>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

A câmera Canon ficou molhada e não liga – 4 métodos eficazes


O que fazer se a câmera Canon ficar molhada e não ligar? Bem, este é o incidente mais infeliz que pode acontecer com um proprietário de câmera.

Os danos causados ​​pela água às câmeras digitais podem parecer um problema significativo, mas é totalmente simples restaurá-los. Você não precisa ser um especialista em conserto de câmeras digitais para resolver o problema; bastam alguns passos básicos. Para concluir este projeto, trabalhe em uma área seca e bem ventilada e siga os procedimentos abaixo.

Como consertar uma câmera Canon danificada pela água?


Siga estes passos simples para reviver sua câmera danificada pela água:
  1. Remova a câmera da água o mais rápido possível ou mova-a para um local seco.
  1. Use um pano seco para limpar a água da parte externa da câmera.
  1. Remova a bateria do dispositivo.
  1. O compartimento da bateria deve ser deixado aberto.
  1. Remova a mídia de gravação da máquina.
  1. Deixe o contêiner de mídia aberto (se aplicável).
  1. Aguarde pelo menos 24 a 48 horas para que qualquer umidade interna se dissipe colocando a câmera em um ambiente quente e seco.

AVISO :Há uma chance de você quebrar alguma coisa. Neste momento, não tente ligar a câmera. Se alguma quantidade de água vazou nos circuitos da câmera, ligar a câmera neste momento pode causar sérios danos à câmera devido à tensão produzida pelas baterias.

Mais tarde, você pode tentar ligar sua câmera redefinindo ou restaurando sua câmera.

Útil:Como redefinir ou restaurar a câmera Canon?

Esta técnica é igualmente aplicável para câmeras Canon EOS, Rebel, R, mirrorless, PowerShot e também para câmeras Nikon ou Sony.

Como secar sua câmera danificada pela água?


Você deve adotar as seguintes medidas de precaução se sua câmera entrar em contato com água:
  1. Use gel de sílica para isolar sua câmera
  1. Use um saco de arroz para remover a umidade
  1. Exponha luz solar direta à câmera
  1. Use seu secador de cabelo

A câmera Canon ficou molhada e não liga pode ser otimizada deixando-a seca.

Como usar Sílica Gel para secar câmeras molhadas?


Se você já comprou sapatos novos, uma carteira ou uma carteira, você definitivamente notou os pequenos pacotes brancos que dizem “Silica Gel”, e eles geralmente acrescentam que esses pacotes não são para comer.

O objetivo desses pacotes é absorver qualquer umidade que possa entrar no objeto, o que é especialmente importante quando as coisas estão esperando para serem vendidas em lojas de varejo ou armazéns. Algumas pessoas até carregam esses pacotes em suas bolsas e carteiras para mantê-los protegidos contra danos causados ​​​​pela água.

Verifique sua loja de artesanato local se você não tiver algum à mão. Eles frequentemente vendem gel de sílica, assim como certas lojas de departamento. Você poderá obter uma grande quantidade por um preço pequeno, e é o método mais eficaz para extrair água de um objeto, então experimente antes de pegar o arroz ou jogar sua câmera no sol.

Coloque sua câmera ou lente em um frasco hermético com uma tonelada de gel de sílica e mantenha-o em algum lugar quente . Deixe por alguns dias, certificando-se de que não esteja em calor direto ou perto de um respiradouro. Como o gel de sílica pode levar até uma semana para funcionar, dê um tempo antes de examinar a lente e a câmera.

Se você for usar esse método para secar a câmera inteira, verifique se a bateria e o cartão de memória não está incluído no processo. Por causa da energia armazenada na bateria, você pode realmente estragar tudo, então mantenha-os guardados enquanto espera a lente da câmera secar.

Você pode usar essa técnica para extrair água de qualquer dispositivo eletrônico molhado. É um procedimento muito seguro e simples! Ele funcionará para o seu telefone, bem como para qualquer disco rígido externo que possa estar com você e se molhar.

Como usar o Saco de Arroz para as câmeras molhadas secarem?


Você provavelmente já ouviu falar desse procedimento típico de secagem se já deixou cair o telefone na água. De maneira semelhante à abordagem do gel de sílica, um saco de arroz pode ser usado para retirar a água.

Para ser claro, este método usa arroz cru para absorver a umidade da câmera. Você pode efetivamente retirar a umidade de praticamente qualquer dispositivo com o uso de uma bolsa hermética antes que ela se deteriore.

Isso é feito colocando arroz branco cru em um recipiente hermético . Você pode usar o tipo de arroz que quiser, mas esteja ciente de que pode precisar fazer alguma limpeza externa ou lidar com odores picantes quando o procedimento terminar. Depois disso, coloque a lente da câmera no recipiente, sele-o , e deixe-o de lado por alguns dias .

Será semelhante ao gel de sílica, pois você terá que esperar alguns dias antes de verificar e ver se ajudou. Você também pode usar esse método para secar a câmera inteira, então não tenha medo de mantê-la em uma bolsa por um tempo.

Quanto mais rápido você inserir a câmera no arroz, melhor. Se você estiver longe de casa ou tirando fotos em algum lugar onde não tenha acesso à sua despensa, vale a pena parar na próxima mercearia para pegar um saco de arroz e alguns sacos de congelamento. Dependendo do preço da lente da sua câmera, isso pode economizar centenas, se não milhares, de dólares.

Quando comparado ao uso de gel de sílica, essa abordagem é muito mais acessível , e algumas pessoas confiam nele, pois já funcionou para eles. Apenas tenha em mente que a abordagem do gel de sílica é a primeira coisa que você deve tentar, mas isso funcionará quase tão bem.

Este também é um procedimento excelente para qualquer outra coisa que possa ter caído na água inesperadamente. O arroz é barato, por isso é uma ótima maneira de usar qualquer pacote meio aberto em seu armário.

Este é o método mais instantâneo que você pode adotar se sua câmera Canon ficar molhada e não ligar.

Como luz solar direta pode ser útil para reviver uma câmera digital molhada?


Este deve ser o seu esforço final, e você só deve usá-lo se as duas primeiras tentativas falharem. Em outras palavras, você pode tentar deixar sua câmera exposta ao sol direto por horas a fio para ver se ela secará.

Este é um esforço de última hora porque tem o potencial de danificar completamente algumas câmeras. No entanto, se a sua câmera já tiver umidade, é praticamente inútil, então vale a pena tentar, pois pode funcionar ocasionalmente.

Basta manter sua câmera do lado de fora sob luz solar direta em um dia ensolarado . Deixe-o de fora por algumas horas e verifique-o para ver como o processo está progredindo. Não é como as outras duas técnicas em que você tem que mantê-lo em um recipiente hermético, para que você possa verificar e ver como está indo.

Certifique-se de fazer isso em um ambiente seguro e bem controlado. Você não quer que esteja muito quente lá fora e certamente não quer que seja um dia nublado com possibilidade de chuva. Se você usar essa estratégia, fique de olho no clima.

Leia também:Como redefinir a senha do wifi da câmera canon?

Não pode ser em varandas cobertas ou algo assim, pois tem que estar sob sol direto. As sombras se alteram ao longo do dia, mesmo se você as mantiver em um local de sol direto. Você precisará deixar sua câmera de fora por pelo menos 5 horas, então é improvável que ela seja coberta até o final do dia.

Quando chegar hoje à noite, certifique-se de não deixar sua câmera sem vigilância . Se você já pisou na grama logo de manhã, vai entender o porquê. O orvalho cobrirá tudo com a menor quantidade de água, revertendo todo o esforço que você fez ao tentar secar sua câmera.

Apenas tenha em mente que você só deve usar essa estratégia se nada mais funcionar. Você não deve fazer isso com nenhum outro equipamento, principalmente aqueles com uma bateria que você não consegue acessar, como seu telefone. Você pode estender a bateria no calor, o que pode causar mais dor do que vale a pena, especialmente porque essa abordagem raramente funciona.

Pode secador de cabelo ser usado para reparar uma câmera digital molhada?


Um secador de cabelo pode ser a melhor opção se a câmera não tiver sido exposta a muita água. O interior da câmera será suavemente seco. Não use a configuração mais alta do secador de cabelo. Se o fizer, a água pode ser forçada a entrar em outras partes da câmera. Isso resultará em mais danos, que podem ser irreparáveis.

Os tipos de água afetam o que acontece


Se a umidade entrar na lente da câmera, agora você sabe como secá-la. Isso não quer dizer que é a única coisa que você precisa realizar. A câmera da Canon ficou molhada e não liga é o problema que depende do tipo de água.

Você pode ter que lidar com mais alguns problemas além da umidade, dependendo de onde você solta sua câmera. Considere o seguinte:se você mora perto do mar, deve lidar com água salgada .

Outras substâncias, como sal e ferro, não evaporam enquanto a umidade evapora. Eles ficam na sua lente e, dependendo de onde você joga sua câmera na água, você precisa saber algumas coisas.

Água do mar


Eu entendo perfeitamente; as fotos da praia são impressionantes. No entanto, se sua câmera cair na água do oceano, você pode ter um problema significativo com as mãos.

Você terá que descobrir como remover qualquer sal da sua lente, além de tirar a umidade (o que não é uma tarefa fácil). Este é um tópico muito mais complicado que você não pode ignorar.

O sal é encontrado nas sobras da água do oceano e corroerá rapidamente os elementos internos da lente da câmera.

Para divulgar esse tipo de conteúdo, você precisará contratar um especialista. Você pode procurar uma oficina nas proximidades, mas essas são poucas e distantes entre si. A melhor solução é ter a lente da câmera reparada ou substituída pelo fabricante.

Provavelmente será caro, mas é a melhor opção para economizar a lente da câmera. É também o único método para garantir que sua câmera foi reparada, limpa e não terá problemas futuros como resultado de erros cometidos.

Água do Lago


Você não quer que a lente da sua câmera seja infectada por germes e algas que estão à espreita na água do lago.

A água raramente penetra na sua lente profundamente o suficiente para causar danos. Uma câmera que fica imersa por um longo período de tempo tem maior probabilidade de ser afetada por danos causados ​​pela água.

Mesmo se você conseguir tirar a lente de um lago particularmente lamacento, ainda pode ser necessário limpá-la. Felizmente, consertar uma lente de câmera que foi submersa na água do oceano é muito mais fácil do que isso.

A lente já está úmida, então passe-a sob a torneira para secá-la. Depois de limpar sua lente da melhor maneira possível, seque-a usando um dos métodos descritos acima. O fato de você já estar perto de uma pia torna este o momento ideal para utilizar o arroz.

A lente da sua câmera não será mais prejudicada do que já foi por este procedimento. Neste ponto, a lente da câmera já foi danificada, então não se preocupe em deixá-la “muito molhada”.

Água da torneira e da chuva


Se a lente da sua câmera estiver saturada por uma chuva inesperada ou se você acidentalmente colocá-la em alguma forma de água da torneira, tudo bem. Se você sentir cheiro ou ver partículas nele, trate-o da mesma maneira que faria com a água do lago depois de totalmente seca.

Se você reside em uma área com altos níveis de poluição do ar, lave sua câmera antes de usá-la. A água da chuva em regiões com baixa qualidade do ar pode refletir poluentes que não aparecem como partículas em sua lente, mas podem causar danos químicos.

Além disso, se você sabe que a água da torneira em sua área está contaminada com ferro, você também deve limpar a lente da câmera. Para quem se preocupa com a qualidade da água da torneira, comprar água engarrafada é uma excelente opção. Para garantir uma limpeza completa, use pelo menos dois e de preferência três galões de água.

Mesmo que a câmera funcione, tenha cuidado


Após uma secagem completa do dispositivo, ele deve começar a funcionar corretamente novamente. A corrosão da umidade pode induzir um curto-circuito e levar o aparelho a falhar em algumas semanas. Na câmera, bactérias de lagoas, rios e água da torneira podem se acumular nas persianas de tecido, resultando no crescimento de mofo e eventual falha da câmera. As lentes que foram expostas à umidade ao longo do tempo podem ficar turvas e, finalmente, deixar de funcionar.

Como secar com sucesso sua câmera GoPro molhada?


Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a começar a secar sua GoPro.

Lembre-se de que cada uma das sugestões deve ser usada com cautela, pois elas podem danificar permanentemente sua câmera. Por favor, não vá mais longe se não tiver certeza sobre as consequências de suas ações. Naturalmente, não me responsabilizo por quaisquer reparos malsucedidos ou danos que você sofra. Essas recomendações são apresentadas como sugestões para você pensar e podem ou não funcionar no seu modelo.

Remova a lente, a bateria e o cartão SD:

Remova a bateria, a lente e o cartão SD para permitir que o ar passe pelas cavidades da câmera.

Usando água doce, enxágue:

Aconselha-se cautela! Embora possa parecer contra-intuitivo no início, é possível que você precise enxaguar a câmera antes de iniciar o processo de secagem. Se a câmera foi submersa em sal, cloro ou água suja, remova o resíduo antes de remover a água. Caso contrário, pode agarrar-se aos componentes e corroê-los.

Remova a água agitando a câmera:

Você pode girá-lo para mover a água para fora da câmera usando força centrípeta. Você também pode usar ar comprimido ou um aspirador de pó para remover as gotículas restantes. Se você segurar o aspirador muito perto de sua câmera, ele poderá produzir eletricidade estática, o que a prejudicará.

Coloque no arroz:

Este é um método bem conhecido para resgatar eletrônicos molhados, embora eu não tenha certeza de quão eficaz é. Online, os resultados parecem ser mistos. Depois de fazer todo o possível para eliminar a umidade, acredito que este será meu passo final. E não faça isso sem primeiro enxaguar qualquer resíduo (sal, sujeira ou cloro) com água doce. Você também pode usar sílica gel, que vem em pequenos sachês em embalagens eletrônicas modernas. De acordo com o pensamento convencional, secar completamente o arroz ou o gel de sílica pode levar até uma semana. O resultado pode ser diferente.

Abra a câmera:

Ao abrir a câmera, proceda com cuidado! Isso é feito por alguns usuários para deixar a câmera secar e remover qualquer sal, ferrugem ou outros resíduos. Lembre-se de que abrir a caixa anulará a garantia. Além disso, se você for como eu, colocar todas as peças de volta onde elas pertencem pode ser difícil. Depois de montar tudo de volta, sempre tenho algumas peças extras. Isso não é uma boa ideia.

Mantendo-o perto de um desumidificador:

É uma boa ideia:deixei cair uma garrafa de água cheia no teclado do meu laptop há alguns dias. Eu posicionei a caixa na frente de um exaustor de desumidificador em nosso porão depois de despejar a água dele. Ele foi banhado em um fluxo constante de ar seco e quente nas 36 horas anteriores. Vou tentar ligá-lo mais tarde hoje, e estou esperançoso.

Por quanto tempo você deve deixar sua câmera no arroz?


Dê um tempo adequado de 24 a 48 horas para sua câmera secar, colocando-a no arroz. Desta forma, pode trazer-lhe resultados eficazes.

O que acontece se a lente da câmera ficar molhada?


Não há risco para os componentes eletrônicos porque não há fonte de eletricidade na lente, mas quanto mais a água permanecer dentro da lente, mais danos ela poderá causar a outros componentes da lente.

Como você seca uma câmera DSLR?


Você pode usar qualquer técnica dentre muitas. Você pode usar arroz, gel de sílica, secador de cabelo e luz solar direta para secar sua câmera DSLR. Todos esses métodos são fáceis de seguir e mais eficientes.

Uma câmera de filme pode se molhar?


A água não danifica o filme quimicamente, mas pode fazer com que a emulsão inche, fazendo com que tudo se grude quando seca. A melhor chance é levar o filme (úmido) a um laboratório profissional o mais rápido possível e processá-lo.

O que acontece se uma câmera descartável se molhar?


Um filme que foi embebido em água (principalmente água salgada) geralmente afetará o processamento. Não quebrará a máquina, mas afetará o filme e todos os filmes subsequentes até que a química esteja totalmente liberada.

O que você faz quando sua câmera não liga?


Certifique-se de que a bateria da câmera esteja inserida corretamente. Faça uma tentativa de ligar a câmera. Se você tiver o adaptador de alimentação CA opcional, conecte-o à câmera e a uma tomada elétrica funcional se o problema persistir. Faça uma tentativa de ligar a câmera.

Conclusão


Se a sua câmera Canon ficou molhada e não liga, você pode lidar facilmente com essa situação. Remova a bateria, o cartão de memória e a lente. Adote qualquer método para torná-lo seco. Use gel de sílica ou arroz e secador de cabelo para secar. Dê um tempo adequado para secar e tente ligá-lo agora.

Perguntas frequentes

Existe um botão de reinicialização na câmera Canon?


Ao remover o cartão CF, desligar a câmera e, em seguida, manter pressionados os botões do obturador e menu enquanto liga a câmera novamente, as câmeras Canon podem ser redefinidas para as configurações padrão de fábrica. 3) Ao ligar a câmera novamente, mantenha pressionados os botões Obturador e Menu.

O que acontece com o filme molhado?


O que acontece se você molhar o filme? A base de um filme que foi submerso em água corre o grave risco de se separar da emulsão. Isso implica que a porção do filme que contém a imagem se separará do suporte de plástico que dá ao filme sua forma.

Como tirar a umidade da lente de uma câmera?


O uso de gel de sílica é um dos métodos mais frequentes e bem-sucedidos para remover a umidade das lentes das câmeras. O gel de sílica ajuda na remoção da umidade dos eletrônicos, incluindo lentes de câmeras. Pode ser encontrado em lojas de departamento, lojas de arte e artesanato e outros estabelecimentos similares.

Por que minha Canon EOS não liga?


A causa mais comum de sua câmera não ligar é uma bateria descarregada ou que não está instalada corretamente. O primeiro passo é carregar sua bateria e, em seguida, verifique se ela está encaixada corretamente no compartimento.

Por que minha Canon não tira fotos?


Redefinir todas as configurações da sua DSLR às vezes pode ajudá-lo a corrigir o problema de sua DSLR não capturar imagens. SOLUÇÃO:Tudo o que você precisa fazer para acessar o botão Redefinir é ir ao menu de disparo e depois ao menu de configuração. Depois disso, tente clicar na imagem novamente para ver se alguma coisa mudou.

Uma câmera digital molhada pode ser consertada?


Você deve agir rápido se sua câmera digital ficar molhada ou for jogada na água. Mesmo um pouco de água pode fazer com que a câmera fique permanentemente arruinada. Use um saco de arroz ou gel de sílica e coloque a câmera sob luz solar direta como medida de precaução.

A garantia da Canon cobre danos causados ​​pela água?


Esqueça isso; A Canon não conserta danos causados ​​pela água, pois não pode garantir o trabalho, e sempre surge outra coisa para representar um problema. A garantia cobre apenas os erros e falhas funcionais.





Imagem em destaque :Harry via unsplash.com