Figuras precisas sobre o lixo eletrônico geradas especificamente a partir de telefones celulares são difíceis de obter e variam dependendo da fonte e da metodologia. Não há um banco de dados global único e universalmente acordado que rastreia isso. No entanto, podemos analisar algumas estimativas:
*
parte de um problema maior: Os telefones celulares são um colaborador significativo, mas não o maior, para o problema geral do lixo eletrônico. Eles fazem parte de um fluxo muito maior de dispositivos eletrônicos descartados, incluindo computadores, televisões e outros aparelhos.
*
quantidade de crescimento: A quantidade de lixo eletrônico de todas as fontes * está crescendo rapidamente, e as disposições para telefones celulares contribuem com uma parcela substancial desse crescimento devido ao rápido ritmo de avanços tecnológicos e aos ciclos de vida mais curtos.
*
estimativas frequentemente agrupadas: Os relatórios geralmente agrupam os telefones celulares, juntamente com outros pequenos equipamentos de TI e telecomunicações em suas estatísticas, dificultando a isolamento da quantidade exata de lixo eletrônico atribuível apenas aos telefones celulares.
*
Variação regional: A quantidade de lixo eletrônico gerado per capita varia dramaticamente por região, com nações mais ricas tendendo a gerar mais.
em resumo: Embora um número preciso não esteja disponível, é seguro dizer que milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas anualmente a partir de telefones celulares em todo o mundo. Para encontrar números mais específicos, você precisaria consultar relatórios de organizações como o Monitor Global de Lixo eletrônico, a ONU ou outras agências ambientais, tendo em mente que os números geralmente refletem estimativas e geralmente combinam telefones celulares com outros pequenos dispositivos de TI.