>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Quando usar lentes APS-C sobre lentes Full Frame


Há uma discussão em andamento no mundo da fotografia sobre os prós, contras e quando exatamente é melhor usar lentes APS-C em vez de lentes full frame. Quando você escolhe uma nova lente para sua câmera, decidir entre uma lente APS-C ou uma lente full frame pode ter um efeito significativo nas imagens que você produz.



Compreender as diferenças entre os dois tipos de lentes ajudará você a escolher a certa para você e seu tipo de fotografia.



Embora as câmeras full frame sejam usadas com mais frequência por fotógrafos profissionais e sejam conhecidas por suas imagens de alta qualidade, as lentes APS-C não devem ser desprezadas. O sensor menor encontrado nos corpos da câmera APS-C significa que a câmera e as lentes podem ser menores, mais compactas e mais leves - um bônus para estilos de fotografia como rua, viagem e casamento.

No entanto, entender as diferenças entre os dois tipos de lentes, bem como ser capaz de lidar com os cálculos do “fator de corte”, realmente ajudará a diferenciá-lo da maioria dos fotógrafos amadores casuais. Tal como acontece com a maioria das formas de arte, uma vez que você conhece bem as regras, você pode aprender como dobrá-las para produzir algo único. E enquanto eu vou deixar ser único com você, hoje eu vou ajudá-lo a entender mais sobre as regras.

Qual ​​é a diferença entre APS-C e Full frame?


APS-C e full frame referem-se ao tamanho do sensor da câmera. Não tem nada a ver com quantos pixels estão no sensor. Como a maioria das coisas a ver com fotografia, os termos datam de quando as câmeras usavam filme em vez dos sensores digitais que a maioria das câmeras de hoje usa.
  • Uma câmera full frame usa um sensor do mesmo tamanho do filme 35mm tradicional. Mede 36 x 24 mm.
  • Um sensor APS-C encontrado na maioria das DSLRs e câmeras sem espelho é um pouco menor. Mede 22 x 15 mm.

APS-C significa sistema de foto avançado tipo C. É um tipo de formato de sensor de imagem que apareceu pela primeira vez em 1996 e na verdade tem três variações, “H”, “C” e “P”. Onde H significa alta definição, C para clássico e P para panorama. Embora o APS-C seja o tipo mais comum, todos os três usam um tamanho de sensor menor do que o sensor de quadro completo.

Os fotógrafos profissionais usam APS-C?


A narrativa tradicional é que os fotógrafos profissionais usam equipamentos profissionais, ou seja, câmeras e lentes full frame. Embora isso possa ser verdade para os melhores fotógrafos do mundo, também existem muitos fotógrafos profissionais que optam por usar corpos de câmera e/ou lentes APS-C.

À medida que a tecnologia progrediu, a qualidade das lentes e câmeras APS-C também evoluiu, permitindo que os fotógrafos criem imagens de alta qualidade, independentemente de usarem câmeras e lentes full frame ou não. Mais notavelmente, isso é visto em situações em que ter equipamentos mais leves e menores é favorável, como fotografia de eventos, ruas e viagens.

As lentes APS-C são cortadas?


Assim que começamos a falar de câmeras e lentes APS-C e full frame o “cortado” começa a aparecer. Pode ser um conceito particularmente confuso para entender no início (certamente demorei um pouco), especialmente quando começamos a precisar fazer cálculos. Não se preocupe, porém, eu tenho um pequeno truque para você mais abaixo.

Em primeiro lugar, porém, é importante entender que, quando falamos de corte e fator de corte, não estamos falando especificamente das lentes. Sim, as lentes entram em jogo, mas novamente estamos falando sobre o tamanho do sensor de imagem.

Se você der uma olhada em sua câmera e suas lentes, você notará que a lente é circular e o sensor é retangular. Isso significa que a lente redonda cria uma imagem circular e o sensor de imagem retangular captura uma parte retangular da imagem circular. Faz sentido?

Como padrão, o sensor de quadro completo é de 35 mm, uma câmera com um sensor de imagem menor que isso (ou seja, o sensor de imagem APS-C) cobrirá uma porção menor da mesma imagem circular criada pela mesma lente. Isso altera o campo de visão e é responsável pelo termo cultura.



Embora a profundidade de campo não seja afetada, ela aparece ampliada ou como se tivesse sido cortada quando você a compara com uma imagem tirada usando um sensor de quadro completo com a mesma abertura.

Calculadora de APS-C para Full Frame


Antes da fotografia digital dominar o mundo da fotografia, praticamente todas as câmeras trabalhavam com filme de 35 mm e as coisas eram ótimas. No entanto, à medida que as câmeras digitais se tornaram cada vez mais populares, os fotógrafos ficaram um pouco presos.

Isso ocorreu porque a maioria das câmeras digitais usava um tamanho de sensor menor do que as câmeras tradicionais de filme de 35 mm. Assim, quando os fotógrafos mudaram para a fotografia digital, notaram que o campo de visão visto através da lente de uma câmera digital era diferente de uma câmera de filme de 35 mm. Já não era uma lente de 50mm dando-lhes um campo de visão de lente de 50mm. Em vez disso, foi apenas um pouco mais ampliado.

Para superar isso, os fotógrafos criaram o que é conhecido como fator de corte. Um cálculo simples que permite descobrir o campo de visão “equivalente a 35 mm” para cada lente quando você a conecta a uma câmera com um tamanho de sensor menor.

A maioria das câmeras APS-C tem um fator de corte entre 1,3 e 1,8 e são fáceis de calcular com uma rápida pesquisa na internet e sem ter que fazer muita matemática. Então tudo que você precisa fazer é multiplicar pela distância focal.

Por exemplo, uma lente de 50 mm em uma câmera APS-C com um fator de corte de 1,5 - você faria 1,5 x 50, o que resultaria em 75. Isso significa que sua lente de 50 mm mostraria a mesma visão que uma lente de 75 mm em uma Sensor de imagem de 35 mm.

Para aqueles que possuem uma lente de zoom, você também pode calcular a distância focal equivalente da mesma maneira. Portanto, uma lente de zoom de 70-200 mm usada em um sensor APS-C de 1,5x forneceria um campo de visão equivalente a 105-300 mm em um sensor de quadro completo.

Lente de quadro completo na câmera APS-C


Obviamente, uma lente full frame foi feita para ser usada com uma câmera full frame, mas você ainda pode usá-la em sua câmera APS-C? Muito provavelmente sim. Embora eu sempre recomende verificar com a marca e o modelo para ver se eles são compatíveis, essa combinação de lente e corpo da câmera é uma escolha comum para fotógrafos que estão começando.


Prós


A lente full frame em uma câmera APS-C não altera a profundidade de campo ou a qualidade da imagem, pois isso é determinado principalmente pela própria lente. A única coisa importante que muda (como discuti anteriormente) é o campo de visão.

Quando uma lente full frame é usada com um sensor APS-C, o campo de visão é reduzido. Isso significa que você pode fotografar assuntos mais distantes com maior facilidade. Uma coisa importante a considerar se a fotografia da vida selvagem e dos esportes é sua coisa.

Contras


É importante levar em consideração que essas lentes full frame tendem a ser maiores, mais pesadas e mais caras do que as lentes APS-C. Portanto, pode não ser ideal se você estiver preso por espaço e peso, como quando estiver viajando. Além disso, se você for um fotógrafo de paisagem, essa combinação de lente e corpo não permitirá que você capture fotos de grande angular e a natureza menor do sensor APS-C cortará parte da imagem.

Lentes APS-C na câmera Full Frame


Portanto, se o uso de uma lente full frame em um corpo APS-C resultar em uma imagem ampliada, é lógico que a combinação oposta, uma lente APS-C em um corpo full frame resultaria em uma imagem reduzida. Isso quer dizer que você acaba com algumas vinhetas pesadas na parte externa da imagem. Existem, no entanto, algumas câmeras full frame que são capazes de detectar a lente APS-C automaticamente ou permitir que você altere as configurações manualmente para cortar a imagem para que você não veja a vinheta e a imagem preencha o quadro .



As câmeras Nikon, Sony e Pentax permitem que você emparelhe uma lente APS-C com um corpo full frame. A Canon, por outro lado, possui uma montagem ligeiramente diferente que não permite que você use uma lente Canon APS-C em um corpo de quadro completo da Canon. Curiosamente, algumas lentes APS-C de 3 partes ainda são compatíveis com o corpo full frame da Canon.

Prós


A maior vantagem de usar uma lente APS-C com uma câmera full frame é que as lentes APS-C tendem a ser mais baratas, mas ainda assim de alta qualidade. Eles também podem funcionar bem se você estiver usando sua câmera para capturar conteúdo de vídeo também.

Contras


Usar uma lente APS-C em uma câmera full frame significa que você usará apenas parte do sensor ao tirar sua foto. Isso reduz a resolução da sua imagem e pode significar que uma câmera com 24 megapixels pode ficar restrita a produzir imagens de 10 megapixels.

Aqui está a opinião de Wolf Amri sobre a discussão APS-C vs full frame:


Convertendo sua lente APS-C em full frame usando um teleconversor


Como discutimos anteriormente, se você usar um corpo de câmera full frame com uma lente APS-C, provavelmente será recebido com muitas vinhetas. No entanto, investir em lentes full frame ou em um corpo de câmera APS-C pode não ser possível. Felizmente, existe uma maneira de converter sua lente APS-C em uma lente full frame sem ter que comprar apenas uma versão full frame dela. Você usa um teleconversor (também conhecido como extensor).

Um teleconversor é um pequeno gadget que se encaixa entre o corpo da câmera e a lente. Ele funciona ampliando o que estiver no centro da outra lente e, assim, ajuda a preencher a lacuna entre o APS-C e o tamanho do sensor de quadro completo. Os teleconversores estão disponíveis em tamanhos diferentes, mas é importante verificar a marca e o modelo da sua câmera e nem todas as câmeras são compatíveis com todos os teleconversores.


Prós


Os teleconversores são um grande amigo para quem tem pouco espaço e peso. Um teleconversor 2x pode transformar sua lente de zoom de 100-400 mm em uma lente de 800 mm sem o grande aumento de peso e tamanho. Incrível se você gosta de fotografia de viagem, rua ou evento. Na verdade, os teleconversores estão se tornando cada vez mais comuns na fotografia de esportes, onde chegar perto da ação às vezes pode ser difícil, mas você ainda precisa de fotos em close-up.

Essas pequenas adições também não vão quebrar o banco, o que é ótimo se você estiver procurando uma maneira de converter sua lente APS-C em full frame. Escolha um teleconversor com o mesmo fator de corte da sua câmera e diga adeus à sua vinheta.

Contras


Infelizmente, os teleconversores não apenas ampliam a imagem, mas também podem ampliar quaisquer aberrações cromáticas e outros recursos indesejados que uma lente dedicada não forneceria.

A maior desvantagem dos teleconversores, no entanto, é que eles resultam em uma redução na luz e, portanto, na redução da maior abertura disponível para você. Isso também pode levar a um foco automático mais lento e a uma maior trepidação da câmera. Portanto, se você planeja fotografar em condições de pouca luz, um teleconversor pode não ser a melhor opção.

Confira alguns teleconversores aqui.

Convertendo sua lente Full Frame em APS-C com um Speedbooster (telecompressor)


As lentes Speedbooster (também conhecidas como telecompressores ou redutores focais) são lentes pequenas que permitem que lentes full frame sejam usadas com câmeras APS-C sem perder nenhuma imagem. Essencialmente, permite que você tenha um campo de visão de quadro completo em uma câmera APS-C.

Esse tipo de lente pode ser mais facilmente entendido por ser o oposto de uma lente teleconversora. A lente reduz a distância focal que então tem um efeito dominó do número F da lente. Então, quando você monta isso e sua lente full frame em uma câmera APS-C, você está basicamente condensando toda a luz no sensor, dando a você a visão full frame.


Prós


Os Speedboosters ajudam a produzir uma imagem visivelmente mais nítida, ganho de um stop de luz e uma profundidade de campo mais rasa. Isso é ótimo para fotografia de retrato.

Contras


Infelizmente, a maioria das lentes speedbooster não vem com foco automático, o que pode levar algum tempo para se acostumar. Assim como a lente do teleconversor, também há uma queda na resolução ao redor das bordas da imagem em aberturas maiores, apesar do centro ainda estar nítido.

Aqui estão alguns aceleradores de velocidade que você pode comprar.



Espero que este artigo tenha esclarecido o tópico das lentes APS-C e full frame para você.

Clique no link a seguir para um artigo sobre APS-C vs câmeras full frame.