Os dispositivos operados por bateria precisam de uma certa tensão mínima para funcionar. Esta tensão é determinada pelo circuito dentro do dispositivo. Pense nisso como uma bomba de água:precisa de uma pressão mínima da água (tensão) para funcionar.
O uso de menos baterias do que o necessário reduz a tensão geral fornecida ao circuito. Se a tensão cair abaixo do mínimo necessário, várias coisas podem acontecer:
*
energia insuficiente: O circuito simplesmente não tem energia suficiente para operar os componentes. O motor em um brinquedo pode não girar, ou o LED em uma lanterna pode não acender. É como tentar executar a bomba de água com pressão muito baixa - ela não bombeará água suficiente.
*
função: Alguns circuitos são projetados para funcionar apenas dentro de uma faixa de tensão específica. O fornecimento de menos tensão do que o especificado pode causar comportamento irregular, potencialmente prejudicial aos componentes. Pode piscar, fazer barulhos estranhos ou não funcionar.
*
Circuitos de proteção: Muitos dispositivos modernos incorporam circuitos de proteção para evitar danos causados por baixa tensão. Esses circuitos podem desligar completamente o dispositivo para proteger seus componentes internos.
Em suma, os componentes internos do dispositivo exigem uma tensão específica para operar corretamente. O uso de menos baterias do que o especificado reduz a tensão abaixo do limite, resultando em falha na operação ou em potencial danos. O dispositivo não é apenas "fraco"; Não tem essencialmente a energia necessária para funcionar conforme projetado.