>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Lentes de grande angular:um guia (+ 6 razões para amá-las)


O que é uma lente ultra grande angular? Que tipo de efeitos os ultra-wides produzem? E você deve usá-los em sua fotografia?

Trabalho com lentes ultra grande angulares há mais de 30 anos e, na minha opinião, elas são incríveis . Eles oferecem muitos benefícios práticos, são uma ótima maneira de melhorar sua fotografia e também são muito divertidos de fotografar.

Neste artigo, explico tudo o que você precisa saber sobre ultrawides, incluindo o que são e por que eu os recomendo. Também incluo muitos exemplos, para que você saiba exatamente o que as lentes ultra largas podem fazer.

Vamos mergulhar direto!

O que são lentes ultra grande angulares?


As lentes ultra grande angular são versões extremas das lentes grande angular. Em vez de produzir um campo de visão sutilmente mais amplo que o olho humano, eles oferecem um campo de visão longe mais largo. Eles criam um efeito lindamente expansivo:

Observe como, na foto acima, consegui capturar mais da metade do quarto. Esse é o poder de uma lente ultra grande angular!

Então, quais distâncias focais correspondem a ultra-wides?

Bem, como você já deve saber, uma lente de 50 mm (em uma câmera full-frame) se aproxima muito do campo de visão do olho humano. E as lentes grande angulares apresentam distâncias focais menores, geralmente de cerca de 24 mm a 49 mm.

Portanto, ângulo ultra-amplo as lentes têm distâncias focais maiores que 24 mm. Uma lente de 10-20mm, por exemplo, é um zoom ultra-amplo, enquanto uma lente de 14mm é um prime ultra-amplo.

(Observe que essas distâncias focais são aproximadas; não há um conjunto único acordado de distâncias focais para lentes grande e ultra grande angular.)

Dê uma olhada nesta imagem, que é tirada com uma lente grande angular (28 mm):

Então veja como uma distância focal ultra-larga (11mm) amplia ainda mais a cena:

Assim, enquanto as lentes grande angular e ultra grande angular têm um amplo campo de visão, o efeito ultra grande angular é muito mais extremo.

Quando você deve usar uma lente ultra grande angular?


As lentes ultra largas são extremamente úteis, mas você não quer usá-las o tempo todo. Por exemplo, tentar fotografar um pássaro distante com uma lente ultra-larga não lhe dará nada além de uma paisagem e uma mancha distante de penas.

Por outro lado, você pode usar lentes ultra largas para capturar cenas inteiras em uma única foto. Por exemplo, você pode fotografar o horizonte de uma cidade inteira de ponta a ponta. Ou você pode fotografar uma bela cena de montanha e incluir um primeiro plano, um plano intermediário e muito fundo de montanha.

Aqui estão alguns gêneros em que ultra-wides são úteis:
  • Fotografia de paisagem
  • Fotografia de arquitetura
  • Fotografia imobiliária
  • Fotografia de paisagens urbanas

E aqui estão alguns gêneros em que você geralmente deve evitar ultra-largos:
  • Fotografia de pássaros
  • Fotografia da vida selvagem
  • Fotografia de retrato
  • Fotografia de produtos
  • Fotografia de rua

Claro, você não precisa seguir esse detalhamento ao pé da letra; é apenas uma orientação. Mas pode ser útil, especialmente quando você está apenas começando!

6 razões para usar lentes ultra grande angulares


Nesta próxima seção, compartilho minhas seis principais razões para trabalhar com ultrawides. Quando você terminar de ler, garanto que você vai querer trabalhar com uma ou duas lentes ultra grande angulares em sua própria fotografia!

1. Ultrawides mergulham o espectador na cena


As lentes ultra grande angulares atraem o espectador para a situação.

Eles cercam o espectador com a cena e, por esse motivo, as fotos resultantes parecem incrivelmente reais e cheias de detalhes.

E os ultra-amplos não apenas mergulham o espectador na cena; eles mergulham você , o fotógrafo, o que pode ser uma experiência selvagem.

Ao filmar, você sentirá que toda a cena está envolvendo sua cabeça. Você será atraído para a ação, que é um ótimo lugar para se estar!

2. Os ultra-amplos ajudam a evitar a distorção da perspectiva


A distorção de perspectiva faz com que as linhas verticais convirjam e até faz com que os edifícios pareçam estar caindo para trás. Embora seja possível corrigir a distorção no pós-processamento, é muito mais eficiente evitá-la em primeiro lugar – e os ultra-amplos podem ajudá-lo.

Você vê, a distorção de perspectiva é produzida quando você inclina sua câmera para baixo ou para cima para fotografar uma cena. Por exemplo, você pode apontar sua câmera para fotografar uma catedral como esta:

E é esse movimento – essa inclinação para cima – que resulta em distorção.

Mas as lentes ultra-amplas são tão de largura que muitas vezes você não precisa inclinar a câmera ao capturar um edifício. Em vez disso, você pode apontar a câmera para a frente e apenas…disparar . Você evitará distorções e obterá uma bela imagem arquitetônica.

3. Escala reversa ultralarga


As lentes ultra-amplas tendem a fazer com que os objetos próximos à lente pareçam enormes, enquanto fazem os objetos mais distantes parecerem minúsculos. Quanto maior a lente, maior o efeito!

(Esta é outra consequência da distorção de perspectiva, que discuti na seção anterior.)

Embora essa distorção nem sempre seja desejável, ela pode parecer impressionante quando cuidadosamente incorporada às suas fotos. Você pode usá-lo para ampliar assuntos interessantes em primeiro plano:

Ou você pode usá-lo para melhorar o fluxo visual:

4. Ultra-wides podem criar pseudopanoramas


Um panorama abrange uma grande parte da cena e geralmente é muito mais longo do que alto, assim:

Infelizmente, panoramas são difíceis de fazer bem. Você geralmente precisa trabalhar em um tripé e tirar várias imagens enquanto move cuidadosamente sua câmera. Além disso, os panoramas exigem um pós-processamento significativo.

Mas com uma lente ultra grande angular, você pode criar panoramas de mão com muito pouco esforço. Aqui está o que você faz:

Primeiro, capture uma imagem usando uma distância focal ultra ampla:

Em seguida, abra-o em seu programa de pós-processamento favorito e corte a parte superior e inferior do quadro:

Isso é tudo o que há para isso! Você terminará com um panorama deslumbrante e não precisará aprender nenhuma técnica adicional para acertar.

5. Os ultra-amplos são ótimos para fotos de reflexão


Você gosta de trabalhar com reflexões? Você quer tirar fotos com reflexos expansivos, como a mostrada abaixo?


Então use uma lente ultra grande angular! Eles são tão amplos que você pode facilmente incluir poças, lagos e metal refletivo em cada cena. Apenas certifique-se de chegar o mais próximo possível do reflexo – não tenha medo de colocar sua câmera no chão – e depois atire.

6. Ultra-wides incluem muitos detalhes


Cada lente ultra grande angular inclui um enorme campo de visão…

…e graças ao enorme campo de visão, você pode incluir quase tudo em um único tiro.

Se você quiser fotografar uma paisagem de praia, não terá apenas a água e o céu. Você terá a areia, as pedras, as pessoas na praia e talvez até seus próprios pés.

E se você quiser fotografar uma catedral, não terá apenas as obras de arte no teto ou os vitrais ao longe. Em vez disso, você terá tudo, desde o teto e os bancos até as janelas e as paredes. Ultrawides são wide !

Capturar cenas inteiras nem sempre é desejável, mas quando você encontrar uma cena arrebatadora de tirar o fôlego, ficará feliz por ter sua lente ultra grande angular!


Lentes de grande angular:palavras finais


Agora que você terminou este artigo, você sabe tudo sobre ultra-wides. Você sabe o que são, quando você deve usá-los e o que os torna tão especiais.

Então pegue uma lente ultra grande angular. Vá para fora, pratique e divirta-se bastante!

Agora para você:

Você planeja comprar uma lente ultra grande angular? Para que você vai usá-lo? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!