>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Nitidez de saída facilitada


O processo de afiação é dividido em três partes. Primeiro, você fará algo chamado nitidez de entrada, que é onde você adiciona um pouco de nitidez para compensar a imprecisão inerente da captura digital RAW. Em seguida, você aplicará nitidez nas principais áreas da sua foto para destacá-las. Finalmente, a terceira etapa é aplicar a nitidez ao seu dispositivo de saída. Abordaremos essa terceira etapa, chamada de nitidez de saída, neste artigo.



Se você decidir exibir uma foto, fará uma de duas coisas com ela. Você (a) criará uma versão digital para a Web ou um pdf ou (b) a imprimirá. De qualquer forma, você precisará aplicar uma certa quantidade de nitidez para adaptar sua foto digital a essa saída.

Por quê? Porque de qualquer forma, você está mudando sua imagem. Se você cria um arquivo digital, geralmente está redimensionando a imagem. Ao fazer isso, a nitidez muda e você precisará levar em conta isso. Se você criar uma impressão, é um meio totalmente diferente e você precisará levar em conta a falta de nitidez que se desenvolve nesse processo. Pelo que entendi, as tintas sangram levemente umas sobre as outras, então você neutraliza isso aumentando a nitidez.

Então, vamos passar pelo processo neste artigo. A boa notícia é que isso é simples. Se você tiver o Lightroom, é muito fácil. Vou orientá-lo no processo usando o Lightroom, mas depois oferecerei algumas dicas para quem usa o Photoshop ou o Photoshop Elements.

Aprimoramento de resultados para a Web


Primeiro, vamos afiar para a tela. Você deve criar um JPEG se estiver usando sua imagem para exibição online ou em PDF. Crie o JPEG usando o comando Exportar (Arquivo> Exportar) no Lightroom. Ao fazer isso, uma caixa de diálogo Exportar aparecerá e, dentro dessa caixa, você terá a opção de Nitidez de saída. Se você marcar a caixa, o Lightroom adicionará nitidez com base na saída final. Veja como ficará na sua tela:



Você tem apenas duas configurações que precisa fazer, ambas aparecem na área circulada em vermelho acima:
  • Você escolhe entre Tela, Papel Fosco e Papel Brilhante. Escolha Tela .
  • Depois disso, você escolhe Baixo, Padrão ou Alto. Escolha Alto .

Agora o Lightroom adiciona uma quantidade predeterminada de nitidez à imagem para a saída final. É isso para o Lightroom.

Para usuários do Photoshop, esse processo é consideravelmente mais difícil. Quando você cria um arquivo digital, não há como adicionar nitidez como parte desse processo. Você pode estar usando o comando Salvar como e não há opções de nitidez lá. Geralmente, uso o comando Salvar para a Web (mesmo que pareça que a Adobe está eliminando-o gradualmente) e também não há opções de nitidez. Para adicionar nitidez de saída, você precisa redimensionar sua imagem usando a caixa de diálogo Tamanho da imagem e, em seguida, usar as ferramentas de nitidez do Photoshop para tornar a foto mais nítida. Não há uma maneira automatizada de fazer isso e você terá que usar algumas tentativas e erros.

Nitidez de saída para impressões


Em seguida, vamos afiar para uma impressão. Se estiver imprimindo no Lightroom, vá para o módulo Imprimir. Nos controles de impressão do lado direito, role para baixo até a categoria Trabalho de impressão. Dentro dessa categoria, você verá uma caixa para Nitidez de Impressão. Marque a caixa e ela lhe dará opções para saída.



Existem apenas duas configurações que você precisa fazer, ambas aparecem na área circulada em vermelho acima:
  • Escolha Fosco ou Brilhante dependendo do tipo de papel que você está usando. Para qualquer papel revestido, escolha Brilhante.
  • Depois disso, escolha Baixa, Padrão ou Alta para determinar a quantidade de nitidez a ser aplicada. Escolha Alto .

Isso é tudo que você precisa fazer no Lightroom. Mas mais uma vez o processo é mais difícil para os usuários do Photoshop. Não há processo para adicionar nitidez como parte do processo de impressão. Você deve aplicar nitidez após redimensionar a imagem para o tamanho final de impressão. Mais uma vez, isso exigirá um pouco de tentativa e erro.

Conclusão


Sempre que alguém escreve sobre um assunto, há sempre a tendência de encerrar o tópico dizendo algo no sentido de que “você realmente precisa prestar atenção a este tópico, porque isso pode tornar suas fotos significativamente melhores e você pode cair em uma armadilha se você não fizer isso.” Talvez só porque sou do contra, tento evitar isso. Aqui é fácil evitar isso, já que a nitidez de saída não melhorará significativamente suas fotos e elas não serão arruinadas se você não aplicar a nitidez de saída. Em vez disso, a nitidez de saída é um efeito sutil que ajudará um pouco suas fotos. Mas cada pedacinho conta, certo?

O processo é simples se você usar o Lightroom. É apenas uma questão de fazer algumas configurações ao exportar para um arquivo digital ou criar uma impressão. Embora eu ame o Photoshop e o Elements, o processo dificilmente ocorre em qualquer um desses programas. Quase vale a pena gastar mais ou menos US $ 100 para o Lightroom apenas para simplificar esse processo.