>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> smart Phones

Como usar o bloqueador de rastreamento de aplicativos da Apple no seu iPhone


Um dos recursos mais elogiados no novo iOS 14.5 foi o grau de transparência nos aplicativos que rastreiam você, também conhecidos como AT&T. Esse recurso oferece mais controle sobre quais serviços estão usando seus dados para fins de publicidade direcionada, por exemplo. Neste artigo, você aprenderá a aproveitar ao máximo esse recurso que permite bloquear as atividades de rastreamento no seu iPhone.
  • iPhone atualizado:8 novos recursos disponíveis no iOS 14.5

Vamos começar desde o início:o que é a transparência de rastreamento em aplicativos e por que é tão importante? A AT&T força os desenvolvedores de aplicativos a solicitar sua permissão para rastrear sua atividade em aplicativos e sites de terceiros em seu aparelho.

Como você sabe, muitos aplicativos coletam dados gerados por você no uso diário do smartphone para personalizar os anúncios. Isso acontece quando ele compartilha suas ações com serviços de corretor de dados. Portanto, se você conceder permissão para um aplicativo rastrear sua atividade, esse aplicativo poderá compartilhar informações sobre você ou seu dispositivo com outros serviços. Essas informações variam de seu ID de usuário a seu nome, e-mail e até mesmo local.

Depois que esses dados são mesclados com um serviço e outro, você acaba se tornando um alvo gordo para anúncios direcionados e métricas de publicidade.

  • Smartphones e privacidade:por que a Apple está liderando o caminho

Com transparência no rastreamento, a Apple te dá a chance de escolher com quem você quer compartilhar sua atividade entre apps. Para que isso aconteça, primeiro você precisa habilitar o recurso de rastreamento. Isso ocorre porque, por padrão, o iOS 14.5 não permite que nenhum aplicativo rastreie suas atividades em aplicativos e sites. Ao ativá-lo para "permitir rastreamento de solicitação", você poderá identificar exatamente quais aplicativos têm permissão para compartilhar seus dados entre aplicativos e outros sites.

Vale ressaltar que este não é um recurso exclusivo encontrado no sistema operacional do iPhone, mas também está disponível para iPad ou iPod Touch com seus respectivos sistemas operacionais versão 14.5 ou superior.

Como usar a transparência no rastreamento de aplicativos no iPhone


Como mencionei anteriormente, o sistema operacional impedirá automaticamente que qualquer aplicativo instalado em seu smartphone rastreie suas atividades por padrão. No entanto, por meio da opção "Permitir que os aplicativos solicitem o rastreamento", você terá total controle sobre quais serviços podem personalizar suas ofertas para você.
  • No iPhone, vá para Configurações> Privacidade> Rastreamento.
  • Ative Permitir que os aplicativos solicitem o rastreamento ( isso permite que você ative os aplicativos para solicitar o rastreamento de sua atividade. aplicativos e sites de outras empresas).

Quando terminar, os aplicativos instalados no seu iPhone serão forçados a pedir permissão para rastrear suas atividades. Como você pode ver na captura de tela abaixo, você pode marcar ou desmarcar a opção de rastreamento para cada aplicativo individual usando o botão deslizante.

Obviamente, nem todos os aplicativos coletam suas informações pessoais pelas suas costas. Isso significa que apenas aparecerão aqueles que realmente realizam rastreamento de dados para otimizar seu serviço. Na verdade, essa opção só aparecerá na primeira vez que você iniciar o aplicativo após habilitar a permissão de solicitação no seu iPhone.

Posteriormente, para permitir ou revogar o acesso, basta ajustar os parâmetros em Configurações > Privacidade> Rastreamento .

A Apple informou que, em alguns casos, a configuração "Permitir que os aplicativos solicitem o rastreamento" está desativada. Entre esses cenários possíveis, a empresa destacou três casos abaixo:
  • Para usuários com contas de criança ou com menos de 18 anos de idade por ano de nascimento e conectados com um ID Apple;
  • Se o ID Apple for gerenciado por uma instituição educacional ou usar um perfil de configuração que limite o rastreamento;
  • Se o ID Apple foi criado nos últimos três dias.

Além disso, deve-se observar também que aplicativos da mesma empresa, como Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp, ainda podem rastrear suas atividades entre si.

Então, você já está usando a AT&T no seu iPhone, iPad ou iPod Touch? Você ficou surpreso com algum aplicativo que solicitou rastreamento de dados em seu aparelho ou dispositivo móvel?