>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Revisão da Fujifilm X-T4:a melhor câmera APS-C do mercado (por um preço)


Se você está tentando decidir se a Fujifilm X-T4 é a câmera certa para você, então esta revisão abrangente da Fujifilm X-T4 é exatamente o que você precisa.

Por várias semanas, venho testando a mais nova câmera da Fujifilm, com o objetivo de responder a algumas perguntas-chave:
  1. O que o X-T4 oferece sobre o X-T3?
  2. Como o X-T4 se compara a outras opções no mercado?
  3. E, afinal, o preço do X-T4 vale o preço?

Todas essas perguntas, e muito mais, serão respondidas nesta revisão.

Então, sem mais delongas, vamos mergulhar!

A Fujifilm X-T4:visão geral


A Fujifilm X-T4 vem como a mais recente adição à linha principal da Fujifilm, anteriormente liderada pela Fujifilm X-T3. Observe que a Fujifilm indicou explicitamente que o X-T4 não substitui o X-T3, mas entra na programação como um modelo irmão.

De muitas maneiras, o X-T3 e o X-T4 são iguais; a ergonomia e a estética são extremamente semelhantes, além de você obter sensores X-trans de 26 MP, slots de cartão duplo e vídeo 4K/60p.

Mas também existem algumas diferenças fundamentais. Embora certamente ainda haja espaço para a X-T3 na bolsa de equipamentos de um amante da Fujifilm, a verdade é que a X-T4 é a melhor câmera (embora significativamente mais cara!).

Na verdade, eu iria tão longe para dizer que a X-T4 é uma das melhores câmeras que já usei e certamente uma das minhas favoritas, graças ao seu charme retrô Fujifilm, bem como seu desempenho geralmente forte de maneira geral.

A Fujifilm está no negócio de fazer câmeras versáteis:modelos sem espelho que podem fazer praticamente qualquer coisa em alto nível, de ação a paisagem e vídeo. A X-T4 é simplesmente outro nível desta excelente arredondamento, oferecendo uma combinação de manuseio de alto nível, foco automático aprimorado, velocidades de disparo contínuo extremamente rápidas, vídeo de alta potência e excelente qualidade de imagem.

Aqui estão algumas especificações chave da Fujifilm X-T4:
  • Sensor APS-C de 26 MP
  • Vídeo 4K/60p
  • Fotos contínuas de até 20 qps com obturador eletrônico (15 qps com obturador mecânico)
  • Visor eletrônico de 3,68 milhões de pontos
  • Bateria de 500 disparos por carga
  • Slots de cartão SD duplos
  • Estabilização de imagem no corpo

Observe que, ao comprar a X-T4, você também terá acesso ao impressionante conjunto de lentes da Fujifilm. Muitos deles têm preços muito razoáveis, para não mencionar opticamente estelares, e é por isso que considero a Fujifilm uma espécie de azarão no mundo da fotografia.

Dito isto, existem algumas desvantagens em comprar o X-T4.

Embora seja uma fantástica câmera geral, ela não possui especialidades específicas, o que significa que provavelmente não é a escolha certa se você estiver procurando capturar, digamos, esportes de alto nível ou nada além de fotos detalhadas de paisagens HDR.

Então, para saber mais sobre o X-T4, tanto o bom quanto o ruim, continue lendo.

Qualidade de construção


Se você é um atirador de longa data da Fujifilm, o design do X-T4 parecerá familiar para você. Está muito alinhado com a forma fina e metálica do X-T3, embora tenha ganhado um pouco de volume, presumivelmente devido à inclusão do IBIS.

Para atiradores que não são da Fujifilm, no entanto, segurar o X-T4 pela primeira vez pode ser um pouco chocante.

Primeiro, parece um tijolo esmagado; você obtém um corpo muito bem feito, compactado em uma forma compacta. E enquanto o X-T4 oferece um punho de tamanho decente, não é tão grande quanto o que você poderia esperar de uma câmera Nikon ou Canon (e certamente não uma Nikon ou Canon DSLR), o que pode levar algum tempo para se acostumar.

A Fujifilm X-T4 é à prova de intempéries, e sente isso; honestamente, todo o corpo grita durabilidade , o que significa que você pode se sentir confortável ao levar o X-T4 em condições climáticas adversas (sempre importante para atiradores sérios ao ar livre e na natureza).

Eu sei que mencionei isso acima, mas eu realmente sou um grande fã da estética retrô da Fujifilm, que de alguma forma faz com que a X-T4 pareça menos uma ferramenta finamente trabalhada e mais uma câmera que funciona com vocês.

Manuseio


Tal como acontece com todas as câmeras Fujifilm, o manuseio é excelente, supondo que você não se importe com os mostradores e interruptores da velha escola.

Observe que essa estética da velha escola se manifesta na forma de um anel de abertura dedicado nas lentes da Fujifilm, o que significa que você precisa selecionar a abertura girando o anel na lente em vez de girar um seletor na câmera. Também faz parte da estética da velha escola o ISO dedicado, compensação de exposição e mostradores de velocidade do obturador na parte superior do X-T4.

Eu posso ver como esse manuseio muito externo, baseado em discagem, irritaria alguns fotógrafos. Certamente não é construído para velocidade e memória muscular em ação de fração de segundo, mas há algo realmente maravilhoso em definir a velocidade do obturador e o ISO por meio de mostradores na parte superior da câmera, em oposição aos botões da câmera ou à tela sensível ao toque.

Os botões do X-T4 estão bem posicionados, e eu gosto do dial de modo de foco na frente (também presente em outros modelos Fujifilm); é muito mais fácil acessar no calor do momento.

Uma atualização notável sobre o X-T3 aqui é a adição de estabilização de imagem no corpo, que permite obter até 6,5 paradas extras de manuseio. Este é um grande negócio para quem frequentemente fotografa com pouca luz e é uma adição fantástica ao X-T4 sobre o X-T3. Na verdade, se você não usou o IBIS antes, você vai querer verificar o X-T4 imediatamente. É uma grande ajuda para fotografia de paisagem portátil, fotografia macro, fotografia de passeio e muito mais, aumentando ainda mais a versatilidade da X-T4.

Uma última atualização de manuseio digna de nota:

O X-T4 vem com uma bateria totalmente nova, com capacidade para 500 imagens por carga. Tal como acontece com a maioria das classificações de bateria, esta parece (felizmente!) subestimar a realidade. Houve pelo menos alguns dias em que tirei mais de 500 imagens e ainda tinha uma carga significativa para trabalhar.

Para mim, e para muitos atiradores por aí, isso é um grande negócio. Por um lado, se você estiver fotografando em condições adversas, deseja trocar as baterias com a menor frequência possível.

Além disso, quanto melhor a duração da bateria, menos baterias você precisa levar com você ao viajar, para viagens ao ar livre, etc.

Visor eletrônico e LCD traseiro


O visor eletrônico parece espetacularmente realista e possui uma resolução de 3,68 milhões de pontos. Pessoalmente, não amo nem odeio EVFs (eles podem ser ótimos em algumas situações e terríveis em outras), mas acho que uma resolução mínima de 3,68 milhões de pontos é necessária para uma boa visualização, pelo menos para mim, pessoalmente, e o O X-T4 traz isso para a mesa.

Nunca houve um momento em que desejei um visor óptico ao usar o X-T4, e a clareza do EVF foi um grande benefício ao trabalhar com os modos de simulação de filme da Fujifilm (mais sobre isso mais tarde!).

Você também obtém um LCD traseiro totalmente articulado. Isso é útil para quem prefere fotografar sem o EVF nos olhos, mas é especialmente importante para fotógrafos macro, fotógrafos de arquitetura e fotógrafos de paisagem em particular; basicamente, qualquer um que configura sua câmera em ângulos estranhos.

Com a tela articulada do X-T4, você pode obter fotos em perspectiva baixa sem precisar se sujar (e sem machucar o pescoço!).

Observe que a tela do X-T4 oferece funcionalidade de toque, embora seja bastante limitada à configuração dos pontos de foco automático. Isso é muito bom no meu livro, porque é realmente tudo o que gosto de usar telas sensíveis ao toque, pois é muito mais rápido do que mover entre pontos com o joystick AF.

Foco automático e disparo contínuo


A Fujifilm X-T3 foi um desempenho de foco automático decente por si só, mas a X-T4 melhora essa proeza de AF, principalmente em termos de rastreamento. Honestamente, sempre fiquei impressionado com os recursos de foco do X-T3, o que me deixa ainda mais satisfeito com o X-T4.

Focar em assuntos parados foi extremamente rápido, mesmo em situações de iluminação mais difíceis.

Em termos de rastreamento, achei o X-T4 capaz de seguir objetos previsivelmente em movimento com facilidade (por exemplo, carros) e, embora minha taxa de goleiro não fosse 100%, fiquei muito satisfeito com os resultados. A detecção de rosto e olhos é um pouco variável, especialmente com pouca luz, mas está longe de ser ruim.

Uma das grandes coisas sobre as câmeras Fujifilm são as velocidades de disparo contínuo, que são extremamente rápidas por qualquer métrica. Na X-T4, você obtém 20 fps de disparo usando o obturador eletrônico, e isso cai para 15 fps muito respeitáveis ​​usando o obturador mecânico (acima do obturador mecânico de 11 fps na X-T3).

Na verdade, o disparo contínuo é uma das muitas razões pelas quais a X-T4 e as principais câmeras da Fujifilm em geral são excelentes opções gerais. Embora eles não sejam realmente projetados como câmeras de ação, você certamente pode usá-los para fotografia de rua em ritmo acelerado, fotografia de esportes e fotografia de vida selvagem, supondo que o foco automático funcione para você.

Qualidade da imagem


O X-T4 possui um sensor APS-C de 26 MP e, embora não ofereça muitas mudanças em relação ao X-T3, ainda é muito poderoso.

Costumo ser conservador em termos de tolerância a níveis de ruído, mas me sinto confortável em empurrar o X-T4 para pelo menos ISO 800. Realmente, o ruído não começa a se tornar perceptível até cerca de ISO 1600, e as imagens podem permanecer utilizáveis ISO 6400 ou mais, dependendo do seu propósito.

Este é um bom desempenho, especialmente para uma câmera APS-C; a meu ver, é cerca de meio ponto melhor que o Sony a6600 e praticamente no mesmo nível da Nikon Z50. E embora o X-T4 não consiga competir com os pesos pesados ​​​​de quadro completo, ainda é bastante útil para fotógrafos que procuram uma câmera que possa se comportar com pouca luz.

Como mencionado acima, um dos benefícios de uma câmera Fujifilm são os modos de simulação de filme, e aqui o X-T4 não decepciona. Você obtém 12 opções de alta qualidade; é muito divertido alternar entre eles, apenas para ver como o mundo ficará com diferentes tipos de filme.

Acho que esses modos são especialmente úteis para tipos de fotografia em que a gradação de cores perceptível é aceitável, como fotografia de rua e fotografia de retrato. No entanto, você sempre tem a opção de experimentar a simulação de filme e fazer alterações no pós-processamento, se não estiver satisfeito.

Preço


No momento da redação deste artigo, o Fujifilm X-T4 custa $ 1700 USD, que é $ 500 USD a mais que seu irmão X-T3, e é quase $ 1000 USD a mais que o X-T30.

E é aí que as coisas ficam um pouco complicadas porque, embora o X-T4 ofereça algumas atualizações sérias sobre o X-T3, não tenho certeza se é suficiente para justificar US $ 500. Se eu estivesse tentando decidir entre o X-T3 e o X-T4, me sentiria mais tentado pelo X-T3, a menos que precisasse desesperadamente do IBIS ou das melhorias no foco automático.

Outro problema com o preço do X-T4 é que ele coloca a câmera no mesmo nível de opções full-frame, como a Nikon Z6, e apenas algumas centenas de dólares mais barata que a Sony a7 III. Isso não tornará a X-T4 atraente para fotógrafos DSLR que desejam dar o salto para os fotógrafos sem espelho ou sem espelho da Fujifilm que procuram uma câmera mais poderosa.

Dito isto, se você já é um fotógrafo da Fujifilm ou um fotógrafo que aprecia o design exclusivo e os recursos gerais do X-T4, os US $ 1700 podem valer a pena.

Veredito


Eu sou um grande fã do X-T3.

Mas sou um fã ainda maior da X-T4, principalmente graças à adição de estabilização de imagem no corpo, o que torna a câmera ainda mais impressionante para fotos com pouca luz. É a melhor câmera generalista para amadores e profissionais, e é um excelente complemento para qualquer kit.

A X-T4 é a melhor câmera APS-C que existe?

Sinceramente, acho que sim. Você obtém excelente qualidade de imagem, disparo contínuo extremamente rápido, ótimo manuseio, slots de cartão duplo, bom foco automático e muito mais.

Minha única reserva é o preço, que parece um pouco alto em comparação com o X-T3. Mas você obtém estabilização de imagem no corpo, além de foco automático aprimorado; portanto, se você tiver dinheiro extra para gastar, vá em frente!

Você não ficará desapontado.
????Revisor do resumo Jaymes Dempsey Data da revisão Item revisado Câmera sem espelho Fujifilm X-t4Avaliação do autor 5