>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Colunas & Subwoofers

O amplificador tem potência, mas nenhum som do subwoofer ou alto-falantes [RESOLVIDO]


Um amplificador melhora a qualidade do som ao acionar seus alto-falantes e subwoofers com potência adicional. Isso significa que, se o seu amplificador apresentar algum problema, a qualidade do som poderá se deteriorar consideravelmente. Um desses problemas é que o problema comum é que o amplificador tem potência, mas não tem som.

Nesta aurícula, resolveremos esse problema em que seu amplificador tem energia, mas não há som do subwoofer ou seu amplificador tem energia, mas não há som nos alto-falantes.

A causa provável desse problema é um superaquecimento, sobrecorrente, sobretensão, uma falha no sistema de energia ou no amplificador queimado, um canal de saída queimado ou um fusível queimado.

Vamos explorar com mais detalhes.

Como funcionam os amplificadores?


Antes de podermos analisar as possíveis razões pelas quais não há som, é bom conhecer o princípio básico de funcionamento de um amplificador do lado da entrada para o lado da saída.



Assim que desenvolvermos esse entendimento, estaremos em melhor posição para decidir sobre os melhores métodos de solução de problemas a serem aplicados.

Um amplificador aumenta o sinal de som de sua fonte de música e fornece esse sinal aprimorado para seus alto-falantes e subwoofer.

A amplificação de áudio é descrita como o processo que aumenta a magnitude de um sinal elétrico de áudio. Às vezes, pode distorcer o sinal elétrico na saída de um amplificador devido à magnitude do sinal.

Se levarmos em consideração um amplificador que é alimentado por uma tensão de, digamos, 12 volts como é o caso de muitos amplificadores, o sinal alternado de saída não pode ter uma tensão maior que isso ou ocorrerá clipping.

O amplificador tem potência, mas não tem som:possíveis causas e correções


Se não houver nenhum som sendo produzido por um amplificador após ter sido alimentado, as seguintes são algumas das possíveis causas:
  • Superaquecimento
  • Sobrecorrente
  • Sobretensão
  • Falha no sistema de energia ou amplificador queimado

Um amplificador que é superaquecido geralmente tem um problema de sobretensão ou sobrecorrente e pode sofrer distorção grave do som.

No entanto, se o problema não for verificado a tempo, o som pode desaparecer completamente.

Além disso, os amplificadores queimados deixarão de funcionar instantaneamente, pois nenhum sinal sonoro será enviado às unidades de alto-falante. No entanto, você ainda pode ligar o amplificador mesmo depois de explodir. Vamos discutir isso com mais detalhes.

1. Superaquecimento e sobrecorrente ou sobretensão


Pode haver muitos problemas fazendo com que seu amplificador superaqueça. Alguns destes são:
  • Superando o amplificador
  • Circuito defeituoso
  • Executando o amplificador por muito tempo
  • Sobrecarregando o amplificador
  • Executar o amplificador sob luz solar direta ou perto de superfícies quentes
  • O sistema de refrigeração do amplificador está com defeito

Quando um amplificador é superaquecido, ele entra no modo de proteção. No entanto, se o superaquecimento for resultado de sobrecorrente ou sobretensão, é mais provável que ele exploda do que entre na proteção.



Se você perceber que seu amplificador está muito quente e não está produzindo nenhum sinal, desligue a energia, desconecte os aparelhos, inspecione e resolva os problemas que causam o superaquecimento.

2. O sistema de energia está com defeito


Um dos problemas que provavelmente fará com que o sinal de som desapareça do seu amplificador é uma falha que afeta o sistema de energia do amplificador.

É que o sistema de fiação não está feito corretamente ou o controle remoto não está funcionando corretamente. Se você tiver as habilidades técnicas necessárias, verifique e ajuste a fiação para que o amplificador possa ser alimentado adequadamente.

3. Uma falha no fio remoto


Os amplificadores são normalmente controlados por um sistema remoto. Obviamente, se o botão liga/desliga do controle remoto estiver desligado, seus alto-falantes e subwoofer não receberão nenhum sinal sonoro do amplificador.

A mesma coisa acontece quando o controle remoto está ligado, mas o sistema de fiação do controle remoto tem uma falha. Tente ligar o amplificador manualmente.

Além disso, verifique o layout da bateria no sistema remoto.

O controle remoto não funcionará se as baterias não forem colocadas corretamente ou os fios da unidade de bateria estiverem enferrujados ou desconectados.

Para corrigir este problema, remova a ferrugem dos fios remotos, coloque as baterias corretamente, conecte os fios quebrados e verifique se o controle remoto está funcionando corretamente.

4. Um fio de alimentação com defeito


Os fios de alimentação fornecem corrente ao amplificador. Os fios de sinal de energia conectam seu amplificador aos alto-falantes ou subwoofer. Qualquer um desses fios pode ter queimado. Se, por exemplo, a bitola do fio usado estiver incorreta, isso pode acontecer facilmente.



Isso acontece porque parte da energia usada para conduzir a corrente através dos fios é convertida em calor.

Fios muito finos sofrem mais aquecimento e podem queimar se não puderem sustentar a corrente. Isso pode fazer com que os sinais sonoros não atinjam os alto-falantes ou o subwoofer.

Uma solução para isso é garantir que todos os tamanhos de fio correspondam à quantidade permitida de corrente.

Por outro lado, incisões e corrosão também podem afetar o fluxo de corrente através dos fios. Se algum dos fios for afetado por corrosão ou incisão, eles podem não fornecer energia suficiente ao amplificador.

O amplificador pode, portanto, ligar, mas não terá energia suficiente para acionar o subwoofer para produzir som.

Desligue a rede elétrica ao manusear os cabos de alimentação e repare ou substitua os fios danificados. Você pode usar um multímetro para verificar os cabos quanto à presença de tensão e substituir os fios defeituosos.

5. Incompatibilidade de impedância


Os amplificadores são projetados para lidar com alto-falantes e subs de níveis ou intervalos de impedância específicos.

Pode haver um desafio de impedância inigualável entre o alto-falante ou sub alimentado e o amplificador alimentado, se a impedância do alto-falante/sub for muito alta ou muito baixa para ser suportada pelo amplificador.

Se o seu subwoofer consumir muita corrente do amplificador, o sistema pode ficar sobrecarregado e entrar no modo de proteção. No entanto, se o sub consumir muito pouca corrente devido a uma enorme diferença de impedância, você também não ouvirá nenhum som.

Se o seu amplificador for classificado em 4 ohms, o subwoofer também deve ser classificado em 4 ohms e assim por diante. Substitua subwoofers ou amplificadores incompatíveis dependendo de qual componente é facilmente acessível ou mais barato para substituir.

Verifique se as luzes do modo de proteção ainda estão acesas. Além disso, se as luzes estiverem acesas, mas o amplificador for compatível com o subwoofer, o próprio subwoofer, os cabos do subwoofer ou mesmo os outros componentes conectados ao amplificador podem estar com defeito.

6. Incompatibilidade de polaridade na conexão do alto-falante


Outra possível razão pela qual não há sinal de som de um amplificador energizado pode ser o desalinhamento das polaridades nas várias portas.

Se as polaridades forem trocadas no caso de fios de alto-falante conectando o amplificador, não esperamos que nenhum som seja produzido.

Portanto, você deve verificar as conexões dos fios para garantir que estejam conectadas da maneira correta.

7. Fusível queimado


Os subwoofers possuem fusíveis ou disjuntores integrados para autoproteção contra sobrecorrente. se, por exemplo, houver uma necessidade de corrente ou um curto-circuito, o subwoofer não ligará.



Se você tiver um disjuntor desarmado, esse é provavelmente o problema. Antes de substituir um fusível, no entanto, você deve encontrar o defeito que o causou e corrigi-lo primeiro.

Como consertar um amplificador sem graves


Um problema comum é que seu amplificador liga, mas não há som. Isso pode ser devido a uma variedade de razões, incluindo:
  • O amplificador não detecta entrada
  • Volume muito baixo
  • Fones de ouvido conectados na tomada errada
  • Os fones de ouvido não estão conectados corretamente
  • Amp desligado acidentalmente ao pressionar muitos botões ao mesmo tempo

A primeira coisa que você deve fazer se o seu amplificador ligar, mas não houver som, é verificar todas as conexões. Certifique-se de que o cabo de alimentação esteja conectado na parede e depois no amplificador. O cabo também deve ser conectado a uma tomada que funcione.

Em seguida, verifique se você não está reproduzindo nada de outro dispositivo, como um smartphone ou laptop. Se você tiver fones de ouvido conectados, certifique-se de que eles estejam nos conectores corretos e adequadamente conectados à porta de fone de ouvido na frente do seu amplificador.

Por fim, se o seu amplificador ligar, mas não houver som e você tiver tentado todas essas etapas, tente desligá-lo e ligá-lo novamente para ver se funcionará desta vez. Caso contrário, ligue para o atendimento ao cliente para obter ajuda para corrigir esse problema por telefone.

Como corrigir:meu amplificador está ligado, mas nenhum baixo está saindo

  • Verifique se o amplificador está conectado. Conecte o amplificador a uma fonte de alimentação, como uma tomada de parede ou um cabo de extensão, e ligue-o com o botão liga/desliga.
  • Se você estiver usando fones de ouvido, verifique se eles estão conectados corretamente.
  • Certifique-se de que seu amplificador receba entrada de um dispositivo externo, como um CD player ou toca-discos, por meio da entrada AUX ou dos cabos RCA, se você estiver usando alto-falantes externos.
  • Aumente o volume do seu amplificador. Você pode fazer isso girando o botão do amplificador até ouvir o som saindo dos alto-falantes externos ou dos fones de ouvido.
  • Tente conectar equipamentos de áudio diferentes para ver se eles funcionam corretamente.

Por que não sai som da minha inscrição?


Primeiro, certifique-se de que não é um problema de configuração e ajuste as configurações estéreo do sub corretamente. Verifique se os cabos secundários estão firmemente conectados ao amplificador. Inspecione a entrada e a saída do amplificador, bem como se ele está operando na tensão recomendada.

O amplificador está ligado, mas sem graves


Pode haver um problema com o sistema de alimentação do seu amplificador se ele estiver ligado, mas não estiver fornecendo nenhuma saída para o seu subwoofer. Se os fios do amplificador estiverem conectados corretamente, verifique se o botão liga/desliga do controle remoto está ligado ou não.

O que você faz quando o subwoofer para de funcionar?


Primeiro certifique-se de todas as conexões; fios do alto-falante, tomadas, cabo de alimentação, fusível estão funcionando corretamente. Verifique e teste todos quanto a danos, desconexões ou encaixe inadequado. Em seguida, vá até as configurações do sistema e do menu. Se as conexões estiverem danificadas, substitua-as por outras que funcionem, uma vez que estejam funcionando corretamente, ligue novamente o subwoofer e ajuste o volume.

Como diagnosticar um problema no subwoofer?


Teste o sub batendo levemente no condutor central da outra extremidade do cabo. Você deve conseguir ouvir um som de batida do subwoofer se estiver ligado e calibrado adequadamente. Se você não ouvir um som de resposta, pode haver um problema com o subwoofer.

Conclusão


Como observado, vários problemas podem ser atribuídos à falta de som mesmo que seu amplificador esteja energizado. Portanto, é recomendável solucionar problemas de seus diferentes dispositivos, conexões e componentes antes de conectá-los e tentar executá-los.