>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> fones de ouvido

Melhores monitores intra-auriculares para guitarristas

Se você é um guitarrista que está escolhendo os melhores IEMs para tocar violão elétrico ou acústico, eu tenho o que você precisa.


Sou guitarrista há muito tempo. Comecei a tocar Hey Joe de Jimi Hendrix por horas a fio sentado na calçada do lado de fora do ponto de encontro da juventude local. Isso progrediu para tocar na frente de pequenos locais até milhares de pessoas em grandes salões e estádios.

Por que você deveria se importar? Bem, você não precisa, mas posso dizer que isso me qualifica para recomendar monitores intra-auriculares que serão ótimos para o seu jeito de tocar guitarra, isso e o fato de eu possuir um revendedor de fones de ouvido que vende IEMs. Confie em mim, eu tentei mais IEMs do que a maioria dos guitarristas tiveram mudanças de cordas (pequeno exagero, mas realmente tentando enfatizar meu ponto aqui).

Enquanto o Shure SE215 (vem em preto e claro e azul) é uma ótima escolha para itens para guitarristas, o Westone também oferece um ótimo perfil de som, especialmente para trabalhos acústicos e vocais.

Se quiser ir direto para a lista clique aqui. Caso contrário, deixe-me ajudar a delinear o tipo de coisas que você deseja marcar na sua lista e algumas considerações importantes ao escolher o IEM para o trabalho de guitarra.

Aspectos a serem considerados ao escolher IEMs para guitarristas


Quando eu tinha uns 19 anos, a Shure lançou um microfone de instrumento, muito parecido com o BETA 98H/C que é vendido pela Shure hoje. Se eu pesquisar no Google por tempo suficiente, tenho certeza de que posso encontrar o número exato do modelo.

O argumento de vendas do meu amigo na loja de música local (na qual acabei trabalhando) era que a resposta de frequência neste microfone, voltado para instrumentos de metal e cordas, era quase exatamente a mesma que a resposta de frequência de um amplificador de guitarra. Comprei e usei por muitos anos e foi um companheiro de viagem perfeito.

Por que contar essa história? Bem, também acredito por experiência que os IEMs para cantores e guitarristas ficam bem próximos no esquema de frequência das coisas. Você quer um final forte que não sobrecarregue, frequências médias nítidas e nítidas, que é onde a maior parte do seu trabalho está acontecendo e alguns bons agudos, mas não tanto agudos que você cansa de ouvir tocando no palco, ou onde quer que esteja.

Leia também: Melhores monitores intra-auriculares para cantores

Também devo acrescentar neste momento que, se você é novo em monitores intra-auriculares, leia nosso guia para iniciantes sobre monitores intra-auriculares.

Compreendo a necessidade de guitarristas usarem IEMs, mas nem sempre gosto disso


Se você é um guitarrista acústico tocando solo, a necessidade de monitores intra-auriculares não é tão importante quanto ser um guitarrista acústico tocando em uma banda maior. Solo você pode ter um alto-falante dobrável que carrega um bom palco sonoro para seus ouvidos e isso é suficiente.

Se você está tocando em uma banda, um dos instrumentos mais difíceis de ouvir claramente em um foldback ou monitor no palco é o violão. Nessa situação, é realmente maravilhoso ter monitores intra-auriculares para ouvir a si mesmo sobre a bateria, o baixo, as teclas e o guitarrista que pode estar na banda com você.

Também é comum que os vocalistas toquem guitarra, então ter in-ear significa que você pode ouvir seu violão e vocais claramente, e esperamos que você possa ajustar sua própria mixagem pessoal para obter o melhor efeito.

No entanto, quando se trata de uma guitarra elétrica, começo a gemer por perder uma relação 1:1 com seu amplificador no palco . Você pagou muito dinheiro por um belo amplificador valvulado (ou de estado sólido) e, em seguida, colocar no ouvido faz parecer que estou um pouco desconectado do meu amplificador. Não consigo sentir as válvulas rangendo da mesma forma, se você entende o que quero dizer. Só não é o mesmo.

Então, por que usar fones de ouvido para guitarra?


Existem algumas razões típicas pelas quais você deve ou pode ser forçado a usar monitores intra-auriculares como guitarrista.

O primeiro é proteção auditiva. Não seja um herói, proteja sua audição. Ficar em frente a uma parede de Vox AC30 pode ser mágico, mas se você perder a audição, isso estraga tudo.

O segundo o motivo pode ser a falta de alto-falantes foldback para usar. Isso pode ser devido à falta de espaço no palco ou eles não cabem na van da banda para shows e, portanto, todos vocês têm IEMs pessoais e uma pequena mesa de mixagem portátil, ou não tão portátil, para mixagens de foldback no palco usando IEMs. Isso também é apoiado pelo primeiro ponto acima – muito volume e ruído no palco.

Um terceiro A razão pela qual os guitarristas são forçados a usar monitores intra-auriculares é o ruído do palco. Infelizmente, muitas vezes somos as pessoas mais barulhentas no palco. A pilha de graves também é alta, mas muitas vezes será DI ou mixada através da mixagem de front-of-house.

Esta terceira razão tem duas partes:
  1. isso não apenas protege a audição das outras pessoas no palco com você, por exemplo, vocalistas e tecladistas que precisam se ouvir sem que seu próprio foldback seja incrivelmente alto para superar o volume do seu amplificador e…
  2. também impede que a mixagem de front-of-house seja arruinada pelo volume ambiente do palco, ou seja, se o amplificador de guitarra estiver muito alto no palco, torna-se muito difícil fazer uma boa mixagem de front-of-house, mesmo se você enfrentar seu amplificador de guitarra de lado ou para trás.

A gama de opções de IEM disponíveis (incluindo sistemas de monitoramento pessoal)


Como todas as coisas na vida, existem muitos graus de monitores intra-auriculares disponíveis. Muitas empresas de eventos profissionais, igrejas e grupos comunitários compartilham seus kits de monitoramento intra-auricular em eventos, shows e nos finais de semana.

Observação:também temos uma lista dos melhores fones de ouvido para amplificadores de guitarra se você estiver praticando ou gravando (ou tocando ao vivo?) em algum lugar.

Se você não possui seus próprios conjuntos de monitores intra-auriculares, pode receber um par básico de IEMs com pontas de espuma baratas que são alteradas para cada serviço ou evento por motivos de higiene.

Isso é realmente econômico e uma maneira fácil de gerenciar uma linha de banda compartilhada e em constante mudança (suponho que os pacotes de transmissor e receptor também estejam incluídos para isso). O problema é que eles não soam muito bem, especialmente para violão. É difícil apreciar o que você está tocando quando parece que você está tocando em um fone de ouvido Sony walkman de 1982.

Não vou entrar em detalhes sobre os melhores sistemas de monitoramento intra-auricular, que incluem um pacote de transmissor e receptor, pois essa é uma conversa diferente que merece mais atenção. Claro, você não pode ter monitores intra-auriculares sem um sistema de monitoramento de transmissor/receptor, mas meu objetivo aqui é focar no que você coloca em seus ouvidos para obter o melhor som, não em como o som chega lá.

Mas enquanto estamos aqui, algo como o Shure PSM 200 (infelizmente agora descontinuado) ou o sistema Shure PSM 300 são uma ótima escolha. Isso permitirá que você use os fones de ouvido incluídos, mas se você quiser realmente subir de nível, precisará trocá-los por seu próprio equipamento.

Depois de passar dos fones de ouvido 'compartilhados' básicos, você pode ir para itens mais acessíveis, que são pelo menos pessoais para você, e depois para monitores intra-auriculares universais mais caros até opções personalizadas de itens.

Tentei incluir opções nesta lista que atendem a todas as opções pessoais mencionadas posteriormente.

Considerações básicas ao escolher fones de ouvido para guitarristas


Algumas considerações principais ao escolher fones de ouvido para o seu trabalho de guitarra incluem:
  • Resposta de frequência - você quer ter uma propagação de frequência suficiente que você ainda sente, bem como ouvir o que está fazendo. Se você não pode sentir, então é difícil jogar com paixão. Vou me concentrar em frequências médias fortes e resposta de graves suficiente para que você obtenha algum impacto (especialmente se estiver mixando bumbo e caixa para o tempo).
  • Preço – sim, pode parecer óbvio, mas se você é apenas um jogador pouco frequente, talvez gastar uma fortuna não valha a pena. Por outro lado, se você escolher um bom conjunto de IEMs, eles também serão excelentes para ouvir sua música pessoal quando você não estiver tocando, por exemplo, viajando, relaxando em casa, correndo e fazendo exercícios etc.
  • Isolamento de ruído – se você escolheu fones de ouvido universais, então você quer escolher as dicas certas. Pessoalmente falando, você quer usar pontas de espuma, não pontas de silicone, pois elas oferecem o melhor isolamento e resposta de fundo (graves). Se você estiver usando itens personalizados, não precisará de dicas e terá um ótimo isolamento de ruído por padrão.

Algumas outras considerações podem incluir conectores de cabo mmcx vs 2 pinos, opções de bluetooth, tipos de plugue de cabo (2,5 mm, 3,5 mm), número de drivers, comprimentos de cabo e muito mais.

Melhores monitores intra-auriculares para guitarristas comparados

Nome do monitor intra-auricular Tipo de cabo (C)ustom
ou
(U)universal
Preço
1:Fones de ouvido intra-auriculares profissionais BASN MMCX U $
2:monitor intra-auricular Sennheiser IE 40 PRO Proprietário U $
3:Shure SE215 IEM MMCX U $
4:Monitores intra-auriculares CCA C16 MMCX U $
5:monitores intra-auriculares Westone UM Pro 30 MMCX U $$
6:64 monitores intra-auriculares de áudio A2e personalizados 2-PIN C $$

1:Fones de ouvido profissionais BASN para monitor intra-auricular


Cabo/Drivers: Microdrivers MMCX/Twin

Resposta de frequência: 20Hz a 20.000Hz

não posso mentir. Existem alguns IEMs nessa faixa de preço que também são destaques para o trabalho de guitarra, mas a primeira razão pela qual eles entraram na lista é… a aparência agradável no acabamento marrom/claro. E se você quer algo que parece bom, mas também vem em cores diferentes, então é uma boa escolha.

Existem duas versões com fio em marrom e vermelho/azul. Eles usam uma conexão de cabo MMCX padrão. O benefício disso é que você sempre pode substituir o cabo mmcx se estiver danificado, se quiser aumentar a qualidade ou precisar de uma troca de cabo de 2,5 mm ou 3,5 mm porque seu transmissor sem fio possui essa entrada de plugue jack.

Esses BASN também vêm em duas opções de cabo Bluetooth, que é um cabo do tipo Bluetooth ao redor do pescoço. Pessoalmente, esta é uma ótima escolha se você estivesse apenas procurando por um IEM de passageiros, mas se você planeja usá-los ao vivo enquanto toca guitarra ou no estúdio, eu não escolheria isso.

É muito melhor usar um cabo com fio para maior confiabilidade e usar um sistema de monitoramento sem fio adequado. Você pode comprar a opção Bluetooth e depois comprar outro cabo MMCX com fio acessível, como algo da Linsoul por cerca de US $ 20, o que lhe dará o melhor dos dois mundos.

Por que escolhemos os monitores intra-auriculares profissionais da BASN?


Um ótimo palco de som que é bem equilibrado de cima para baixo faz com que seja uma escolha muito acessível e fácil. A BASN tem uma boa reputação por fazer bons equipamentos e você precisa de algo confiável para uso contínuo ao vivo.

A assinatura sonora não pressiona uma frequência de som específica e a apresentação geral é nítida e clara. Isso é realmente importante, pois para IEMs de música ao vivo, você não deseja monitores intra-auriculares esculpidos com mais graves ou agudos, etc.

O cabo MMCX permite que você troque os cabos como quiser e pelo preço que eles perfuram acima do seu peso.

Finalmente, o isolamento de som é muito bom, fazendo com que eles marquem a caixa de proteção auditiva e boa resposta de graves.

Prós

  • Ótimo som pelo preço
  • Conectores MMCX
  • Assinatura de som equilibrada
  • Bom isolamento de som

Contras

  • nenhum por esse preço

Resumo: Bom suporte e feedback positivo de outros guitarristas e músicos, uma construção de qualidade e um ótimo palco de som balanceado com médios fortes tornam esses monitores intra-auriculares BASN uma boa escolha para guitarristas.

Leia os comentários mais recentes sobre o
Fones de ouvido intra-auriculares profissionais BASN para guitarristas na Amazon

2:monitor intra-auricular Sennheiser IE 40 PRO para guitarristas


Cabo/Drivers: Duto interno/driver dinâmico de 10mm

Resposta de frequência: 20 - 18.000Hz

O nome Sennheiser é mais frequentemente associado a fones de ouvido audiófilos e fones de ouvido realmente caros. Minha suspeita é que empresas como a Shure dominam há muito tempo a cena de fones de ouvido de música ao vivo e a Sennheiser sabia que havia oportunidades nesse espaço.

Assim, lançaram a gama IE (não confundir com a gama audio-technica ath-xxx na aparência) e fizeram um bom trabalho.

O IE-40 é um fone de ouvido com driver dinâmico de 10 mm com um ótimo palco sonoro para trabalhos de guitarra. Eles parecem bons e o preço é muito acessível para possuir um pedaço de Sennheiser.

Minha única preocupação com o IE-40 é o anexo proprietário do cabo do duto interno. Você pode obter cabos de substituição para ele, mas você realmente não tem opções de cabos de terceiros.

Por que escolhemos o monitor intra-auricular Sennheiser IE 40 PRO?


A confiabilidade é uma grande parte da escolha destes. Você obtém qualidade Sennheiser e uma unidade de boa aparência. Uma assinatura de som quente que não é muito quente os torna confortáveis ​​para ouvir enquanto você toca, especialmente bom para tocar violão.

O cabo da orelha é um bom ajuste e o cabo tem ótima blindagem para reduzir qualquer perda de som ou interferência de sinal.

Disponível em transparente ou preto, torna-os a aparência natural perfeita se você não quiser cores brilhantes e bling chamativo.

Uma gama decente de pontas de orelha incluídas na caixa de varejo e uma ferramenta de limpeza completam o pacote.

Prós

  • Qualidade de construção da Sennheiser
  • Boa faixa de frequência
  • Pontas auriculares incluídas
  • Preço acessível

Contras

  • Conectores de cabos proprietários

Resumo: There is always a feeling of confidence when you’re choosing something at this price with a brand name like Sennheiser. Nice warm but clear sound signature and quality cable and build quality. A real competitor to the Shure SE215 for sure and perfect for guitar work. If you want to step up in quality then you can also get the Sennheiser IE 400 PRO which is also perfect for guitarists and adds a lot of bass and bottom end to the sound.

Read the latest reviews for the
Sennheiser IE 40 PRO in-ear monitor on Amazon

Read also: Best guitar accessories

3:Shure SE215 in-ear monitors for guitar


Cable/Drivers: MMCX/Dynamic Driver

Frequency Response: 22 – 17,500 Hz

If you’ve ever read any post I’ve ever done on IEMs you’ll know that at some point the Shure SE215 is going to come up in it. They are one of the older units on the market these days but they are also one of the most road-tested and all-round great sounding affordable in-ear monitors on the market.

I’ve owned 2 pairs and the current pair I own have lasted me years. A single dynamic driver produces a really strong, crisp sound with quite a strong bottom end. I think what drew me to these originally was even the guitar sounds (and vocals) they products from recorded music sounded great to me.

The retail kit is generous with multiple tips and a cleaning tool. There is a nice semi-hard case included for the price with adds real value for money.

An MMCX cable connection allowing for upgrades and replacements plus the option to get Shure Bluetooth cables like the Shure BT2 Bluetooth MMCX cable.

Why we chose the Shure SE215 in-ear monitors?


Shure quality that I can vouch for. Nice bottom end and crisp mids and highs. A sound signature that makes guitar sound really nice, especially for the price.

Prós

  • Strong pedigree
  • Guitar rich frequency range
  • Accessories included
  • Price is good
  • Multiple colour options

Contras

  • None of note. They are an older model but that has no impact on their efficacy and performance compared to competitors.

Resumo: For the price, the Shure SE215 is a solid choice with a great sound for guitar and vocals. The included accessories add a cherry on the top. As a repeat purchaser, I endorse these as a good option.

Read the latest reviews for the
Shure SE215 IEM on Amazon

4:CCA C16 in-Ear Monitors


Cable/Drivers: MMCX/8 BA drivers

Frequency Response: 7 – 40,000 Hz

The CCA C12 in-ear monitors made it in to our budget IEMs list for this year but the C16 are a great step up in drivers with a small increase in price. The multiple driver configuration and sound profile are really surprising value for money.

CCA is a brand from Linsoul who make a huge range of affordable in-ear monitors including brands like DUNU, KZ and CCA. They also make a great range of MMCX and 2 PIN replacement cables.

The CC16 have 8 Balance Armature drivers (BA) in each iem earbud. This iem for a little over a C-note is crazy value for money. Having multiple BA drivers allows the manufacturer of in-ears to dedicate different drivers to different frequencies, similar to a floor standing speaker on your HiFi where you have a bass speaker and a tweeter for the high end.

The CC16 has 2 drivers tuned for deeper bass, 4 drivers tuned for mid frequencies and 2 for treble/high end. The result is a massive amount of sound and frequency in an affordable unit.

The CCA CC16 does come with two cable options. One has an inline microphone and one doesn’t. There is no reason to get the inline microphone version and create a break in the sound conduction. Just go with the non-microphone version and buy a separate cable if you want to use them for commuting and gereral music listening on your phone, if you want to take phone calls.

Why we chose the CCA C16 in-Ear Monitors?


Value for money gets the CCA C16 on this guitar iem list, as does the quality of its BA drivers and cables.

There are few IEM manufacturers in the world pushing out such affordable units with so many drivers.

Personally, I expect something like the IE 40 or SE215-CL will have a longer life and fit a little nicer in the ear, but you should at least commit to owning a multiple BA drive IEM once in your life. I’m not I’d recommend these for a serious tour. It’s awful having physically sore ears (not sore eardrums) from playing every night with ill fitting IEMs.

My Heir Audio 8.0 custom in-ear monitors (CIEM) have 8 x BA drivers per ear and they cost me $1200. While the tuning is superb, its worth noting the price difference, and yet the same number of drivers.

So, if you want to hear the bottom end, mids and high end in powerful force without spending a fortune then check out the C16.

Prós

  • 8 BA driver per ear
  • Full, rich sound
  • Value for money

Contras

  • Nothing of note at this price.

Resumo: I am always amazed at what Linsoul can cram in to their IEMs while still maintaining a ridiculously low price. These definitely deserve serious consideration. While others on this list might survive the rigours of live playing for a longer time and be a bit more comfortable, these will give you a good time and if only for a shorter time.

Read the latest reviews for the
CCA C16 in-Ear Monitors on Amazon

5:Westone UM Pro 30 in-ear monitors – great for acoustic playing


Cable/Drivers: MMCX/3 BA drivers

Frequency Response: 20 Hz – 18 kHz

Made in Colorado Springs USA I’ve always felt Westone don’t get the attention they deserve. Having a huge and long running pedigree in making in-ear monitors, and other hearing protection and aid devices they make really great sounding kit. The UM Pro 30 iem is no exception to this.

I own nearly all the Westone UM Pro and W series.

There are 3 x BA drivers. 1 for bass, 1 for mids and 1 for highs (treble). The sound signature is clean and balanced but not boring. It’s almost as close to open ear listening as I can describe.

The come with a great selection of ear foams and silicon ear tips (5 pairs of each) as well as a quality case, cleaning tool and MMCX twisted cable. All Westone units come with a 2 year warranty.

Why we chose the Westone UM Pro 30 in-ear monitors ?


The Westone UM Pro 30 have a really nice neutral tuning to them. Almost the same way Beyerdynamic do with the studio monitoring headphones like the DT 1990 Pro and DT 770 Pro. They don’t alter the sound of what you’re playing but they make sure you hear all the rich tone and beauty of your guitar.

I love the way they present the tones of acoustic guitar. It’s one of the nicest tunings for acoustic in my opinion.

Prós

  • Rich and tonal sound
  • Great accessories included
  • Triple BA drivers
  • MMCX cables

Contras

  • A little more expensive but quality is worth it.

Resumo: I own the UM Pro 30 and really enjoy them for playing and listening to music. I also own the Westone UM Pro 50 which are even nicer but the Pro 30’s are more affordable and really lovely IEMs for guitarists – especially acoustic guitarists.

Read the latest reviews for the
Westone UM Pro 30 in-ear monitors on Amazon

6:64 Audio A2e Custom in-ear monitors


Cable/Drivers: 2 BA drivers

Frequency Response: 20 Hz – 18 kHz

64 Audio have a solid history of producing great sounding in-ear monitors for musicians so it’s easy to include them in the list. These are a custom in-ear monitor so you will need to get custom molds done.

While they don’t have the age of UE, JH Audio or Westone, they have innovated in many ways that has pushed the industry forward.

The jury is out for some with their apex technology as it offers a release for ear pressure in the IEM. Some believe it is this pressure that creates the impact and bass production. Regardless, I think this is a great addition for musicians, especially guitarists and the quality of the sound speaker for itself.

These are easily driven at 30 ohms and have a passive 2-way crossover.

The balance armature driver configuration is 1 dedicated to high end frequencies and the second BA driver is commited to the mids and lows.

If the 2 driver model isn’t enough for you then they offer more in their range up to 18 drivers per ear, but these will set you back around $2999 so if you have the cash, you can step up through the range depending on your budget.

Why we chose the 64 Audio A2e Custom iem ?


As the starting unit, these have sufficient frequency response and impact to really compliment your guitar playing. You can upgrade to higher models but if you are starting out then even this price will still make a dent in your wallet.

While you have to get custom in-ear molds done the result from their 3D printing technology makes for an excellent fit which is special just for you.

They are a really attractive and the included accessories including cleaning tool, case, dehumidifier and more increase the value of the package.

Prós

  • Also great with smartphone use (LID)
  • Includes dehumidifier in accessories
  • Affordable for a CIEM

Contras

  • Cost
  • Need to get custom in-ear molds done
  • 4-week delivery estimate

Resumo: As a guitarist, you’ll appreciate the quality and sound these produce, especially for live use. For a custom IEM, you’ll get a great fit, good support and a nice crossover split between the 2 BA drivers. All that and they look great.

Learn more about the 64 Audio A2e at 64Audio.com

Resumo


With this list of IEMs for guitarist I’ve tried to include as many in-ear monitors for units I tried or sampled before. As a player with 20+ years experience I appreciate how important it is to have iems that don’t take you away from your playing – rather ones that take you closer to you playing so you can really feel what you’re doing.

If you’re looking for a delicious set of custom in-ears for guitar then consider the UE 7 Pro which we included in our list of best in-ear monitors under $1000

Read also:Best budget IEMs

If you have a pair you love that didn’t make the list, let me know in the comments below.