>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmeras Digitais

FILTROS POLARIZANTES DA CÂMERA


Os filtros polarizadores podem aumentar a saturação da cor e diminuir os reflexos - e são um dos únicos filtros de lente que não podem ser replicados usando a edição de fotos digitais. Eles são uma ferramenta indispensável que deve estar na bolsa de câmera de todo fotógrafo. No entanto, desenvolver uma intuição de como um polarizador pode afetar uma foto geralmente requer uma extensa experimentação. Este tutorial visa acelerar esse processo, demonstrando como e por que os filtros polarizadores podem ajudar – e em alguns casos prejudicar – diferentes tipos de cenas.

VISÃO GERAL


No exemplo acima, o polarizador remove o brilho direto da superfície da água.

Os polarizadores são colocados na frente da lente da câmera e funcionam filtrando a luz do sol que foi refletida diretamente na câmera em ângulos específicos . Isso é benéfico porque a luz restante geralmente é mais difusa e colorida, mas também requer um tempo de exposição mais longo (já que a luz foi descartada). O ângulo que é filtrado é controlado girando o próprio polarizador, e a força desse efeito pode ser controlada alterando a linha de visão da câmera em relação ao sol.

USANDO POLARIZADORES:ÂNGULO DO SOL E ROTAÇÃO DO FILTRO


Um filtro polarizador será capaz de seu efeito máximo quando a linha de visão (em vermelho abaixo) for perpendicular à direção do sol:

Os discos vermelhos representam as direções de máxima capacidade de polarização.
As linhas verdes representam o solo/horizonte.

Uma boa maneira de visualizar isso é apontar o dedo indicador para o sol enquanto mantém o polegar para cima. Em todos os lugares que seu polegar aponta quando você gira sua mão (enquanto ainda aponta para o sol) é onde o polarizador é capaz de causar o impacto mais forte.

No entanto, só porque o filtro é capaz de seu efeito máximo nas direções acima, isso não significa necessariamente que é aqui que a imagem aparecerá mais efetivada. Girar o filtro alternará o ângulo (em relação ao sol) que parece mais polarizado . A melhor maneira de sentir isso é girar o filtro enquanto olha pelo visor da câmera (ou LCD traseiro), mas você também pode consultar a caixa abaixo para obter detalhes sobre como esse processo funciona.

Observações sobre o ângulo de rotação do filtro . Em um extremo, você pode girar seu filtro para que a direção de polarização máxima seja perpendicular à direção do sol (como mostrado nos exemplos acima). Nesse caso, o efeito de polarização será o mais pronunciado possível. Se você girar o filtro um pouco (digamos 10-20°), você pode mudar o ângulo de efeito máximo ligeiramente para o sol ou para longe dele, mas neste caso o efeito de polarização não será tão pronunciado quanto antes. À medida que esse ângulo se aproxima progressivamente da direção para dentro ou para fora do sol, o efeito de polarização parecerá progressivamente menos pronunciado. Finalmente, uma vez que o filtro tenha sido girado em 90° (para o outro extremo), nenhum efeito de polarização será visível. Qualquer rotação maior do que esta e o efeito de polarização aumenta novamente e o ciclo se repete.

Castelo Hearst - San Simeon, CA

Como o efeito de um polarizador varia com o ângulo, os resultados podem parecer desiguais ao usar uma lente grande angular . Algumas partes da cena podem estar em uma direção diretamente para o sol, enquanto outras podem estar em um ângulo reto com o sol. Nesse caso, um lado da foto teria um forte efeito polarizador, enquanto o outro lado não.

No exemplo à esquerda, o sol estava perto do horizonte, então a faixa de céu diretamente acima foi mais influenciada pelo polarizador (fazendo com que pareça mais escura), enquanto as regiões superior esquerda e inferior direita (mais perto do horizonte) foram muito menos impactado. Se uma lente telefoto tivesse sido usada para fotografar apenas a torre, o céu teria parecido muito mais uniforme.

Embora as lentes grande angulares certamente não sejam ideais, girar o filtro polarizador às vezes pode fazer com que o efeito pareça mais realista. Uma abordagem é garantir que a polarização mais pronunciada coincida com a borda ou canto da imagem. Dessa forma, a mudança na polarização se parecerá mais com um gradiente natural no céu (como o céu pode aparecer durante o crepúsculo).

SATURAÇÃO DE COR


Uma das primeiras características que você provavelmente notará nos polarizadores é como eles aumentam a saturação da cor:

Parque Estadual Columbia River Gorge - Oregon, EUA

Quando os reflexos diretos são reduzidos, uma fração maior da luz do assunto é da variedade difusa – resultando em uma representação mais colorida. A folhagem será renderizada com um verde mais brilhante, os céus terão um azul mais profundo e as flores parecerão mais intensas.
Selecione: Sem polarizador Polarizador no máximo

No entanto, a saturação nem sempre é aumentada uniformemente. Tudo isso depende se um objeto em particular está em um ângulo ideal em relação ao sol e se esse objeto é altamente refletivo. Em geral, objetos mais refletivos verão um aumento maior na saturação ao usar um polarizador. Dias claros e ensolarados também são muito mais influenciados pelos polarizadores do que dias nublados ou chuvosos.

No exemplo à direita, o efeito na pedra e na folhagem é sutil, mas o céu fica visivelmente mais azul. Tome cuidado para não exagerar neste efeito; céus excepcionalmente escuros ao meio-dia ou folhagens excessivamente vibrantes podem facilmente fazer com que as fotos pareçam irreais.

REFLEXÕES, JANELAS E TRANSPARÊNCIA


Um filtro polarizador pode ser uma ferramenta extremamente poderosa para remover reflexos e isolar objetos molhados, debaixo d'água ou atrás de uma janela. No exemplo abaixo, um polarizador permite que o fotógrafo selecione entre os assuntos que são refletidos ou estão sob a superfície da água:

os exemplos acima são cortesia de rickleemorlang

No exemplo acima, observe como o polarizador não conseguiu remover totalmente os reflexos (embora tenha feito um bom trabalho). Isso nunca é possível, mas felizmente os polarizadores geralmente são capazes de tornar os reflexos imperceptíveis, a menos que sejam relativamente intensos. Infelizmente, a única exceção é com superfícies metálicas – que muitas vezes também são o tipo de reflexão mais brilhante e menos desejável.

exemplo acima
cortesia de mararie



Um polarizador também pode remover reflexos indesejados ao tirar uma foto de uma janela ou outra barreira transparente. Mova o mouse sobre o exemplo para a esquerda para ver como um polarizador elimina os reflexos da janela. Esta pode ser uma ferramenta muito útil ao fotografar objetos dentro de vitrines, fora de um trem em movimento ou dentro de uma caixa de vidro, por exemplo.

No entanto, os polarizadores também podem às vezes criar um arco-íris de aparência irreal ou efeito de ondulação em janelas irregulares, coloridas ou tratadas com revestimentos. Um bom exemplo disso é algo chamado "birrefringement", que aparece ao tirar uma foto polarizada pela janela de um avião:

exemplo de birrefringência acima, cortesia de eaghra (mas em uma forma modificada)

CONTRASTE E BRILHO


Como os polarizadores reduzem os reflexos diretos, isso geralmente tem a consequência de reduzir também o contraste da imagem. Isso pode facilitar a captura de cenas com uma ampla faixa dinâmica, como tentar equilibrar um céu claro com uma terra relativamente não refletiva (o que pode até tornar menos importante o uso de um filtro de densidade neutra graduado ou uma faixa dinâmica alta).

No entanto, menos brilho/contraste às vezes é indesejável. No exemplo abaixo, a intenção artística era (literalmente) destacar a estrada curva, retratando-a em contraste com seus arredores. O uso de um polarizador realmente prejudicou esse objetivo:

entrada para Canyonlands Island no Sky National Park - Utah, EUA

Por outro lado, na maioria das outras situações, uma diminuição do brilho é desejável e geralmente cria uma foto mais agradável. Por exemplo, no exemplo acima, a luz não parece tão dura e reflexiva nas rochas à direita.

Em outras situações, os polarizadores podem aumentar o contraste. No próximo exemplo, o polarizador aumentou o contraste filtrando a luz refletida na neblina e no spray do mar. Este efeito aparece mais pronunciado nas colinas e nas nuvens inchadas diretamente acima:

os exemplos acima são cortesia de mikebaird (mas em uma forma modificada)

Em geral, usar um polarizador em nuvens e céus quase sempre aumentará o contraste, mas se o assunto em si for altamente reflexivo, um polarizador provavelmente diminuirá o contraste.

DESVANTAGENS


Embora os filtros polarizadores sejam claramente muito úteis, suas desvantagens são:
  • Eles podem fazer com que a exposição exija de 2 a 3 pontos (4 a 8 vezes) mais luz do que o normal.
  • Eles são um dos tipos de filtros mais caros.
  • Eles exigem que a câmera seja apontada em um ângulo reto em relação ao sol para obter o efeito máximo.
  • Eles podem levar mais tempo para compor, pois precisam ser rotacionados.
  • Pode ser difícil visualizá-los ao usar o visor da câmera.
  • Eles podem reduzir a qualidade da imagem se o filtro não for mantido perfeitamente limpo.
  • Eles normalmente não podem ser usados ​​com fotos panorâmicas costuradas ou fotos em grande angular.

O panorama acima teria parecido irregular com um polarizador, e o arco-íris poderia até ter desaparecido em algumas posições. Foto do Parque Nacional Arches - Utah, EUA.

Além disso, às vezes os reflexos são essenciais para uma fotografia. Dois exemplos importantes incluem pôr do sol e arco-íris*; use um polarizador em qualquer um e a luz colorida e refletida pode desaparecer se o polarizador for girado para obter o efeito máximo.

*Observação:os polarizadores às vezes podem melhorar a cor e o contraste de um arco-íris escurecendo as nuvens de fundo, mas somente se o filtro tiver sido girado corretamente. Além disso, incluir ambas as extremidades de um arco-íris geralmente requer uma lente grande angular, caso em que a cena/arco-íris pode parecer desigual.

OUTRAS DICAS E LEITURA ADICIONAL

  • Substitua o filtro de densidade neutra . Às vezes, um filtro polarizador pode ser usado quando uma exposição mais longa é necessária. Isso pode permitir um tempo de exposição de 2 a 3 paradas (4 a 8 vezes) mais longo do que o possível, o que geralmente é suficiente para fotos de água/cachoeiras.
  • Pré-visualizar usando óculos de sol polarizados . Usar óculos de sol polarizados sem cor pode ser uma maneira útil de pré-visualizar como sua cena será capturada em uma fotografia. Apenas certifique-se de tirá-los ao olhar pelo visor da câmera, pois o efeito combinado pode impedir que você veja a imagem.
  • Filtros finos em lentes grande angulares . Às vezes, um polarizador pode criar escurecimento visível nos cantos da imagem ("vignetting") quando usado em uma lente grande angular. Para evitar isso, você provavelmente precisará optar pela variedade "fina" mais cara.
  • Polarizadores circulares vs. lineares . A variedade de polarização circular foi projetada para que os sistemas de medição e foco automático da câmera ainda possam funcionar. Os polarizadores lineares são muito mais baratos, mas não podem ser usados ​​com a maioria das câmeras SLR digitais (já que elas usam medição através da lente (TTL) e foco automático de detecção de fase).

Para ler mais sobre este tema, veja também:
  • Compreendendo e escolhendo um filtro de lente de câmera:polarizadores, UV, ND e GND.
    Esta é uma visão geral de todas as diferentes opções de filtro disponíveis para fotógrafos.