você já possui um amplificador e não quer gastar tanto dinheiro em um multicanal quando pode obter um amplificador monobloco ou de 2 canais, tudo bem.

É preciso apenas um pouco mais de fiação, dispositivos para distribuir a fiação separadamente, mas a configuração é praticamente a mesma de uma configuração de amplificador único.

Seja qual for a sua escolha, você definitivamente deve começar a atualizar seu sistema de som, porque a diferença será alucinante.

Que tal deixar os alto-falantes do seu carro mais altos sem um amplificador! Isso pode ser feito, confira este artigo para obter informações…