>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> smart Phones

5 razões para não fazer root no seu dispositivo Android


Recentemente, apresentamos 10 razões para fazer root no seu dispositivo e hoje mostraremos o outro lado da moeda:5 razões pelas quais você não deve ter acesso root no seu dispositivo. O enraizamento oferece muito mais opções com o que você pode fazer com seu dispositivo Android, mas quais são as desvantagens desse acesso? Dê uma olhada.

Riscos de segurança


Ao obter acesso root, você obtém controle total sobre todo o sistema. Com as habilidades e ferramentas certas, você pode ler e modificar praticamente qualquer parâmetro no seu dispositivo. Esta é a razão pela qual alguns aplicativos, como o SuperSU, exigem acesso root para funcionar corretamente. No entanto, esse tipo de acesso é uma faca de dois gumes, pois com o acesso root não há nada para impedir que aplicativos maliciosos causem estragos em seu sistema:arquivos do sistema podem ser corrompidos ou excluídos, informações pessoais podem ser roubadas e você pode dispositivo.

No entanto, o lado positivo de tudo isso é que o usuário precisa permitir que um aplicativo acesse privilégios de root antes de poder obter o acesso, por isso é sempre uma boa ideia fazer alguma pesquisa sobre aplicativos que estão solicitando permissão de root.

Garantia fora da janela


Obviamente, obter acesso root não é algo oficialmente suportado pelos fabricantes, caso contrário, começaríamos a ver o dispositivo já com root direto da fábrica. Como tal, se você obtiver acesso root no seu dispositivo, provavelmente poderá dar adeus à garantia. Alguns dispositivos, como a Samsung, até têm um contador de flash embutido que acompanhará se um usuário adulterou ou não o firmware e instalou software não oficial e isso pode ser verificado mesmo que o telefone tenha sido desinstalado e bloqueado novamente. Embora existam métodos para restaurar isso de volta a zero, não há garantias de que o departamento de garantia não pegue.

Não é uma garantia de que TODAS as reivindicações de garantia serão negadas devido ao enraizamento do seu dispositivo, mas qualquer coisa que tenha a ver com o lado do software (ou seja:softbricking seu dispositivo por acidente) provavelmente não será aprovado.

Nem todos os dispositivos são criados iguais


O procedimento para fazer root em um dispositivo varia de fabricante para fabricante e até mesmo de dispositivo para dispositivo. Não existe um método “oficial” para fazer root no seu dispositivo. Por exemplo, enquanto a maioria dos dispositivos Samsung exige que você use o software Odin no seu PC para obter os mesmos resultados. Como tal, com instruções específicas do dispositivo que geralmente exigem várias etapas e pelo menos uma compreensão decente dos computadores, há uma chance muito maior de que as coisas dêem errado e possivelmente inutilizem o dispositivo.

Problemas com atualizações


Outro problema comum que acompanha o root do seu dispositivo é que você começará a ver que as atualizações automáticas do firmware param de ser enviadas para você. Por exemplo, você não terá mais a conveniência de ver as atualizações via Wi-Fi (OTA) e o software de gerenciamento, como o Samsung KIES, não funcionará mais corretamente. Você poderá atualizar manualmente o firmware e fazer o flash no seu dispositivo, mas é um processo relativamente complicado ter que fazer toda vez que uma nova versão do seu firmware for lançada.

Você tem um dispositivo com root, e agora?


Uma das coisas mais importantes a considerar:quando você enraiza seu dispositivo, você ganha muito mais acesso a áreas do seu dispositivo que antes estavam fora de seu alcance. Mas com esse acesso, o que exatamente você vai fazer com ele? Existe algo por aí que fará o que você quer sem precisar de acesso root?

A intenção deste artigo não é assustar ninguém para fazer o root em seu dispositivo, mas sim destacar alguns dos riscos associados ao próprio processo.

Você já teve algum problema ao tentar fazer root no seu dispositivo? Deixe-nos saber nos comentários.