>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

A alegria das lentes padrão


Post de convidado de Jachin Mandeno

Nos dias do filme, as SLRs geralmente vinham com uma lente padrão de 50 mm, mas hoje em dia a maioria das DSLRs vem com uma lente zoom e muitas pessoas não têm ideia de quão boa uma lente padrão pode ser. Vamos descobrir, começando com o básico…

O que é uma lente padrão?


Uma lente padrão é um 'tweener:está entre grande angular e telefoto.

Uma lente padrão faz com que as coisas pareçam muito parecidas com o olho nu. Uma lente grande angular exagerará a distância entre objetos próximos e distantes, enquanto uma lente telefoto comprimirá esse espaço. Uma lente padrão fará com que a distância entre objetos próximos e distantes pareça "normal", e uma lente padrão às vezes é chamada de lente normal.

Em uma câmera de filme 35mm e uma DSLR 'full frame', uma lente normal é uma lente de 40-50mm. DSLRs de médio a baixo alcance (por exemplo, Canon APS-C, Nikon DX) têm sensores menores, então uma lente normal está na faixa de 25 a 31 mm e, se você usar Quatro Terços, procure lentes de 20 a 25 mm.

O que há de tão bom em uma lente padrão?


Pelo menos seis coisas...

1) Uma foto tirada com uma lente padrão pode ser muito relaxante e natural porque as coisas parecem "normais" . As fotos tiradas com uma lente grande angular tendem a ser muito ativas e puxam o espectador para dentro da foto, enquanto as fotos tiradas com lentes telefoto tendem a parecer um pouco estéreis:como as fotos tiradas com lentes padrão não têm esses efeitos, o espectador vai direto para interagindo com o que está na imagem. As lentes grande angular e telefoto colocam um efeito óptico entre o espectador e o assunto, enquanto uma lente padrão "sai do caminho".

2) Uma lente padrão prime (sem zoom) permite a entrada de muito mais luz do que um zoom . Uma lente zoom de nível amador típica configurada para 28mm terá uma abertura máxima de f4, enquanto uma lente prime de 28mm econômica pode deixar entrar duas vezes mais luz em f2.8 e uma lente prime de 30mm cara pode deixar entrar oito vezes mais luz em f1.4. Essas aberturas maiores (números f menores) são valiosas, sendo boas para obter fundos bem desfocados, trabalhar com pouca luz sem flash, aumentar o alcance do flash e melhorar a qualidade da imagem mantendo o ISO baixo.

3) Uma lente padrão principal é pequena, leve e discreta . Ter uma lente de zoom que se parece com uma peça de artilharia montada em sua câmera não é uma boa maneira de fazer com que outras pessoas se sintam confortáveis, enquanto uma lente padrão principal parece inofensiva.

4) As lentes padrão oferecem mais retorno quando se trata de qualidade de imagem . A nitidez e a resolução (capacidade de mostrar detalhes finos) que as lentes prime fornecem são muito superiores às lentes de zoom, a menos que você esteja disposto a gastar muito dinheiro em um zoom. Nitidez e resolução muitas vezes são muito importantes na minha humilde opinião, mas neste caso estamos falando de uma diferença substancial. As lentes de zoom são particularmente propensas a efeitos visuais desagradáveis, como aberração cromática [link para http://en.wikipedia.org/wiki/Chromatic_aberration], enquanto esses problemas são normalmente menores ou ausentes em lentes prime.

5) Versatilidade . Minha experiência pessoal é que uma lente padrão é Cachinhos Dourados – na medida certa – em muitas situações, e é por isso que uma vive na minha câmera (mais sobre isso depois). Obviamente, isso não se aplica a você se tudo o que você faz é tirar fotos de leões!

6) Descobri que as fotos tiradas com lentes prime têm um pouco de mágica que aquelas tiradas com lentes zoom não . Você pode definir uma lente de zoom para 28 mm ou o que for apropriado para sua câmera e torná-la uma lente padrão, mas você não terá a mágica. Você realmente tem que ver para entender, mas eu amo lentes prime porque, a meu ver, elas produzem fotos que parecem mais realistas e menos bidimensionais. Dito de outra forma, quando vejo uma foto tirada com uma lente prime, é mais provável que me sinta realmente lá, um participante em vez de um espectador.

Para que serve uma lente padrão?


Uma lente padrão é realmente uma lente de uso geral que funciona bem quando você tem um pouco de espaço para se movimentar e encontrar uma boa posição para fotografar. É muito bom para retratos de corpo inteiro, fotos de grupo, fotografia de rua, paisagens e ocasiões sociais.

As fotos incluídas neste post foram tiradas com uma lente padrão e, além da foto das dramáticas nuvens de chuva, todas foram tiradas em f2.8 no modo de prioridade de abertura (A ou Av na sua câmera). Você pode ver como o uso de f2.8 limita a profundidade de campo, proporcionando um fundo bem desfocado que reduz as distrações e destaca o assunto.

Como acontece com qualquer lente, é melhor estar a pelo menos um metro e meio de distância do assunto ao fotografar pessoas:muito mais perto do que isso e você corre o risco de dar aos rostos uma aparência desagradável. Eu apenas imagino uma cama deitada entre mim e o assunto e isso é cerca de um metro e oitenta.

Quais lentes padrão estão disponíveis?


Se você não se importa com foco manual e controle de abertura manual, lentes antigas com montagem de parafuso M42/Pentax podem ser conectadas a uma DSLR com um adaptador, mas primeiro descubra como sua câmera se comportará nessa situação. Eu fiz isso com uma Canon e funciona muito bem com lentes padrão e grande angular, enquanto as coisas ficam mais complicadas com telefotos. As lentes prime Pentax são altamente conceituadas.

Para usuários da Canon, a Canon EF 28mm f2.8 é uma boa opção de orçamento e eu uso isso. Minha principal crítica a essa lente é que o foco automático é barulhento e lento, especialmente com pouca luz. No entanto, seu desempenho de foco automático é bom para o preço e é muito bom opticamente.

Se você puder pagar, a Sigma 30mm F1.4 EX DC HSM é muito boa e feita para uma variedade de tipos de câmeras. Oferece autofoco rápido e silencioso que funciona bem com pouca luz.

Estou interessado em ouvir suas recomendações para lentes padrão que se encaixam na Canon e em outras marcas de câmeras, bem como suas experiências com lentes padrão.

Há muito a ser dito sobre a humilde lente padrão e espero que você experimente uma:é realmente bom ser normal.

Jachin Mandeno vive em Auckland, Nova Zelândia e publica fotos como Mandeno Moments. Um dinossauro da era do cinema, ele gosta particularmente de fotografar a espécie peculiar chamada Homo Sapiens. Clique aqui para se juntar à sua lista de e-mail