>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Sistemas de Home Theater

Efeitos de som envolvente

efeitos de som surround modernos consistem em múltiplos formatos , encontrado em DVD, Blu- ray, e televisão transmissões de todos os tipos . Estes formatos são aumentadas por built-in efeitos de surround utilizados pelos fabricantes de receptores , destinadas a fazer um som estéreo mais envolvente . Os efeitos de som surround empregadas pelos estúdios de disco e emissoras de televisão fazer um impacto sobre a experiência global da visão. Dolby Pro Logic

Pro Logic foi introduzido no início de 1980 , destinadas a ter som estéreo e adicionar profundidade . Originalmente, Pro Logic levou a informação comum a partir dos canais esquerdo e direito , resumindo -os a fazer um canal central . O canal traseiro único mono é derivada das diferenças de informações do canal surround. Com o tempo, evoluiu para Pro Logic Pro Logic II , com efeito surround de direção em dois ou mais canais surround . Pro Logic IIz acrescenta canais de altura à mistura , criando um ambiente surround simulado 9.1 de dois canais de informações de som, a partir de qualquer fonte.
Dolby Digital

Também conhecido como AC3, Dolby Digital é o padrão em som surround , a partir de 2011. Usado em transmissões de alta definição , DVD, Blu-ray , e até mesmo jogos , Dolby Digital é codificado em até sete canais discretos de informação ( 6.1. ) . Além tradicional 5.1 , Dolby Digital também vem em duas e quatro sabores de canal , de acordo com as preferências de mistura dos autores de conteúdo . Dolby Digital é comprimido , operando em média a 640 kilobits por segundo. Os jogos são codificados em Dolby Digital Live , a codificação em tempo real com base nas ações do jogador. Dolby TrueHD é o formato lossless usado em Blu -ray, um formato não comprimido similar a fita mestre. Qualquer disco que é codificado com Dolby TrueHD também possui uma pista de padrão Dolby Digital.

DTS

Digital Theater Systems , ou DTS , é considerado um formato alternativo para Dolby digital. A codificação para DTS tem menos compressão global do que Dolby Digital, muitas vezes chegando a 1.500 kilobits por segundo. Ouvintes relatam frequentemente graves mais profundos e som geral mais clara , especialmente nos canais surround . Iteração não comprimido de DTS é conhecido como DTS Master Audio , idêntico na maioria dos caminhos para Dolby TrueHD . DTS Master Audio também inclui um modo DTS Core, maior em taxa de bits do que DTS standard. Isso prova útil ao usar receptores mais velhos que não têm capacidades de decodificação para DTS Master Audio . Isto é devido ao fato de que o modo de núcleo podem ser enviados através de cabos coaxiais ou ópticos digitais, que a maioria dos receptores de surround tem.

Modos DSP

Quase todos os receptores digitais usam modos de processamento de sinal , projetado para imitar salas de concertos e outros locais. Estes modos de usar o fora-de- fase de informação dentro e em gravações em estéreo, para criar estes espaços, muito da mesma maneira que o original Dolby Pro Logic. Embora a maioria das gravações já têm seus próprios pistas espaciais capturado durante o processo de gravação , estes modos são conhecidos para ajudar com os formatos fortemente compactados , como MP3 e AAC da Apple.