>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Áudio e Vídeo Mídia

Áudio universal Apollo Twin Audio Interface | Revise, configure e teste


Quando finalmente decidi encomendar minha interface de áudio Universal Audio Apollo Twin, (serei honesto), fiquei um pouco inseguro se valeria a pena o dinheiro. Não foi fácil clicar no botão “Comprar agora”, sabendo que eu poderia obter uma interface de 2 canais diferente por uma fração do custo.

Avançando rapidamente para hoje (depois de usar o Apollo Twin por algumas semanas), posso dizer com segurança que valeu a pena o investimento - para mim . Mas essa interface é adequada para todos?

Se você está tentando decidir se deve comprar uma interface Apollo Twin, achará este post muito útil. Mostrarei os recursos que tornam essas interfaces tão boas, demonstrarei alguns desses recursos com exemplos de áudio e, no final, você terá uma ideia melhor de por que essa interface é ou não a escolha certa para vocês.







A propósito, esta NÃO é uma postagem patrocinada!

Portanto, você não precisa se preocupar com nenhum viés neste vídeo. Estou aqui para mostrar o bom, o ruim e o feio… Felizmente, com essa interface em particular, é principalmente bom.

Se você clicar em qualquer um dos links de produtos nesta postagem, uma parte de sua compra será direcionada para a Audio University sem nenhum custo extra para você. Mas isso acontecerá mesmo se você decidir comprar uma interface diferente - é apenas uma maneira de apoiar o canal para ajudá-lo a decidir por ou contra este produto.

Agora, vamos começar.

O que torna as interfaces UAD Apollo tão boas?


A maior diferença entre as interfaces Apollo e a maioria das outras interfaces de áudio é o DSP integrado, ou processamento de sinal digital. Usando os processadores integrados a essas interfaces, você pode reduzir a latência para quase zero.

A latência é o atraso causado pelo processamento do sinal.

Você provavelmente já experimentou latência ao gravar com monitoramento de entrada. Para mim, isso é um grande problema ao gravar vocais ou guitarra elétrica.

Com minha interface antiga, sempre havia um atraso sutil (ou não tão sutil) entre o momento em que tocava uma nota na guitarra e o momento em que ouvia essa nota pelos fones de ouvido.

O atraso foi resultado do sinal tomando seu caminho da minha guitarra, através da minha interface, no meu computador, através da DAW e plugins, e de volta da minha interface para os meus fones de ouvido.

A latência torna a execução de uma boa tomada quase impossível, especialmente ao reproduzir faixas existentes.

As interfaces Apollo lidam com o monitoramento de entrada de maneira um pouco diferente. Em vez de passar o sinal pelo computador, o sinal é processado diretamente na própria interface, reduzindo a latência a basicamente nada.

Isso significa que quando toco meu violão ou canto, o monitoramento é muito mais natural em meus fones de ouvido.

Além disso, você tem acesso a um punhado de plugins Universal Audio, que são alguns dos melhores do mundo – pré-amplificadores, EQs, compressores, reverb…

É como ter um rack de equipamentos analógicos vintage na ponta dos dedos, algo que eu nunca imaginei que experimentaria.

Você não apenas pode executar esses plugins para monitoramento de entrada, mas também pode carregá-los em sua DAW e usá-los junto com seus outros plugins favoritos para mixagem.

Qual ​​é a diferença entre o Apollo Twin DUO e o Apollo Twin QUAD?


Agora que você sabe o que o DSP integrado faz, é mais fácil entender a diferença entre as várias interfaces do Apollo.

Você notará que o Apollo Twin vem em algumas versões diferentes. A diferença entre cada um deles é o número de núcleos de processamento integrados à interface.

Eu tenho o Apollo Twin DUO, o que significa que ele tem um processador dual-core. O Apollo Twin QUAD possui um processador quad-core.

O que isso significa para você? Quanto mais núcleos, mais plugins UA você pode executar simultaneamente.

Se você planeja usar muitos plugins UA em grandes sessões com muitas faixas, provavelmente desejará a versão QUAD.

No entanto, estou muito satisfeito com o DUO. Raramente fico sem plug-ins DSP para UA – e se o fizer, posso usar outros plug-ins que são executados no processador do meu computador.

Desembalagem


Vamos dar uma olhada no que vem dentro da caixa.

Dentro, você encontrará a interface, uma fonte de alimentação com trava e instruções para registrar sua interface e os plug-ins incluídos.

Você notará que não há um cabo Thunderbolt incluído. Vou ser honesto, isso é uma espécie de tapa na cara.

Você pode encomendar o cabo na Amazon. Dependendo do tipo de conexão que você possui em seu computador, você precisará de um cabo Thunderbolt 2 ou Thunderbolt 3. Você pode até precisar de um adaptador Thunderbolt para Thunderbolt 3.

Qualidade de construção


Quando recebi minha interface pelo correio, fiquei agradavelmente surpreso com a qualidade de construção. É quase duas vezes mais pesado que o Focusrite Scarlett 2i2 e parece muito mais robusto.

O botão, os botões e as conexões parecem resistentes e todo o chassi é de metal.

Essas interfaces ficam bastante quentes, mas isso é só porque elas precisam ficar frias por dentro sem causar muito barulho com os ventiladores. Esta interface é extremamente silenciosa, o que é essencial para gravação e mixagem.

Configurações e recursos


O que aprendi é que as interfaces Apollo são como um console de mixagem virtual. A superfície de controle pode parecer básica, mas há muito que você pode fazer aqui mesmo no painel frontal.

Controles


O botão principal é usado para controlar o ganho de entrada e volume de saída. Você só precisa selecionar qual parâmetro deseja controlar. Você pode alternar entre a entrada 1 e 2 usando este botão 'Pré-amplificador'. Você pode alternar entre o volume de saída do monitor e do fone de ouvido usando o botão 'Monitor'.

Ao controlar o nível do pré-amplificador de entrada, você tem as seguintes opções:
  • Nível do microfone/nível da linha
  • Filtro passa-altas
  • Phantom Power
  • Almofada
  • Interruptor de polaridade
  • Link (para gravação em estéreo)

Ao controlar o nível de saída do monitor ou do fone de ouvido, você tem as seguintes opções:
  • Microfone de resposta (vamos analisar isso mais tarde).
  • Dim (reduz o nível de saída do “Monitor” em -20 dB)
  • Mono
  • Silenciar
  • ALT (para monitores alternados)

Conexões do painel traseiro


Na parte de trás da interface, você encontrará um botão liga/desliga e as seguintes conexões:
  • Dependendo do modelo que você está usando, você encontrará um Thunderbolt ou Thunderbolt 3
  • (2) entradas combinadas XLR/¼ de polegada
  • (2) saídas de monitor de ¼ de polegada
  • (2) saídas de linha de ¼ de polegada
  • Entrada óptica Toslink (para conectar pré-amplificadores ou outras fontes com ADAT ou SPDIF)

Conexões do painel frontal


Na parte frontal da interface, você encontrará as seguintes conexões:
  • Entrada de instrumento Hi-Z
  • Saída de fone de ouvido

Lembre-se – esta entrada de instrumento substitui a entrada 1 na parte traseira. Você só pode usar um de cada vez.

Teste de pré-amplificador de microfone


Eu tenho um Shure SM7b – um microfone que é notório por precisar de muito ganho de pré-amplificador. Ao usar o SM7b com a maioria das interfaces, você precisará usar um Cloudlifter ou outro amplificador de sinal.

Os pré-amplificadores Apollo Twin são capazes de fornecer ganho suficiente para minha voz através deste microfone, mesmo sem um Cloudlifter.

Em comparação com a maioria das interfaces que usei no passado, os pré-amplificadores do Apollo têm pouco ruído inerente. Na prática, isso significa que você pode gravar fontes de som silenciosas e sobrepor mais faixas sem experimentar um acúmulo significativo de ruído.

Você pode ouvir o teste por si mesmo no vídeo no topo desta página.

Teste de entrada de instrumento e guitarra DI


Como eu disse antes, a interface Apollo vem com alguns plugins UA, incluindo um simulador de amplificador de guitarra e um simulador de amplificador de baixo.

Eles são uma opção muito realista e de baixa latência para gravar um amplificador de qualidade profissional sem o custo e o ruído de um amplificador real.

Você pode ouvir o som desses simuladores usando a entrada de instrumento de ¼ de polegada na frente da interface no vídeo no topo desta página.

Teste de latência


A latência de ida e volta é o tempo que leva para um sinal passar da entrada da interface, pela DAW, e voltar pela saída da interface.

Como você pode ver nos resultados do teste abaixo, a latência de ida e volta do Apollo Twin é quase inexistente. A latência ao monitorar através do DSP integrado é ainda melhor!

A latência dessas interfaces é tão baixa que nem tenho certeza se é possível notar. Para mim, parece que estou apenas monitorando através de um console analógico.

Teste do amplificador de fone de ouvido


O amplificador de fone de ouvido nesta interface é muito poderoso. Com meus fones de ouvido Audio-Technica ATH-M50x, eu nunca aumentei o volume além da metade.

Se você usa fones de ouvido que são notoriamente famintos por energia, espero que não tenha problemas para obter toda a energia necessária com essa interface.

Teste de microfone de retorno


A interface Apollo Twin também possui um recurso de intercomunicação. O recurso talkback é útil se você gravar outros músicos.

Imagine que você tenha a interface e os monitores de estúdio configurados em uma sala de controle e um artista esteja gravando em uma cabine ou em uma sala separada.

Usando o microfone talkback, você pode se comunicar com o talento sem usar um canal de entrada para o microfone. Basta pressionar o botão “TALK” e sua voz será ouvida pelos fones de ouvido do artista.

It doesn’t sound great, but that’s not the point of this feature so that’s to be expected. 

Universal Audio Console Software


The Universal Audio Console app is really impressive! It gives you controls that basically turn the Apollo system into a virtual mixing console. 

I can intuitively route any input to any output, create headphone mixes, and insert UA plugins for monitoring and recording. 

The possibilities are endless!

Pros &Cons


There really aren’t many cons to the Apollo interfaces aside from the cost. The interface isn’t cheap, which is why it took so long for me to finally buy one. 

Also, I’m glad that you get some UA plugins free with the interface, because UA plugins are also quite expensive – and rightfully so, because they’re incredible. 

While I wouldn’t recommend this interface for anyone on a super tight budget, those who can afford to invest in one will certainly be glad they did. It is a pro-quality interface from the preamps, to the converters, to the advanced features. 

Not only is the Apollo Twin very powerful on its own, but it can be expanded with other Apollo interfaces. That means you can build a network of Apollo interfaces that can be controlled as a single system in the Console software!