>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Revisão de equipamentos:4 novos filtros de conceito K&F colocados à prova


Eu sempre fui um defensor de carregar o mínimo de equipamento de câmera possível. Na verdade, a maioria das pessoas fica surpresa ao ouvir quão pouco eu carrego comigo em qualquer viagem. Além do peso óbvio para carregar, também significa mais coisas a perder ou ter roubado. Mas enquanto carregar menos é sempre melhor, há algumas coisas que eu simplesmente não consigo viver sem. Os filtros são um dos conjuntos de acessórios que levo sempre comigo pois são essenciais para a minha fotografia. Então, quando recebi quatro novos filtros K&F Concept recentemente, fiquei muito empolgado em testá-los.


Por que você deve usar filtros?


Por mais avançadas que sejam as câmeras digitais hoje em dia, elas ainda precisam ocasionalmente de ajuda para capturar fotos da maneira que você deseja. Muitas vezes, o grande problema na fotografia é a luz. Muito, não o suficiente, muito áspero, no lugar errado... se você pudesse controlar a luz externa como em um estúdio.

Os filtros podem ajudar um fotógrafo a controlar a luz em diversas circunstâncias. Existem muitos filtros que preenchem objetivos diferentes. Dois dos filtros mais comuns são os filtros de densidade neutra e os filtros polarizadores.

Filtros de polarização


Os filtros polarizadores ajudam a remover reflexos indesejados de superfícies não metálicas. Por exemplo, se você estiver fotografando água ou através de vidro, eles podem ajudar a garantir que você mantenha os reflexos no mínimo. Além disso, também ajudam a aumentar a saturação das imagens (especialmente azuis e verdes). Então, eles são muito úteis para fotografar coisas como cachoeiras.

Filtros de densidade neutra


Os filtros de densidade neutra ajudam a reduzir a quantidade de luz que entra na câmera. Isso permite que você selecione uma velocidade de obturador mais lenta para criar desfoque de movimento (ao fotografar água durante o dia ou nuvens em movimento). No entanto, mesmo na fotografia do dia a dia, às vezes você pode achar os filtros ND úteis para ajudar a evitar a superexposição em aberturas amplas.


Filtros quadrados x filtros de rosca


Atualmente, existem dois tipos de filtros – filtros quadrados e filtros de rosca.

Os filtros quadrados são quadrados ou retangulares e são fixados em um suporte conectado à sua câmera. Como o nome sugere, os filtros aparafusados ​​​​parafusam diretamente na lente.

Há prós e contras para usar ambos. Historicamente, sempre usei filtros quadrados, então esse foi um bom teste para ver como eu uso filtros de rosca.


Os filtros testados


Os quatro filtros testados para este artigo são:
  • Filtro ND de densidade neutra variável ND8-ND128 de 77 mm Nano revestido
  • 77mm Variável ND2-ND32 Densidade Neutra e Filtro Polarizador Circular Revestido
  • Filtro polarizador circular de 77 mm, K&F Concept Filtro polarizador circular de 77 mm HD Filtro de lente CPL multirrevestido super fino de 18 camadas
  • Filtro ND de densidade neutra variável ND2-ND32 de 77 mm Nano revestido


Embalagem


Minha primeira impressão dos filtros foi da embalagem bonita e segura em que chegam. Eles vêm em uma caixa de papelão rígido com o próprio filtro colocado em um estojo de plástico rígido dentro da caixa de papelão. O filtro é ainda protegido dentro da caixa plástica embrulhada em um saco plástico e colocado em um pedaço de espuma. A caixa de plástico em que eles vêm os torna realmente fáceis de usar quando necessário, pois a tampa se abre. O filtro polarizador circular vem em uma caixa de plástico ligeiramente diferente que se abre, mas ainda é segura por dentro devido a alguns sulcos de borracha. Isso impede que o filtro chacoalhe ao redor do gabinete.

Vou precisar colar alguns pequenos adesivos nas caixas plásticas e escrever o filtro nelas para facilitar a localização – algo que atualmente está faltando nas caixas plásticas. Fora isso, a embalagem é muito impressionante.




Construção e facilidade de uso


As molduras de todos os filtros, exceto o filtro polarizador circular, são feitas de uma liga de alumínio (o filtro polarizador possui magnalium extra-resistente). Apesar de terem um design muito fino, eles certamente parecem rígidos, sem flexão real, mesmo quando forçados.

O próprio vidro em todos os filtros é revestido de vidro óptico (para ajudar a reduzir os reflexos) que é à prova d'água e resistente a arranhões.


Desempenho


No geral, todos os filtros tiveram um desempenho muito bom. Como alguém que sempre usou filtros quadrados, eu estava cético sobre a qualidade e como eles afetariam a imagem. Saí deliberadamente no início da tarde, pois queria testar esses filtros sob luz forte. Abaixo estão as imagens tiradas usando esses filtros.


Filtros Polarizadores Circulares


Realizei o primeiro teste com o polarizador circular. Abaixo estão duas imagens tiradas do mesmo lugar com apenas alguns segundos de diferença. A imagem à esquerda estava sem filtro. Na imagem à direita, você pode ver como o reflexo da água foi removido usando o Filtro Polarizador K&F. Além disso, você pode ver um aumento no azul do céu um pouco. Há uma pequena vinheta no canto superior esquerdo, mas é tão pequena que pode ser facilmente removida na pós-produção.


Densidade neutra ND2-ND32


Realizei os próximos testes com os dois filtros ND. Ambos os filtros foram facilmente aparafusados ​​e, posteriormente, fáceis de remover, sem nenhum atolamento. Ambos os filtros tiveram um desempenho muito bom sem projeção de cores ou vinhetas. Também não encontrei o problema cruzado do X que às vezes pode ocorrer com filtros ND variáveis.

Da esquerda:ND2, ND4, ND8, ND16, ND32

ND8-ND128 Densidade Neutra


O que achei tão útil com esses filtros variáveis ​​é a facilidade de transportá-los e a quantidade de espaço economizada na bolsa da minha câmera. Ser capaz de transportar dois filtros ND que cobrem uma faixa tão ampla é definitivamente algo que acho que vale a pena incluir na bolsa da minha câmera.

Da esquerda:ND8, ND16, ND32, ND64, ND128

ND2-ND32 Densidade Neutra e Polarização Circular


O filtro final testado foi o filtro ND com o filtro polarizador circular. Embora eu tenha ficado realmente impressionado com os outros filtros, este é o que realmente achei útil. Normalmente, em uma situação como essa, eu enrosco meu filtro polarizador circular, depois enrosco meu anel de suporte de filtro, coloco o suporte e adiciono os filtros de que preciso antes de estar pronto para fotografar.

Este filtro faz tudo isso. Você pode ver abaixo como o uso do filtro oferece uma velocidade de obturador mais longa para obter água suave e também remove grande parte do reflexo. Isso ajuda a destacar os detalhes no leito do rio.

Sem filtro à esquerda, ND16, ND32

Conclusão


Como mencionado, sempre fui cético em usar filtros circulares ou de rosca. No entanto, estou completamente impressionado com os filtros K&F Concept que testei. A qualidade da imagem é excelente e o benefício adicional de usar apenas um filtro e ajustar o gradiente sem ter que empilhar filtros é realmente útil.

O que realmente me impressionou nesses filtros é o quão premium eles parecem, sentem e executam. Na verdade, não notei nenhuma diferença entre esses filtros K&F Concept e meus filtros quadrados atuais, muito caros.

Outro grande benefício desses filtros é o custo. Por exemplo, no momento em que escrevo, o filtro ND e CPL variável de 5 paradas custa US$ 89,99. Em outras palavras, você está recebendo seis filtros por esse preço. A compra individual de filtros de boa qualidade será muito mais cara. Isso obviamente ajudará quem está começando e deseja construir seus acessórios sem gastar uma pequena fortuna. Eu, por exemplo, estarei adicionando esses filtros à minha coleção.

Nota:O autor recebeu os filtros K&F Concept gratuitamente para testar. Mas ele não é pago ou afiliado à K&F Concept e sua avaliação é honesta e imparcial e baseada em sua experiência pessoal de uso dos produtos.