>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> PDA

Avaliação do Apple iPad de 10,2 polegadas (8ª geração)



A Apple nos forneceu uma unidade de revisão para um de nossos escritores testar, que ele enviou de volta após sua avaliação completa. Leia a versão completa dele.

A 8ª geração do iPad de 10,2 polegadas não agita as coisas tanto quanto seu antecessor, mas apresenta algumas melhorias importantes sob o capô. A maior mudança no iPad 2020 é a inclusão do chip A12 Bionic que foi visto anteriormente no iPad Air 3. Ele também possui maior duração da bateria e melhor sensibilidade da tela quando usado com o Apple Pencil, entre vários outros ajustes.

Curioso para saber como essas mudanças se traduzem na vida real, testei um iPad de 10,2 polegadas de 8ª geração ao longo de algumas semanas. Emparelhando o iPad de 10,2 polegadas com um teclado inteligente, coloquei o tablet para trabalhar lidando com atividades diárias como escrita, e-mail, navegação na web e entretenimento. Embora eu não tenha conseguido abandonar meu laptop completamente, o iPad de 10,2 polegadas da 8ª geração apresenta uma confluência atraente de usabilidade, preço e portabilidade que é impossível ignorar.

Design:o visual clássico permanece inalterado desde a última geração


A linha iPad recebeu uma grande reformulação em 2019, e o iPad 2020 ainda está nessa onda. Se você usou um iPad de 7ª geração, pegar uma unidade de 8ª geração será como voltar para casa. Ele tem as mesmas bordas curvas, a mesma construção leve em alumínio e vidro, as mesmas molduras grossas e possui o mesmo conector inteligente que permite conectividade com acessórios antigos do iPad Air e iPad Pro, como o teclado inteligente. Embora a Apple tenha abandonado a porta Lightning em algumas de suas linhas em favor do USB-C mais universal, esse não é o caso aqui.

Você ainda recebe a mesma porta antiga do Lightning, o que é uma bênção mista. Todos os seus cabos e acessórios antigos ainda funcionarão sem precisar de adaptadores, incluindo o Apple Pencil, mas parece que a Apple está apenas prolongando o inevitável. Você recebe um adaptador Lighting-to-USB-C na caixa, então é um toque agradável, pelo menos.

Tela:a tela brilhante de 10,2 polegadas está ótima


Assim como o design geral, a tela do iPad de 8ª geração permanece inalterada em relação à geração anterior. Isso não é uma coisa ruim, pois a tela Retina de 10,2 polegadas possui uma resolução de 2160x1620 e 500 nits de brilho, e fica ótima na maioria das condições, mas é exatamente a mesma tela que você viu antes se tiver uma 7ª. geração do iPad.

A tela é agradável e nítida, e não tive problemas trabalhando em rascunhos de artigos em movimento ou enviando e-mails. As cores também são ótimas e realmente apareceram quando percorri alguns dos meus snaps DSLR armazenados no iCloud. Quando eu carreguei o último episódio de “Queen’s Gambit” na Netflix, a luz e a sombra jogaram juntas lindamente enquanto Beth Harmon se sentava para sua partida final com o Grão-Mestre Vasily Borgov.

A tela também pareceu muito responsiva quando usada com o Apple Pencil. Estou longe de ser um artista, mas senti que a tela sensível ao toque era bastante precisa tanto ao rabiscar quanto quando entrei em um jogo de Champ’d Up no Twitch.

Embora a Apple tenha abandonado a porta Lightning em algumas de suas linhas em favor do USB-C mais universal, esse não é o caso aqui.

Desempenho:desempenho seriamente aprimorado graças ao processador biônico A12


Com o processador A12, vale a pena comparar o iPad de 10,2 polegadas com laptops Windows, 2 em 1 e conversíveis na mesma faixa de preço geral. Esses dispositivos geralmente são fornecidos com processadores Celeron de baixa potência para atender a preços baixos e não se comparam favoravelmente ao iPad de 10,2 polegadas, mesmo para tarefas básicas de produtividade, como processamento de texto, e-mail e navegação na web.

O iPad de 8ª geração navega por todas essas tarefas sem problemas, manipulando vários aplicativos e janelas com o gerenciamento de tarefas aprimorado do iPadOS 14. Eu nunca notei nenhum problema real, embora o iPad Air 4 equipado com A14 seja naturalmente ainda mais rápido.

Além da produtividade básica e do streaming de vídeo, carreguei o jogo de aventura de mundo aberto Genshin Impact para ver como o iPad de 10,2 polegadas lida com um jogo moderno. Os resultados foram impressionantes, com o mundo pictórico de Teyvat renderizado maravilhosamente na tela Retina e jogabilidade notavelmente fluida.

Os controles da tela sensível ao toque foram o único problema, já que o iPad de 10,2 polegadas é um pouco grande para segurar como um controlador para longas sessões de jogo, mas a tela grande significava que meus dedos nunca encobriam nada importante.

Produtividade:encaixe o teclado inteligente para um bom aumento de produtividade


Teclados de software têm sido a ruína da minha vida como escritor desde a introdução dos smartphones e tablets. Eles são bons para enviar um e-mail rápido ou mensagem de texto, mas nunca consegui fazer nenhum trabalho real com eles, e essa é a principal razão pela qual sempre evitei usar um iPad como substituto de laptop. Claro que você pode sustentar o iPad com várias opções de capa diferentes e emparelhar um teclado Bluetooth, mas isso sempre pareceu muito complicado para o meu gosto.

Em seguida, o iPad de 7ª geração adotou o Smart Connector, permitindo o uso do Smart Keyboard, e tudo mudou. Quando emparelhado com um teclado inteligente, o iPad se transforma, para mim, de um brinquedo divertido para brincar em algo que posso usar para realizar um trabalho legítimo dentro e fora do meu escritório.

Combinado com o iPadOS 14, que torna mais fácil e rápido alternar entre aplicativos, a combinação do iPad de 8ª geração e um teclado inteligente foi um substituto razoável para o meu laptop em muitas situações. Ainda prefiro o espaço de tela extra disponível no meu HP Spectre x360, ou até mesmo no meu Surface Laptop 3 muito menor, mas o iPad é muito mais fácil de jogar na minha bolsa de mensageiro e retirar sempre que encontro tempo para trabalhar um pouco feito.

A maior melhoria no iPad de 8ª geração é sem dúvida a inclusão do processador A12 Bionic. Este é o mesmo processador que a Apple usou na geração anterior do iPad Air e do iPad pro, o que é bastante impressionante, considerando o fato de que o iPad de 10 polegadas ainda tem o mesmo preço de entrada do ano passado.

Como mencionei anteriormente, o iPad de 8ª geração também mantém suporte para o Apple Pencil de 1ª geração, assim como seu antecessor. Isso adiciona um bom impulso à produtividade se você for do tipo criativo, embora o método de carregamento pela porta Lightning permaneça tão complicado quanto sempre foi.

Áudio:você vai querer investir em alguns fones de ouvido decentes


O iPad de 8ª geração de 10,2 polegadas possui alto-falantes estéreo que funcionam bem o suficiente para FaceTime e outros métodos de teleconferência, mas a qualidade do som não é tão boa para ouvir música ou assistir vídeos. O som é um pouco oco e superficial, mas não tanto a ponto de ser desagradável. A boa notícia é que este é o único iPad de tamanho normal que inclui um fone de ouvido físico, para que você possa conectar seu par favorito de fones de ouvido com fio ou fones de ouvido sem se preocupar com os alto-falantes.

Rede:velocidades decentes por Wi-Fi e LTE


Testei o sabor Wi-Fi + Cellular do iPad de 8ª geração, então pude ter uma boa ideia de seus recursos em ambos os tipos de conexões. Para Wi-Fi, testei usando uma conexão Gigabit da Mediacom, medida apenas 1 Gbps no modem, e um sistema Wi-Fi Eero mesh. Para celular, usei o sim de dados da AT&T que também uso regularmente no meu roteador de hotspot móvel Netgear Nighthawk M1.

A 8ª geração do iPad de 10,2 polegadas teve um bom desempenho nas conexões Wi-Fi e LTE, com resultados Wi-Fi mais impressionantes do que celulares. Vi velocidades mais altas de outros dispositivos verificadas ao mesmo tempo, mas as velocidades fornecidas pelo iPad eram mais do que adequadas para streaming de música e vídeo, trabalhar no Google Docs, navegar na web e jogar jogos online.

Quando verificado próximo ao meu roteador, o iPad registrou impressionantes 387Mbps de down e 67Mbps de up. Medido ao mesmo tempo, meu Pixel 3 registrou 486 Mbps para baixo e 67 Mbps para cima, então o iPad claramente fornece uma ótima conexão, mas não estava usando tudo o que estava disponível.

À distância, os resultados permaneceram impressionantes. A cerca de quinze metros do roteador e sem ponto de acesso próximo, o iPad quase não vacilou com 368 Mbps para baixo e 62 Mbps para cima. A cerca de 30 metros do modem, na minha garagem, ele ainda registrou impressionantes 226 Mbps de down, onde meu Pixel 3 conseguiu apenas 149 Mbps.

Quando conectado à rede 4G LTE da AT&T, os resultados foram menos impressionantes. No mesmo local onde meu Netgear Nighthawk M1 registrou uma velocidade de download de 15Mbps e 2Mbps up, o iPad só conseguiu 4,79Mbps down e 2Mbps up. Não consegui atingir velocidades mais altas do que em nenhum dos locais, internos ou externos, que tentei.

No entanto, o Nighthawk foi conectado a uma antena, enquanto o iPad precisa se virar sem essas vantagens, e 4,79 Mbps é rápido o suficiente para que eu possa assistir a vídeos do YouTube sem nenhum buffer.

A 8ª geração do iPad de 10,2 polegadas teve um bom desempenho nas conexões Wi-Fi e LTE, com resultados Wi-Fi mais impressionantes do que celulares.

Câmera:A câmera FaceTime 720p deixa um pouco a desejar


Além do design datado e das molduras grandes, as câmeras do iPad de 10,2 polegadas continuam sendo as maiores decepções. Eles são bons para uso básico, e o poder de processamento extra do chip A12 ajuda as fotos a parecerem melhores do que nunca, mas ainda faltam seriamente em comparação com o hardware encontrado no iPad Air e no iPad Pro, mais caros.

A 8ª geração do iPad de 10,2 polegadas ainda tem a mesma câmera frontal de 720p que o modelo anterior, e parece um pouco anêmico em um mundo onde a videoconferência se tornou a norma. É o suficiente para fazer o devido e melhor do que as webcams oferecidas na maioria dos laptops econômicos, mas ainda não é ótimo.

Claro, a câmera frontal ainda sofre com o problema de longa data em que é difícil se concentrar ao usar o iPad no modo retrato para chamadas de vídeo, mas isso é uma peculiaridade com a qual tivemos que lidar desde o primeiro dia.

Bateria:pronta para funcionar o dia todo, ou quase se você gastar muito com os dados móveis


A duração da bateria é uma grande vitória para o iPad de 8ª geração. A estimativa da Apple fixa a duração de 10 horas de navegação geral na web ou streaming de vídeo por uma conexão Wi-Fi, mas minha própria experiência sugere que a Apple está sendo bastante conservadora com essa estimativa. Demorou vários dias de uso leve antes que eu tivesse que procurar meu cabo de iluminação e carregador, e um teste sempre ativo, sempre em streaming, durou quase 13 horas antes de finalmente se esgotar.

O Scribble literalmente permite que você escreva e-mails à mão, preencha formulários e use aplicativos de bate-papo com o Apple Pencil, e sua caligrafia é traduzida automaticamente em texto na tela.

Software:Pacotes no flexível e poderoso iPadOS 14


A 8ª geração do iPad de 10,2 polegadas vem com o iPadOS 14, que é ainda mais impressionante do que a versão fornecida com o iPad anterior. Esta última iteração do sistema operacional centrado no tablet inclui alguns recursos realmente úteis, como a capacidade de exibir widgets maiores no lado esquerdo da tela e o Smart Stacks, que permite empilhar vários widgets diferentes para facilitar o acesso.

Outra novidade no iPadOS 14 é a funcionalidade aprimorada do Apple Pencil, que agora você pode usar para escrever em qualquer campo de texto graças ao recurso Scribble. O Scribble literalmente permite que você escreva e-mails à mão, preencha formulários e use aplicativos de bate-papo com o Apple Pencil, e sua caligrafia é traduzida automaticamente em texto na tela.

Essa também parece ser uma tecnologia bastante madura, traduzindo minha caligrafia com bastante precisão.

Além de novos recursos de grande nome, o iPadOS 14 também forneceu uma sensação quase semelhante a um desktop em muitos casos, com muitas barras laterais e menus suspensos para facilitar muito uma variedade de tarefas.

Preço:o iPad mais acessível da Apple ainda é um bom negócio


A melhor coisa sobre o iPad de 8ª geração de 10,2 polegadas é o preço, que permanece inalterado em relação ao ano passado. Com um preço sugerido de US $ 329 para o modelo básico e chegando a US $ 559 para uma versão totalmente equipada, o iPad básico continua sendo o tablet mais acessível da Apple, apesar da inclusão do chip A12 Bionic mais poderoso. Embora seja mais caro do que muitos tablets que não são da Apple, ainda é uma ótima opção para quem está trabalhando com orçamento limitado ou talvez procurando um substituto viável de laptop para seus filhos.

Apple iPad 10,2 polegadas x Apple iPad Air 4 


O iPad de 10,2 polegadas está posicionado como uma alternativa mais acessível ao iPad Air 4, enquanto o iPad Air 4 está posicionado como uma alternativa mais acessível ao iPad Pro, então isso não é exatamente uma comparação equilibrada.

The iPad Air 4 has a base MSRP of $599, which nearly doubles the MSRP of a baseline iPad 10.2-inch. For that extra money, you get a slightly larger display that looks a whole lot better, a significantly more powerful A14 chip, compatibility with the superior Magic Keyboard and 2nd gen Apple Pencil, better cameras, a USB-C connector, and more.

The iPad Air 4 is undeniably the far superior device, but you have to take into account that you could come pretty close to buying two iPads for the price of a single iPad Air, and exactly how much functionality are you losing? Both tablets use iPadOS 14, so they offer very similar utility in terms of productivity. The Magic Keyboard is superior to the Smart Keyboard, but Logitech offers a competent alternative keyboard and touchpad cover combo for the 8th gen iPad that’s nearly as good as the Magic Keyboard.

The bottom line here is that the iPad Air 4 is the better tablet if you have the money to spare, but the iPad 10.2-inch is a great alternative if you’re on a budget, need to purchase several tablets, or just don’t feel like you need the iPad Air 4’s superior specs.
The 9 Best Tablets in 2022, Tested by Lifewire
Combined with iPadOS 14, which makes it easier and faster to flip between apps, I found the combination of the 8th gen iPad and a Smart Keyboard to be a reasonable replacement for my laptop in a lot of situations.
Veredicto Final
The iPad 10.2 inch has clearly been outpaced by the iPad Air and iPad Pro, but it’s still in a really good place thanks to its much more affordable price point. The choice to up-size the line last generation remains beneficial, as you can use it with older iPad Air and iPad Pro accessories, and the combination of the powerful A12 chip and iPadOS 14 make for a truly enjoyable experience across the board. The iPad 10.2-inch does remain mired in the past a bit thanks to its Lightning connector, but money talks, and this is still a tablet worth listening to.

Produtos semelhantes que analisamos:

  • Samsung Galaxy Tab S7
  • P-Pen Artist 16 Pro Drawing Tablet
  • Monoprice Graphic Drawing Tablet

Especificações

  • Product Name iPad (2020)
  • Product Brand Apple
  • UPC 190199810600
  • Price $329.00
  • Release Date September 2020
  • Weight 17.3 oz.
  • Product Dimensions 9.8 x 6.8 x 0.29 in.
  • Color Space Gray, Silver, and Gold
  • Garantia de 1 ano
  • Platform iPadOS 14
  • Processor A12 Bionic chip with Neural Engine
  • RAM 3GB
  • Storage 32 - 126GB
  • Camera 8MP rear camera, 1.2MP / 720p FaceTime HD Camera
  • Battery Capacity 32.4 watt-hour
  • Ports Lightning, 3.5mm headphone jack, Smart Connector
  • Impermeável Não