>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Outros Áudio

Como é o som produzido em um piano elétrico

?

O piano elétrico foi desenvolvido pela primeira vez na década de 1920 . É um instrumento eletromecânico ; seu som é produzido pela vibração física e, em seguida capturado e amplificado por captadores elétricos , como acontece com uma guitarra elétrica. Ele não deve ser confundido com um sintetizador , cujo som é totalmente eletrônica ( analógicos ou digitais ) . O mecanismo exato pelo qual o som é produzido varia , dando instrumentos diferentes personagens altamente distintos.
História

pianos elétricos pré -guerra foram desenvolvidos principalmente com compacidade e portabilidade em mente. Os crescentes níveis de volume dos estilos musicais mais tarde , no entanto, trouxe as vantagens da amplificação à tona, como tecladistas lutou para ser ouvido sobre tambores e guitarras elétricas. Embora tipicamente menor do que um piano acústico, pianos elétricos continuam sendo mais volumoso e mais propenso a falhas mecânicas do que teclados eletrônicos . Como a qualidade desses novos instrumentos aumentou , o piano elétrico caiu em desuso durante os anos 1980 . Agora , a produção é limitada, mas os modelos antigos são altamente apreciados pelos colecionadores , e seus sons estão prontamente disponíveis para os usuários de instrumentos ou software digitais, como Ableton Electric.
Cordas

alguns pianos elétricos usar mecanismos muito semelhantes ao de um piano acústico, no qual o som é produzido pelo impacto de martelos cobertos com feltro em cordas . Tais instrumentos podem também ser semelhante ao de um piano de aparência normal . Alguns dispensar tampo de ressonância do instrumento acústico , confiando inteiramente na amplificação eléctrica; outros usam os dois juntos . Estes instrumentos têm um som muito tradicional ; eles são eletrificadas principalmente para fazer a amplificação mais fácil, ou para permitir a prática silenciosa com fones de ouvido .
Reeds

palhetas metálicas planas pode tomar o lugar de cordas como elemento de ressonância o piano elétrico . Estes podem ser atingidos por martelos , como no Wurlitzer , ou arrancado, como no Hohner Pianet , dando um som bastante diferente de um piano de acústica . O Wurlitzer pode ser ouvida em Marvin Gaye "I Heard It Through The Grapevine ", eo Pianet em um número de faixas do álbum dos Beatles , "Help ". Reeds são um pouco vulnerável a sair do tom ou até mesmo quebrar sob jogar duro .
Tines

O piano elétrico ouvido em " Riders On The Storm ", de The Doors foi uma Fender Rhodes , um exemplo de um piano elétrico usando dentes de metal , semelhante à diapasões , que são atingidas por martelos. Você pode ouvir outros exemplos desse som no jogo de Billy Preston em " Do not Let Me Down" e "Get Back" de The Beatles "Let It Be ". Tal é o status de ícone do instrumento que re- entrou em produção em 2007, apesar do piano elétrico ter sido largamente ultrapassada .
Pickups

A maioria dos pianos elétricos usar captadores eletromagnéticos , como os de uma guitarra elétrica, no qual um ímã é enrolado em uma bobina de fio de cobre fino. A cadeia metal, junco ou tine fica dentro de campo de este ímã . Quando é atingido ou arrancado, a sua vibração afecta o campo magnético , que por sua vez produz uma corrente na bobina . Desta forma , a vibração física é traduzido num sinal eléctrico . Menos freqüentemente , as propriedades piezoelétricas de cristais de quartzo , que produzem uma corrente quando colocado sob estresse, são usadas.