>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmeras Digitais

FOTOGRAFIA ESTÉREO 3D ANIMADA


A fotografia estéreo cria uma única imagem tridimensional usando duas imagens 2D comuns. Embora existam várias maneiras de obter esse efeito, a maioria requer óculos 3D e/ou um dispositivo de exibição especial. Este artigo se concentra em uma técnica que requer nada mais do que uma câmera digital comum e um software de edição de fotos. Ele funciona combinando duas fotos separadas em uma única imagem animada (geralmente usando o formato GIF padrão), conforme mostrado abaixo. Embora isso claramente não seja recomendado para todas as suas fotos, certamente é um truque divertido para experimentar quando você deseja criar uma aparência diferente.

Mova o mouse sobre cada imagem acima para ver o efeito 3D.
Imagens cortesia de StereoPhoto Maker (esquerda) e Jim Gasperini (direita).

VISÃO GERAL:VISÃO 3D E CÂMERAS DUPLAS


Nossos olhos percebem a profundidade (em parte) porque veem objetos de perspectivas ligeiramente diferentes. Quando vistos através de qualquer olho, os objetos em primeiro plano mudam de posição muito mais do que os objetos em segundo plano. Segure o dedo à sua frente, concentre-se no fundo e observe como esse dedo se move de um lado para o outro quando visto através de qualquer olho (chamado de "paralaxe"). Agora, aproxime este dedo e observe como ele parece mudar ainda mais do que antes.

Uma fotografia estéreo padrão simplesmente imita nossos olhos:é composta por duas fotografias que foram tiradas em posições diferentes. Quanto maior a separação, maior o efeito 3D — e maiores os objetos em primeiro plano parecem se deslocar em relação ao plano de fundo.

No entanto, o ângulo de visão de uma lente de câmera geralmente é diferente de nossos próprios olhos, portanto, a distância de separação pode ter que mudar de acordo. Fora isso, com a maioria das técnicas 3D, a diferença real está em como as imagens são combinadas. No entanto, este artigo discute a única exceção:imagens animadas de "oscilação".

COMO FUNCIONAM AS IMAGENS 3D "WOBBLE" ANIMADAS


Em vez de tentar imitar o que cada olho vê com uma fotografia separada, uma imagem oscilante funciona imitando o que ambos olhos vêem quando você focaliza um objeto e move a cabeça de um lado para o outro. Nosso cérebro então interpreta como os objetos se movem em relação uns aos outros – e automaticamente traduz isso em uma sensação de profundidade.
Imagem 1 Imagem 2
Iniciar animação Parar animação

imagem cortesia de Jim Gasperini

A principal diferença com as imagens oscilantes é que tanto o primeiro plano quanto o plano de fundo se movem substancialmente, enquanto o meio/sujeito geralmente permanece estacionário. No exemplo acima, observe como os postes de madeira central e mais à direita permanecem aproximadamente na mesma posição. Isso faz com que a imagem apareça como se estivesse girando levemente quando oscila.

ETAPA 1:COMO CAPTURAR AS FOTOS ESTÉREO


Para criar uma imagem 3D animada ou "imagem oscilante", a técnica de captura é um pouco diferente das imagens 3D padrão. Em vez de capturar duas imagens com linhas de visão paralelas, com uma imagem oscilante as linhas de visão convergem. Isso pode ser capturado usando as seguintes etapas:

(1A) Identifique uma composição que abrange objetos próximos, intermediários e de fundo. Evite mover o assunto.

(1B) Escolha a distância/objeto que aparecerá estacionário para cada posição da câmera.

(1C) Capture a primeira foto, prestando muita atenção à posição precisa dos objetos na distância escolhida em 1B.

(1D) Mova sua câmera cerca de 4-12 polegadas* para a esquerda e gire a linha de visão levemente para a direita (ou vice-versa), até que os objetos de 1B estejam no mesmo lugar dentro do quadro da câmera que estavam em 1C. Esta é a etapa mais complicada de todo o processo e provavelmente exigirá alguma prática .
*Observações sobre a distância de deslocamento . Você provavelmente desejará experimentar diferentes deslocamentos, dependendo da distância focal, distância do assunto e tamanho da exibição na tela:

Distância de deslocamento necessária
Quando distância focal aumenta. . . Diminui
Quando distância do assunto aumenta. . . Aumentos
Ao visualizar o tamanho aumenta. . . Diminui

Lembre-se de que as fotografias de grande angular geralmente são tiradas muito mais perto do assunto (consulte "usando lentes grande angulares"). Assuntos mais próximos exigem menos deslocamento, portanto, na prática, o deslocamento pode não precisar mudar muito para lentes grande angulares versus teleobjetivas.

Muitas vezes, a maneira mais fácil de determinar a distância de deslocamento é apenas mover sua câmera para frente e para trás até ficar satisfeito com o movimento que está a ver no visor/LCD. Felizmente, você não precisa acertar. Em casos extremos, porém, muito pouco deslocamento pode eliminar o efeito 3D, enquanto muito pode fazer a animação aparecer como duas imagens 2D diferentes. Independentemente disso, também é uma boa ideia tirar mais de duas fotografias para que você possa experimentar como os deslocamentos maiores/menores aparecem na tela do seu computador doméstico.

ETAPA 2:COMO CRIAR A IMAGEM GIF ANIMADA EM 3D


As etapas abaixo são mostradas para o Photoshop, mas muitos outros programas de edição de imagem também funcionarão. Em geral, seu software só precisa suportar (i) camadas e (ii) salvar arquivos GIF animados. Há também um programa automatizado gratuito chamado StereoPhoto Maker. Independentemente disso, as etapas gerais são as seguintes:

(2A) Cole uma das imagens como uma segunda camada em cima da outra imagem:

(2B) Altere a opacidade da camada superior para 50% e desloque-a para que os objetos escolhidos em 1B fiquem na mesma posição da camada inferior. Em seguida, altere a opacidade superior de volta para 100%. Essa etapa nem sempre é necessária, mas ajuda a minimizar os erros do 1D acima.
A camada superior está definida para 50% de opacidade. Os dois postes verticais aparecem nítidos (mesma posição),
enquanto os objetos na frente/atrás deles aparecem borrado
(diferentes posições).
(2C) Abra a janela de animações no Photoshop (Janela> Animações). Em seguida, crie um segundo quadro para sua animação clicando no botão circulado em vermelho abaixo.

(2D) Selecione o quadro 1 e certifique-se de que apenas a camada inferior esteja visível (definindo os ícones de olho conforme mostrado circulado em vermelho abaixo), selecione o quadro 2 e, desta vez, certifique-se de que apenas a camada superior esteja visível (ou vice-versa).

(2E) Defina o tempo de atraso entre os quadros. Imagens estéreo animadas geralmente aparecem melhor com um valor de 0,1 segundos (como mostrado na imagem superior direita). Agora você pode testar sua animação clicando no botão play acima.

(2º andar) Quando estiver satisfeito com o efeito, salve a imagem como um arquivo GIF animado clicando em "Arquivo> Salvar para Web e Dispositivos ..." e selecionando GIF no menu suspenso superior direito. Agora você poderá ver o efeito 3D em qualquer visualizador de imagens, cliente de e-mail ou navegador da web.

MANEIRAS ALTERNATIVAS DE CRIAR E VER FOTOS 3D


Existem várias maneiras mais sofisticadas de combinar e visualizar fotos 3D, embora elas não tenham os recursos de visualização universais do exemplo de "imagem oscilante" acima. Os métodos mais populares incluem:
Estéreo
Par de imagens
Visível usando
foco cruzado
Estereograma

Visível usando
foco cruzado
Vermelho/Azul
Imagem composta
Visível usando
óculos 3D vermelho/azul
Polarizado
Imagem composta
Visível usando
óculos 3D polarizados

As imagens acima são apenas para ilustrar a aparência de cada método em 2D;
não tente visualizá-los em 3D, pois não funcionará neste tamanho e/ou em sua tela.
  • Par de imagens estéreo com visualização de foco cruzado . Isso requer apenas colocar cada imagem lado a lado e visualizá-las fora de foco. Quando feito corretamente, cada imagem aparece como uma dupla, mas uma imagem dupla de cada foto original se sobrepõe para formar uma imagem 3D central. No entanto, essa também é a técnica de visualização mais difícil e artificial de dominar.
  • Estereogramas . Eles são um pouco mais fáceis de visualizar do que um par de imagens de foco cruzado, mas não reproduzem nenhuma cor na imagem 3D.
  • Imagem composta vermelha/azul visível com óculos 3D vermelho/azul ("anaglyph") . Isso é fácil de visualizar e é como os filmes 3D mais antigos eram exibidos, mas as cores nem sempre parecem tão naturais quanto nos filmes 3D polarizados mais recentes (abaixo).
  • Imagens polarizadas sobrepostas visíveis com óculos 3D polarizados . Este é agora o padrão para filmes 3D e definitivamente produz os melhores resultados, mas requer óculos especiais além de um dispositivo de exibição sofisticado.

Felizmente, a principal diferença com as técnicas acima está em como elas são exibidas/visualizadas – não necessariamente em como são capturadas. Contanto que você mantenha suas duas imagens estéreo, muitas vezes você pode alterar a forma como elas são combinadas à medida que a tecnologia melhora.