>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Explicação de EVF vs OVF


EVF vs OVF. Visor eletrônico versus visor óptico.

É uma pergunta difícil e que os fotógrafos passaram muitos anos debatendo. Alguns fotógrafos juram por seus visores ópticos e se recusam a trabalhar com um visor eletrônico; outros fotógrafos afirmam que os visores ópticos são obsoletos e que os visores eletrônicos são o futuro.

Então quem está certo?

E, mais importante, que tipo de visor deve você estar usando?

É disso que trata este artigo.

Vou dar-lhe as vantagens e desvantagens de ambos os tipos de visores.

E quando terminar, você saberá qual visor é melhor para você – e qual visor ajudará a melhorar suas fotos rapidamente.

Vamos mergulhar direto.
Resumo show O que é um OVF? O que é um EVF? EVF vs OVF:Seleção de câmera EVF vs OVF:Resolução e clareza EVF vs OVF:Visualização da exposição EVF vs OVF:Fotografia com pouca luz EVF vs OVF:Fotografar com filtros EVF vs OVF:Fotografar no sol EVF vs OVF:Foco manual EVF vs OVF:Visualização de profundidade de campo EVF vs OVF:Atraso do visor EVF vs OVF:Simulações artísticas EVF vs OVF:Revisão de imagens Quem deve usar um visor óptico? Quem deve usar um visor eletrônico? EVF vs OVF:o próximo passo O que é um EVF? O que é um OVF? Os visores eletrônicos são melhores que os visores ópticos? Os visores eletrônicos funcionam com pouca luz? Alguns EVFs são melhores que outros? Por que os EVFs são ótimos?

O que é um OVF?


Um OVF é um visor óptico .

Ele fornece uma prévia da cena que você está gravando e faz isso oticamente . Quando você olha através de um visor óptico, está vendo a cena real diante de você, simplesmente refletida por espelhos dentro de sua câmera.

Em outras palavras, os visores ópticos fornecem uma imagem verdadeira (ou algo muito próximo disso).

Observe que isso não significa que os visores ópticos mostrem a imagem da sua cena e nada mais.

Na verdade, a maioria dos visores ópticos inclui várias sobreposições úteis na parte superior da imagem, como uma grade de regra de terços, seus pontos de foco automático ativos (e às vezes inativos) e suas informações de exposição.

Faz sentido?

O que é um EVF?


Um EVF é um visor eletrônico .

Como o nome sugere, é puramente eletrônico.

Quando você olha através de um EVF, você não está vendo a cena real. Em vez disso, você está vendo uma versão digital da cena, exibida em uma taxa de quadros muito alta.

(É um feed de vídeo, tirado diretamente do sensor da câmera.)

Os visores eletrônicos também exibem pontos de foco automático e dados de exposição, os mesmos que os visores ópticos, embora às vezes venham com extras úteis (como recursos de pico de foco, como explico abaixo).

Agora vamos dar uma olhada em EVFs versus OVFs e qual opção é certa para suas necessidades, começando com:

EVF x OVF:seleção de câmera


Diferentes câmeras oferecem diferentes tipos de visores.

O que significa que sua escolha de visor limitará seriamente seu tipo de câmera (e vice-versa).

Aqui está o que você precisa saber:

DSLRs (ou seja, câmeras digitais reflex de lente única, que oferecem lentes intercambiáveis ​​e incluem um sistema de espelho interno) usam visores ópticos.

Na verdade, todo A DSLR inclui um visor óptico, desde modelos DSLR amadores até modelos DSLR ultraprofissionais.

Considerando que algumas câmeras sem espelho (ou seja, câmeras que usam lentes intercambiáveis, mas não incluem um espelho) usam visores eletrônicos.

Modelos sem espelho de última geração, como a Nikon Z6, a Sony a7 III e a Canon EOS R5 contêm visores eletrônicos.

E enquanto os visores eletrônicos estão se tornando cada vez mais presentes nas linhas de câmeras sem espelho, ainda existem modelos sem espelho para amadores, como a Canon EOS M100, que não inclui nenhum visor; em vez disso, ele oferece apenas uma tela Live View para visualização (e revisão) de imagens.

(Observe que também existem câmeras sem espelho que oferecem visores opcionais que são montados na câmera, mas são bem raros. E há outras câmeras sem espelho que incluem ambos um visor eletrônico e um visor óptico, embora estes sejam ainda mais raros.)

Agora, as DSLRs são melhores que as câmeras sem espelho ou as câmeras sem espelho são melhores que as DSLRs?

Essa é realmente uma outra lata de minhocas, mas a verdade é que ambos os tipos de câmera têm seu lugar no momento. As DSLRs oferecem robustez e seleção de lentes atualmente não disponíveis na maioria das linhas sem espelho, enquanto as câmeras sem espelho oferecem um formato compacto e pronto para viagem e foco automático extremamente rápido.

No entanto, as câmeras sem espelho parecem ser o futuro, e os fabricantes de câmeras estão afastando suas divisões de engenharia dos sistemas DSLR; portanto, se você deseja preparar seu equipamento de câmera para o futuro, uma câmera sem espelho é provavelmente a melhor opção.

Aqui está a linha de fundo:

Se você optar por um visor óptico, basicamente terá que aceitar uma DSLR (com todas as suas vantagens e desvantagens).

E se você optar por um visor eletrônico, terá que aceitar uma câmera sem espelho.

Então, basta ter isso em mente!

EVF x OVF:resolução e clareza


Aqui está algo que você deve saber, desde o início:

Os visores eletrônicos simplesmente não oferecem a resolução e a clareza que você obtém de um visor óptico.

Isso ocorre porque os visores ópticos mostram a cena real, que é nítida, clara e realista, graças ao fato de você estar vendo realidade .

Enquanto os visores eletrônicos fornecem uma visualização digital da cena, limitada pela resolução e taxa de quadros de sua câmera sem espelho.

Agora, alguns visores eletrônicos parecem muito, muito bons. No momento da redação deste artigo, o visor eletrônico de maior resolução disponível em uma câmera sem espelho é superior a nove milhões de pontos (encontrado na Sony a7S III), seguido por vários EVFs de 5,76 milhões de pontos (encontrados na Canon EOS R5 e na Sony a7R IV , para citar apenas dois).

Mas essas câmeras são caras, em parte porque você está pagando por um visor eletrônico de ponta.

Muito mais comum em câmeras sem espelho é um EVF de 2,36 milhões de pontos, que parece bom, mas não ótimo, enquanto modelos sem espelho mais baratos usam resoluções ainda mais baixas, muitas das quais simplesmente não parecem nítidas.

(Observe que a clareza do visor eletrônico varia de acordo com a tecnologia usada; não se trata apenas de resolução, embora a resolução importe muito .)

Pessoalmente, luto para usar visores eletrônicos com resoluções abaixo da marca de 2,36 milhões de pontos porque eles não são claros o suficiente.

Enquanto visores eletrônicos com resoluções de 3,69 M pontos e acima parecem muito reais para mim, a ponto de muitas vezes esqueço que estou olhando para uma tela digital, em vez de óptica.

Em suma, se você procura a melhor resolução possível, um visor óptico é o caminho a percorrer. Mas se você puder comprar uma câmera com um visor de última geração, pode não notar muita diferença!

EVF x OVF:visualização de exposição


Este é um grande negócio.

Para mim (e muitos outros fotógrafos), é o maior ponto de venda dos visores eletrônicos.

Você vê, os visores ópticos mostram a cena, não afetada pelas configurações da câmera.

Enquanto os visores eletrônicos são digitais, o que permite alguns efeitos interessantes, incluindo simulação/visualização de exposição.

O que isto significa?

Isso significa que, ao discar as configurações da câmera em uma câmera sem espelho, você obterá uma visualização da imagem resultante em seu EVF, uma visualização que inclui simulação de exposição.

Portanto, quando você aumenta a velocidade do obturador, a tela dentro do EVF fica mais escura, para imitar sua imagem final.

E quando você aumenta sua abertura, a tela dentro do seu EVF fica mais brilhante, assim como a imagem final.

Como você pode imaginar, isso é extremamente útil. Você não precisa mais confiar no visor do medidor para determinar se acertou na exposição, nem precisa se preocupar em voltar para casa e descobrir que todas as suas fotos estão escuras. Em vez disso, o que você vê é o que você obtém. É um método de disparo muito mais intuitivo e envolvente, que evita que você cometa erros graves e mantém suas imagens com uma aparência melhor.

Agora, você deve estar se perguntando:

Quão precisa é a visualização da exposição oferecida pelos EVFs?

Em minha experiência:

Muito, muito preciso.

Na verdade, eu diria que as visualizações de exposição EVF são perfeitas, com exceção de fotografar exposições longas (onde as coisas podem ficar um pouco confusas).

Vale a pena notar que você pode visualizar o mesmo tipo de simulação de exposição através da opção Live View na maioria das DSLRs. Mas isso não é tão conveniente e você terá dificuldade em avaliá-lo adequadamente ao trabalhar com luz forte.

EVF x OVF:fotografia com pouca luz


Visores eletrônicos não funcionam bem com pouca luz.

Isso ocorre porque eles usam um display digital, que tem que lidar com os efeitos de um ISO reforçado (o que é necessário com pouca luz).

Portanto, quanto mais baixa a luz, mais barulhentos e desagradáveis ​​ficam os visores eletrônicos.

Isso contrasta com os visores ópticos, que funcionam perfeitamente bem com pouca luz.

Agora, os EVFs tendem a ficar bem em luz relativamente baixa (por exemplo, sombra). E em muitos EVFs, a iluminação interna não parece especialmente ruim, mesmo que não seja tão nítida quanto ao trabalhar com iluminação externa.

Mas se você costuma fotografar longas exposições à noite, pode ficar frustrado com os altos níveis de ruído.

Faz sentido?

EVF x OVF:fotografar com filtros


Se você estiver fotografando com um filtro de densidade neutra forte, terá dificuldades para focar com um visor óptico.

Isso ocorre porque um filtro ND de 10 paradas tornará o OVF completamente escuro, para que você possa ver literalmente nada .

Portanto, se você quiser focar com precisão enquanto usa um filtro ND de 10 paradas, precisará focar com antecedência, adicionar o filtro e tirar a foto.

E se você quiser focar novamente depois de capturar um quadro, precisará tirar o filtro ND de 10 paradas, focar novamente e assim por diante.

É impraticável e irritante, especialmente quando você está fotografando em condições difíceis e não quer continuar colocando e tirando o filtro da lente.

Os visores eletrônicos, por outro lado, oferecem simulação de exposição (como expliquei acima).

O que significa que eles compensam o filtro ND de 10 pontos e fornecem uma visualização (relativamente) precisa da sua foto através do visor.

Isso permite que você veja a cena através do seu EVF, mesmo se estiver trabalhando com um filtro ND de 10 paradas.

O EVF ficará um pouco barulhento?

Sem dúvida; trabalhar com um filtro ND de 10 pontos é como trabalhar no escuro.

Mas você ainda será capaz de se concentrar muito bem.

Observe que algumas câmeras sem espelho são limitadas em termos de capacidade de foco na escuridão, portanto, talvez seja necessário focar manualmente.

Mas focar manualmente é certamente mais conveniente do que não focar!

EVF vs OVF:Atirando no Sol


Fotografar no sol é uma das maneiras mais fáceis de capturar fotos impressionantes.

É assim que você pode obter efeitos como este:

Além de silhuetas dramáticas:

Mas se você for como eu, fotografar no sol com um visor óptico é fisicamente doloroso. Às vezes, saio com manchas na frente do olho, além de dor de cabeça.

E outras vezes, evito completamente atirar no sol; é tão desconfortável!

Por outro lado, os visores eletrônicos permitem fotografar no sol sem problemas.

Como você não está obtendo uma visão verdadeira através da lente, não obtém o nível de brilho fornecido pelo sol. Em vez disso, o sol simplesmente parece apagado (e se você diminuir a exposição o suficiente, o sol será simplesmente uma bola acinzentada).

Isso é muito mais fácil de trabalhar e permitirá que você continue fotografando no sol e capture essas imagens de alto nível!

EVF vs OVF:foco manual


Anteriormente, falei sobre a facilidade de focar usando um visor eletrônico com filtro ND, em comparação com um visor óptico com filtro ND.

Mas esse não é o único benefício de foco oferecido pelos EVFs.

Veja bem, os visores eletrônicos oferecem vários auxílios úteis de foco manual, especialmente em câmeras de última geração.

Alguns EVFs incluem pico de foco, que destaca as bordas das áreas em foco com uma cor (geralmente personalizável). Isso é muito útil se você costuma capturar imagens que estão quase – mas não completamente – em foco.

E a maioria dos EVFs oferece alguma forma de ampliação, onde você pode ampliar sua imagem para focar em 10X, permitindo ajustar seu foco para obter a máxima nitidez.

Infelizmente, nenhum desses recursos é oferecido em visores ópticos, porque você não tem um display digital para trabalhar.

EVF x OVF:visualização de profundidade de campo


Em visores eletrônicos, você pode visualizar sua exposição antes de tirar a foto. Em visores ópticos, você não pode.

Mas e a profundidade de campo? Isso é algo que você pode visualizar?

Honestamente, isso é um pouco complicado.

Você vê, tecnicamente falando, você pode visualizar a profundidade de campo através de visores ópticos. A maioria das DSLRs oferece um botão de visualização de profundidade de campo; quando você pressiona isso, ele fecha a abertura e permite visualizar a profundidade de campo esperada para a imagem.

O problema é que o botão de visualização de profundidade de campo da DSLR torna o visor muito mais escuro – a ponto de considerá-lo realmente inutilizável. É difícil avaliar se partes da sua imagem estão nítidas quando estão fracas, e é por isso que quase nunca uso a visualização de profundidade de campo em minhas DSLRs.

Quanto aos visores eletrônicos…

Alguns EVFs oferecem uma visualização instantânea de profundidade de campo.

Em outras palavras:

Sempre que você altera a abertura, obtém feedback imediato em seu EVF, para que possa visualizar os ajustes de abertura em tempo real.

E isso é extremamente útil.

Mas isso só funciona quando você está usando uma lente com um anel de abertura manual (que você torce para alterar a abertura).

Caso contrário, a abertura não fecha até você disparar o botão do obturador, o que significa que a profundidade de campo não será refletida no visor eletrônico.

Observe que isso também é verdade para algumas lentes montadas em câmeras OVF, mas o brilho do visor escurecerá, como no botão de visualização de profundidade de campo.

As lentes Fujifilm, por exemplo, oferecem aberturas manuais, e é por isso que você obtém uma visualização de profundidade de campo altamente precisa ao olhar através de um visor Fujifilm.

Mas a maioria dos outros fabricantes de câmeras (por exemplo, Nikon, Canon e Sony) não inclui um anel de abertura manual. Nesses casos, a câmera às vezes oferece um botão de visualização de profundidade de campo, que funciona como a visualização DOF em uma DSLR, exceto sem a perda de luz no visor.

Em outros casos, a câmera não oferece nenhuma forma de visualização de DOF.

EVF vs OVF:atraso do visor


Como continuo enfatizando:

Os visores ópticos mostram uma imagem verdadeira.

O que significa que não há atraso; você está simplesmente olhando para uma cena através de uma lente.

As câmeras que usam visores eletrônicos, por outro lado, precisam converter a luz em uma imagem digital e exibi-la por meio do EVF. E isso pode levar tempo, o que se manifesta como atraso no visor.

Atualmente, os visores de última geração têm muito pouco atraso, mas ainda estão lá e podem ser um problema para atiradores de ação.

E visores de baixo custo, ou visores em câmeras sem espelho mais antigas, são muito piores. Muitas vezes, você acabará com um atraso significativo e perceptível - o que não é grande coisa se você for um fotógrafo de paisagem ou retrato, mas pode se tornar um grande problema se você fotografar esportes, pássaros em voo ou imagens de rua.

Se você acha que pode querer um visor eletrônico, mas está preocupado com o atraso, recomendo que você leia as resenhas da câmera específica que procura. A maioria discutirá o visor eletrônico e deve lhe dar uma noção se o EVF é atormentado pelo atraso ou se você poderá fotografar confortavelmente em cenários de ritmo acelerado.

EVF x OVF:simulações artísticas


Os visores ópticos mostram o que está lá.

E embora os visores eletrônicos não sejam de alta resolução como os visores ópticos, eles oferecem uma fantástica ajuda para fotografar:

Simulações artísticas.

O que quero dizer com isso?

Praticamente todos os visores eletrônicos incluem um grupo de “filtros”, variando de sobreposições em sépia a sobreposições em preto e branco e simulações de filmes coloridos.

Para quem fotografa em preto e branco, eu diria que a sobreposição em preto e branco sozinha torna os visores eletrônicos melhores do que os visores ópticos. Porque permite que você veja o mundo em preto e branco, o que é muito mais fácil do que tentar converter mentalmente entre colorido e preto e branco por meio de um EVF.

A Fujifilm é conhecida pelas suas simulações de filmes, e acho-as verdadeiramente inspiradoras. Enquanto você está filmando, você pode percorrer diferentes simulações de filmes e ver como o mundo fica quando ultra-saturado, quando em baixo contraste, etc. em apenas sépia por um dia!).

EVF x OVF:revisão de imagem


Aqui está o benefício final dos visores eletrônicos:

Eles permitem que você revise suas imagens no próprio visor.

Assim, mesmo depois de tirar uma foto, você não precisa confiar no LCD traseiro.

Em vez disso, você pode visualizar suas imagens no EVF, o que é útil para obter uma compreensão precisa das cores, iluminação e exposição (já que você não precisa lidar com reflexos no LCD traseiro etc.).

Postagens relacionadas
Melhor câmera DSLR da Canon por menos de US$ 1.000 Melhores DSLRs Full Frame da Nikon Melhores DSLRs por menos de US$ 500
Você também pode aumentar o zoom para visualizar seu ponto de foco e verificar a nitidez.

Embora tudo isso também seja possível no LCD traseiro fornecido por câmeras com OVFs, o problema é que os LCDs traseiros são difíceis de trabalhar, a menos que você esteja fotografando na escuridão total. Eles são propensos a reflexos e são afetados pelos níveis de luz ambiente. As imagens geralmente parecem bem expostas em um LCD traseiro visualizadas com brilho, quando na realidade estão muito escuras ou muito claras.

Quem deve usar um visor óptico?


Agora que você está familiarizado com os prós e contras de visores ópticos versus visores eletrônicos, você deve ter uma ideia melhor se um visor óptico é ideal para você.

Eu recomendo que você pegue uma câmera com um visor óptico se a resolução e a clareza forem de extrema importância para você – ou se você costuma fotografar com pouca luz, onde os EVFs podem se tornar frustrantemente barulhentos.

Se você é um fotógrafo de ação, também deve considerar os visores ópticos. Porque enquanto as câmeras sem espelho carregadas de EVF geralmente oferecem velocidades de disparo contínuo mais altas do que as DSLRs, o atraso do EVF é um problema e que alguns fotógrafos esportivos consideram proibitivo.

Finalmente, se você precisar de uma DSLR por algum outro motivo, um visor óptico é o caminho a percorrer.

Quem deve usar um visor eletrônico?


Os visores eletrônicos são muito impressionantes e trazem muitos benefícios.

É por isso que eu recomendo usar um visor eletrônico na maioria das situações, exceto fotografia frequente com pouca luz e ação.

Visores eletrônicos permitem que você visualize a exposição e (às vezes) a profundidade de campo em tempo real. Eles permitem que você faça focagem manual com grande precisão e oferecem simulações artísticas incrivelmente úteis.

Então, a menos que você veja um motivo específico para escolher um OVF, eu ficaria com um EVF.

Postagens relacionadas
Melhores câmeras sem espelho com menos de US $ 1.000 Melhor câmera sem espelho com menos de US $ 600 Melhor câmera sem espelho com pouca luz

EVF x OVF:o próximo passo


Agora que você terminou este artigo, você deve ter uma noção se um visor eletrônico ou um visor óptico faz sentido para suas necessidades.

E uma vez que você tenha um visor que funcione para você…

…use-o com frequência! Quanto mais prática você tiver atrás da câmera, melhor.

Em breve, você estará capturando fotos como um profissional.

O que é um EVF?


Um EVF é um visor eletrônico. É essencialmente um display digital que vem direto do sensor da câmera; com um EVF, você pode visualizar as imagens antes mesmo de pressionar o botão do obturador! Observe que um EVF não mostra apenas a cena – ele também deve fornecer acesso às configurações da câmera, ao menu da câmera, histogramas de imagem e muito mais.

O que é um OVF?


Um OVF é um visor óptico. Os OVFs permitem que você veja diretamente através da lente da sua câmera, mas opticamente (em vez de digitalmente). Então, quando você olha através de um OVF, você está vendo a cena como sua lente a vê. Os OVFs também incluem sobreposições úteis, como configurações da câmera, mas são mais limitados do que os EVFs no que podem exibir.

Os visores eletrônicos são melhores que os visores ópticos?


Isso depende do tipo de fotografia que você faz. Os visores eletrônicos oferecem alguns recursos que os visores ópticos não conseguem igualar, como simulação de exposição (onde você vê sua exposição no visor antes de tirar uma foto). E os visores eletrônicos incluem auxílios de foco, como pico de foco, para que você possa ver quais áreas estão em foco antes de pressionar o botão do obturador. No entanto, os visores eletrônicos sofrem de atraso (geralmente muito leve), o que os torna menos desejáveis ​​para fotógrafos de esportes e ação. E os visores ópticos têm um desempenho muito melhor do que os visores eletrônicos com pouca luz, onde os EVFs tendem a ficar nublados pelo ruído ISO alto.

Os visores eletrônicos funcionam com pouca luz?


Sim, os visores eletrônicos funcionam com pouca luz. No entanto, eles lutam muito mais do que os visores ópticos, porque são forçados a aumentar seu ISO interno para um feed de vídeo brilhante. Portanto, embora seja possível usar um visor eletrônico em ambientes fechados ou à noite (e eu já fiz isso bastante), você não obterá a mesma imagem clara que um visor óptico oferece.

Alguns EVFs são melhores que outros?


Absolutamente! Visores eletrônicos em modelos sem espelho de baixo custo tendem a oferecer resoluções muito baixas e têm outros problemas (como mudanças de cor e atraso). Enquanto os visores eletrônicos em modelos de ponta tendem a ser bastante impressionantes, com muita resolução e recursos fortes em geral. Na verdade, a diferença entre um visor eletrônico low-end e um high-end é noite e dia, então eu definitivamente recomendo que você pense nisso antes de comprar.

Por que os EVFs são ótimos?


Visores eletrônicos oferecem pré-visualizações de sua imagem antes mesmo de você pressionar o botão do obturador, o que é absolutamente inestimável para muitos fotógrafos. Os EVFs também incluem tecnologia útil, como pico de foco e histogramas ao vivo, que permitem avaliar seu ponto de foco e sua exposição, respectivamente. Os EVFs não são perfeitos, no entanto; como falo no artigo, os visores eletrônicos sofrem com o ruído ISO alto com pouca luz, o que pode ser um grande problema para os fotógrafos noturnos.