>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Como garantir que você não perca nenhuma de suas imagens importantes


Na minha opinião, ter que dizer aos seus clientes que você “perdeu as imagens acidentalmente” é uma das piores coisas que podem acontecer. Se a perda de dados foi sua culpa ou não, seus clientes não se importarão porque é seu trabalho entregar imagens, independentemente de falha no disco rígido ou cartão SD corrompido. Como fotógrafo, você deve ser capaz de garantir que todas as suas fotos estejam seguras e com backup.

Aqui estão as técnicas que eu uso para garantir que nenhum dos meus dados seja perdido:

OPERE SEU COMPUTADOR EM RAID 1 E CONFIGURADO COM SSDs

Em poucas palavras, o RAID 1 é um método que permite espelhar dois discos rígidos/SSDs independentes em tempo real. Se você tiver algum arquivo importante em uma das unidades e ele falhar, sempre terá o segundo disco como salva-vidas, porque os dados nele são absolutamente idênticos. Também uso SSDs no meu laptop por causa de sua tolerância muito maior a choques externos, em comparação com discos rígidos tradicionais.

SEMPRE ARMAZENA SUAS IMAGENS EM VÁRIOS LUGARES

É muito importante SEMPRE ter seus dados em vários lugares, porque se seu laptop for roubado, suas configurações RAID 1 não o ajudarão em nada. Também é bom colocar as unidades em diferentes localizações geográficas para evitar que todas as suas imagens sejam perdidas se, por exemplo, alguém invadir seu apartamento e roubar todas as suas unidades de backup.

O DROPBOX NÃO É UMA BOA SOLUÇÃO DE BACKUP PRIMÁRIO 

Embora eu tenha começado colocando tudo o que é importante na minha pasta do Dropbox, na verdade é uma terrível solução de backup primário. Você não apenas corre o risco de perder seus dados se o Dropbox tiver algum erro interno, mas também não é improvável que você perca dados devido a (seu) erro humano. (É uma solução muito boa para transferir arquivos do seu computador para o seu telefone ou para clientes.)

CRASHPLAN

Eu uso o serviço online Crash Plan como um backup absoluto do pior caso. É muito fácil de usar e nem é tão caro a 4 $ por mês. Na minha opinião, o melhor deste serviço é que você pode acessar seus dados a qualquer momento em seu smartphone com o aplicativo móvel.



HDS RÍGIDOS nus


Eu uso discos rígidos de 2,5 polegadas como meu arquivo de imagens porque é incrivelmente econômico. Embora não seja uma boa solução para dados que você deseja acessar regularmente, certamente é a melhor solução para armazenamento a longo prazo de fotos e tudo mais. Os discos rígidos modernos de 1 TB custam menos de 75 $, portanto, se você está procurando o melhor custo-benefício, os discos rígidos vazios são definitivamente o caminho a percorrer.

DROBO/ SYNOLOGY/ G-TECHNOLOGY/WESTERN DIGITAL  

Quando se trata de disco rígido de desktop ou sistemas NAS, você tem a dor da escolha. Eu pessoalmente uso um Drobo mini, mas tenho certeza de que todos os outros sistemas funcionam tão bem quanto meu confiável Drobo. Para segurança extra, também tenho meu Drobo configurado em RAID 1.

PEQUENOS UNIDADES PORTÁTEIS PARA BACKUP EM MOVIMENTO

Para fazer backup de imagens valiosas em movimento ou no local, eu uso um disco rígido Lacie Thunderbolt para backups portáteis. O Lacie é uma boa opção para backups porque é resistente a choques e água, além de ser alimentado por barramento, então você não precisa conectá-lo a uma segunda porta USB ou a uma tomada para usá-lo.

CONCLUSÃO

Se você não quiser perder nenhum dos seus dados importantes, armazenar suas imagens em vários discos rígidos que você mantém em vários lugares é o primeiro passo para garantir a segurança dos dados. Para qualquer laptop que você leva na estrada, o RAID 1 também pode ser uma boa solução para fazer backup. O armazenamento NAS é ideal para todos os dados que você precisa acessar de tempos em tempos, mas não precisa todos os dias. Para a melhor relação custo-benefício e recursos de arquivamento, os discos rígidos simples são uma boa solução. Lembre-se de sempre manter as imagens em pelo menos 2 unidades. Como plano de emergência, serviços online como o Crash Plan são uma boa solução.

Quais são suas dicas sobre esse tema? Você já experimentou uma grande perda de dados?