>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> smart Phones

Câmera infravermelha em smartphones:como tirar ótimas fotos infravermelhas (com qualquer smartphone)


O modo Photochrom no OnePlus 8 Pro recebeu muito pouca atenção inicialmente antes de ser finalmente 'redescoberto' e causar bastante confusão. Alguns podem dizer que esta é uma espécie de visão de raio-X, onde você poderá tirar fotos através de plástico e até mesmo através de roupas, mas essa não é toda a história. Na verdade, você também pode tirar ótimas fotos com a câmera infravermelha do seu telefone. Mostraremos como - e como você pode tirar fotos infravermelhas semelhantes com qualquer outro smartphone.

Por muitas décadas, a fotografia infravermelha foi um nicho interessante. Os fotógrafos IR usaram pela primeira vez filmes especiais para se dedicarem ao seu hobby. Quando se trata da era digital, eles desmontaram suas DSLRs principalmente com as mãos trêmulas para trabalhar com o filtro infravermelho do sensor. E agora, pela primeira vez, uma câmera infravermelha está disponível bem em uma câmera de smartphone, ou seja, o OnePlus 8 Pro.

    Conteúdo:
    1. Câmera infravermelha:como funciona?
    2. Motivos de fotos emocionantes para fotos infravermelhas
    3. Por que posso ver através de plásticos?
    4. Tirar fotos infravermelhas com qualquer smartphone

    1. Câmera infravermelha:como funciona?


    Vamos começar com alguns antecedentes tecnológicos:como a câmera infravermelha no OnePlus 8 Pro realmente funciona? Um sensor de imagem convencional de 2 megapixels do design mais barato cuida das fotos infravermelhas. Mas o que há de diferente aqui?

    Foveon &co. excluídos, os pixels individuais de cada sensor de imagem sempre medem nada além do brilho - e, assim, fornecem fotos em preto e branco. Para tornar as imagens mais coloridas, os fabricantes fornecem aos sensores a chamada máscara Bayer, na qual um filtro de cor fica sobre cada pixel e converte alternadamente os pixels em sensores para luz vermelha, verde ou azul. A partir das informações de cor dos outros pixels coloridos circundantes, o processador de imagem do telefone móvel começará a trabalhar interpolando um valor RGB para os pixels individuais.

    Com um sensor infravermelho, você ignorará essa máscara Bayer. Em vez da matriz do filtro de cores, não há nada além de um filtro para luz visível localizado logo acima do sensor, que por sua vez permite apenas a passagem de luz infravermelha de baixa frequência. E voilà! Você acaba com um sensor infravermelho monocromático. Isso ocorre porque os pixels nos sensores de imagem respondem à luz infravermelha por padrão. É assim que você pode tirar fotos infravermelhas com qualquer smartphone, cortesia desse fato científico específico, que você pode ler mais abaixo no artigo.
    • Leia: Exmor, Isocell &Co:Por que os sensores de imagem de smartphones são tão importantes

    2. Motivos de fotos emocionantes para fotos infravermelhas


    Por que milhares de fotógrafos estão arriscando a garantia e a vida útil de suas DSLRs para transformá-las em uma câmera infravermelha de espectro total? A resposta é muito simples:o mundo parece completamente diferente quando visto através de olhos infravermelhos. As fotos ficam com um aspecto onírico que dificilmente pode ser reproduzido mesmo com filtros de software.

    As plantas, por exemplo, acabarão parecendo extremamente brilhantes e parecerão quase brancas à luz do sol nas fotos infravermelhas. Isso se deve ao fato de que a clorofila, o pigmento vegetal que reflete a luz na faixa do infravermelho próximo, bem como os comprimentos de onda verdes, está em jogo aqui. Mais reflexão só pode significar uma coisa:um maior grau de brilho. E isso faz as plantas parecerem brancas.

    O céu, por outro lado, parece muito escuro ou até preto mesmo durante o dia, o que faz um grande contraste com qualquer vegetação. A razão para isso é que o céu claro simplesmente não reflete ou emite luz infravermelha. As nuvens, por outro lado, refletem a luz infravermelha com muita força e, portanto, proporcionam um grande contraste com o céu negro. Isso torna os dias ensolarados com nuvens de fontes proeminentes particularmente adequados para fotografia infravermelha.

    3 Por que posso ver através de materiais (sintéticos)?


    Nós mesmos tentamos:com a câmera fotocromática do OnePlus 8 Pro, pode-se ver através de todos os tipos de coisas, transformando-a em quase "óculos de raios X para os pobres" (mesmo que a radiação de raios X, é claro, afete faixas de frequência completamente diferentes). Qual é a razão para isto?

      Na verdade, é muito simples:se uma empresa produz algo que não deveria ser transparente, ela é orientada para a luz visível. Se um determinado material é ou não transparente à luz infravermelha é uma propriedade mera coincidência devido a essa prioridade. E, portanto, não é estranho que alguns materiais (finos) e plásticos selecionados deixem passar a luz infravermelha. E é justamente por meio deles que o modo fotocromático do OnePlus 8 Pro permite que você veja através deles.

      O alarido sobre a "câmera nua no smartphone" provou ser demais para o próprio OnePlus. A fabricante já anunciou uma atualização de software que deve pelo menos desabilitar a câmera infravermelha quando estiver dentro de casa. Nossos pensamentos sobre isso? Estamos bastante duvidosos, pois a atualização ainda não chegou em nossos aparelhos OnePlus 8 Pro.

      4. Tire fotos infravermelhas com qualquer smartphone


      Aqueles que não possuem um OnePlus 8 Pro ou desejam operar suas DSLRs sem ter que mexer no interior podem tirar fotos infravermelhas usando uma série de outros smartphones ou câmeras. Isso ocorre porque muitas câmeras não apenas respondem à luz visível, mas também, pelo menos até certo ponto, à luz infravermelha. Seja este o caso do seu smartphone, é uma questão simples de experimentá-lo facilmente. Inicie o aplicativo da câmera, aponte um controle remoto infravermelho para a lente e pressione alguns botões no controle remoto para ativá-lo. Quando você vê o LED infravermelho acender, isso significa que o sensor de imagem responde à luz infravermelha.

      Agora tudo o que resta para você fazer é "apenas" bloquear a luz visível. Você pode encontrar inúmeros filtros para isso em lojas especializadas ou na Internet. É sempre importante especificar o comprimento de onda a partir do qual o respectivo modelo filtra a luz. Se o limite for muito baixo, você obterá muita luz visível na foto. Se o limite for muito alto, a imagem permanece preta. De qualquer forma, você precisa se acostumar com as funções encontradas no modo manual, tempos de exposição mais longos, tripé e modo RAW.

      Para mais detalhes sobre a edição de fotos infravermelhas, recomendo este artigo engenhoso de Vlad Moldovean em Petapixel. Como você pode ver na foto acima, também pedimos um filtro infravermelho swing-in - e com ele conseguimos resultados bastante impressionantes com a câmera OnePlus 8 Pro padrão.

      Você está interessado em fotografia infravermelha usando seu smartphone?

      Conclusão


      Publicamos vários artigos de know-how sobre fotografia de smartphone nas últimas semanas - e gostei de ler sobre recursos desnecessários e jargão de marketing. O que você diz:o modo photochrom se enquadra na categoria "truque" para você? Ou você pode imaginar usar o recurso regularmente?

      Para mim, a fotografia infravermelha e o OnePlus 8 Pro são, de qualquer forma, um pequeno "lembrete" do mundo maravilhoso em que vivemos - e do qual só conseguimos perceber uma pequena fração. Aqueles que gostariam de ter uma inclinação mais artística em seu trabalho de câmera podem querer conferir esta opção em particular.

      Continue lendo :
      • O melhor guia de compra de câmeras para smartphones
      • Exmor, Isocell &Co:por que os sensores de imagem de smartphones são tão importantes!
      • Sensibilidade ISO e ISO duplo em smartphones:eles são importantes?
      • O conto de fadas do zoom de 100x:distâncias focais de smartphones e zoom óptico explicados
      • Guia de abertura da câmera do smartphone:o que a F1.7 realmente faz?