>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> Telemóveis

O que é um rastejador de telefone?


Phone Creeper, um aplicativo de software livre do desenvolvedor independente conhecido como "Chet Striker", é uma ferramenta de espionagem um tanto controversa. Este aplicativo móvel permite que os usuários instalem secretamente um programa em telefones celulares e, em seguida, usem seus próprios telefones para controlar remotamente o dispositivo "infectado" e espionar o proprietário do dispositivo.

Uso básico


Os usuários emitem comandos para o Phone Creeper por meio de mensagens SMS enviadas para o celular "infectado". Por meio dessas mensagens, os usuários podem ler – e até excluir – mensagens de texto recebidas e enviadas do dispositivo "infectado". O aplicativo também permite que os usuários espionem o proprietário do telefone remoto ligando silenciosamente para o dispositivo móvel e ativando o viva-voz. Além disso, o Phone Creeper permite que os usuários visualizem históricos de chamadas, redirecionem mensagens de texto do telefone remoto para outros telefones e limpem remotamente a memória de cartões flash. Todas essas ações ocorrem secretamente, sem o consentimento do usuário do telefone remoto.

Recursos adicionais


Desde o lançamento inicial do aplicativo, Chet Striker atualizou o Phone Creeper com novos recursos adicionais. Os recursos vão desde o trivial – como a capacidade de enviar ruídos ofensivos secretos para um telefone remoto – até o essencial, como a capacidade de acessar a localização GPS do telefone remoto. Outros recursos permitem que os usuários do Phone Creeper visualizem registros de chamadas enviadas, registros de SMS recebidos, compromissos, tarefas e contatos. As atualizações do programa também permitem a desinstalação silenciosa de aplicativos ou programas.

Instalação e compatibilidade


O pacote de espionagem Phone Creeper, que funciona nas plataformas operacionais Windows Mobile 5, 6.1 e 6.5, pode ser instalado silenciosamente inserindo um arquivo SD com os arquivos de programa apropriados no telefone para ser acessado remotamente. Em 2011, Chet Striker introduziu um programa para Android conhecido como OVERVI3W. Este aplicativo apresenta todas as funcionalidades do Phone Creeper, além da capacidade de visualizar a interface do programa via navegador da Web.

Considerações


O Phone Creeper tem uma semelhança com um spyware malicioso e, como tal, pode ser considerado antiético de usar. Embora os usuários devam concordar em instalar o Phone Creeper, o programa é executado de forma totalmente silenciosa e invisível; além de ser livre de interface, não aparece no gerenciador de tarefas ou em nenhuma lista de programas instalados.