Uma grande desvantagem das câmaras digitais em comparação com seus colegas de cinema (que são em grande parte obsoletos agora) é a dependência de baterias e mídias de armazenamento. Isso significa:
*
Tempo de gravação limitado: As baterias acabam e os cartões de armazenamento podem preencher, interrompendo a gravação inesperadamente. As câmeras de filme, por outro lado, poderiam filmar continuamente enquanto o rolo de filme durou.
*
Potencial para perda de dados: Arquivos corrompidos, cartões de memória perdidos ou danificados e câmeras com defeito podem levar a imagens irrecuperáveis. O filme é fisicamente mais robusto, embora possa se degradar com o tempo.
*
Preocupações de poder: Você precisa gerenciar a duração da bateria e o carregamento, o que pode ser complicado e exigir equipamentos extras (baterias de reposição, carregadores).
Outras desvantagens menos significativas podem incluir:
*
Formato de arquivo Compatibilidade: Diferentes câmaras usam diferentes formatos de arquivo, levando a possíveis problemas com reprodução ou edição em determinados dispositivos.
*
Custo do armazenamento: Os vídeos de alta resolução requerem espaço de armazenamento significativo, especialmente ao longo do tempo.
*
Degradação digital: Embora menos uma preocupação com a tecnologia moderna, cópias sucessivas de arquivos de vídeo digital podem levar a uma pequena perda de qualidade.
É importante observar que muitas dessas desvantagens são atenuadas pela tecnologia moderna (baterias de maior capacidade, armazenamento mais rápido e mais confiável), mas eles ainda apresentam problemas em potencial em comparação com a simplicidade (pelo menos em alguns aspectos) do filme.