>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> boom Boxes

Você pode conectar tweeters ao mesmo amplificador que um subwoofer?


Quer usar tweeters ao lado de seus subwoofers? Pode você conecta tweeters ao mesmo amplificador que um subwoofer? Ótima pergunta!

Reuni este artigo útil para responder à sua pergunta – e fornecer outras ótimas informações também. Continue lendo para saber o que você precisa saber.

Você pode conectar tweeters ao mesmo amplificador que um subwoofer?




É possível conectar tweeters ao mesmo amplificador que um subwoofer em alguns casos e não é possível em outros:
  • Amps monobloco (baixo): Você não pode usar tweeters com esse tipo, pois quase todos têm um crossover interno de passagem baixa, o que significa que eles produzem apenas graves. Não há como fazer isso.
  • Amps de 2 ou 4 canais com crossover passa-baixa em uso: Você também não pode usar tweeters neste caso, pois semelhante a um amplificador de baixo mono eles produzirão somente graves enquanto a opção de passagem baixa estiver em uso.
  • Canais de amplificador de alcance total que alimentam woofers: Isso funcionará para conectar tweeters, embora não seja sua melhor opção. Canais de saída de amplificador de alcance total podem alimentar o woofer junto com os tweeters, desde que o amplificador possa lidar com a carga total de Ohms.
  • Amplificadores multicanal: Esta é com certeza a melhor maneira de conectar tweeters com um amplificador. Ao usar canais de amplificador separados (saída de alcance total) para os tweeters, você terá melhor controle sobre a potência e o volume do tweeter. Você também pode conectá-los com alto-falantes menores nos mesmos canais na maioria dos casos.



Exemplo de um gabinete de alto-falante mais antigo com tweeters e woofers alimentados pelos mesmos canais de amplificador. Este é o mesmo princípio de usar woofer e tweeters nos mesmos canais de amplificadores de gama completa. (Caixas de alto-falante como essas são incomuns nos tempos modernos porque não são ótimas para graves claros)

Embora você possa conectar tweeters a saídas de canal de amplificador de woofer de alcance total, não é realmente a melhor abordagem por vários motivos:
  • Os tweeters serão alimentados no mesmo nível ou similar dos subwoofers, o que significa que você não terá controle sobre os níveis de potência e volume.
  • Os woofers não soam bem sem crossovers. Embora possa ser possível encontrar alguns crossovers passivos (sem alimentação) de passagem baixa para usar com seus woofers, eles não soam tão bem quanto os embutidos na maioria dos amplificadores atualmente.

A melhor opção é usar canais de amplificador dedicados para seus tweeters sozinhos ou ao lado de outros pequenos alto-falantes full-range nos mesmos canais. Deixe os subwoofers em canais de amplificador separados usando um crossover de passagem baixa.

Você obterá um som melhor (graves claros e firmes) e melhor controle sobre seus alto-falantes também!

Diagrama de compatibilidade de fiação de amplificador de tweeter e subwoofer




Como você pode ver no diagrama acima, conectando tweeters junto com woofers – se a saída do amplificador for full-range - é simples. No entanto, é absolutamente essencial que seus tweeters incluam seus próprios cruzamentos para protegê-los dos graves.

Contanto que a carga total de Ohms dos tweeters de fiação em paralelo não caia abaixo da classificação mínima de Ohms do amplificador, você ficará bem. No entanto, conectar tweeters em paralelo com woofers nos mesmos canais também significa que você pode dominar seus tweeters ao usar woofers com força.

Você está melhor com mais canais de amplificador ou um segundo amplificador para acionar os tweeters ou outros alto-falantes também.

Você precisa de um amplificador para tweeters?




Quando se trata de tweeters, aqui está a verdade básica:
  • Você não precisa de um amplificador para tweeters se você simplesmente quer melhores agudos (“agudos”) e não precisa de mais clareza, volume e potência. Na verdade, você pode conecte-os a um estéreo de carro padrão, a opção mais fácil, se você não se importa muito com mais volume e potência.
  • Se você quiser aumentar sua música às vezes e quiser a melhor qualidade de som possível, faça precisa de um amplificador para seus tweeters.

Alimentando tweeters de um amplificador versus um estéreo de carro


Embora existam algumas unidades de cabeça por aí com potência extra, na maioria das vezes a potência estéreo padrão do carro é de cerca de 15 a 18 watts RMS por canal. Isso é uma fração do que um amplificador decente pode fornecer por canal.

Como a maioria das pessoas usa uma unidade principal para alimentar os alto-falantes dianteiros e traseiros, adicionar tweeters à unidade principal significa que você terá ainda menos poder do que o disponível porque eles têm que compartilhar o poder disponível. Isso significa que, quando você começar a aumentar o volume, começará a ouvir distorção e os alto-falantes “separando” cedo, pois não há energia suficiente.

Aqui estão alguns prós e contras a serem considerados para usar um amplificador versus um estéreo de carro para acionar tweeters:
Poder do Twitter Prós/Contras/Observações
Aparelhagem de som para carro PRÓS: (geralmente) bastante fácil de instalar + custa menos. Som decente rapidamente. CONS: Saída de baixa potência, clareza não tão boa quanto a de um amplificador. Não é possível aumentar o volume. Além disso, tenha cuidado com a carga de ohms do alto-falante, pois a maioria das unidades de cabeça é de 4Ω/canal mínimo.
Amplificador de carro PRÓS: Excelente som, potência e volume, mesmo para amplificadores econômicos. Mais fácil de conectar ao lado dos alto-falantes principais, pois a maioria dos amplificadores é estável em 2Ω. CONS: Requer a instalação de fio de alto-falante, amplificador etc. Ideal para tweeters com uma classificação de potência decente (30W-50W e superior).
Tabela Tabela

Pessoalmente, recomendo usar pelo menos um pequeno amplificador para seus tweeters. Os mini amplificadores modernos de classe D são ótimos para isso, muito compactos, e alguns podem ser conectados diretamente à fiação de alimentação do rádio do carro, pois consomem menos corrente elétrica.

Eu uso tweeters como parte de meus alto-falantes de componentes de 2 vias personalizados há anos com excelentes resultados! Simplesmente não há comparação na qualidade do som e no volume de ponta que você obterá versus conectá-los a uma unidade principal.

De quanta energia os tweeters precisam?




Os tweeters de carros típicos não precisam de muita energia. Aqui está o que lembrar ao escolher a potência do amplificador para tweeters:
  • Para conduzir seus tweeters com potência máxima, você precisará da mesma (ou superior) classificação de potência RMS para seus tweeters. Se o seu amplificador tiver ainda mais potência do que o necessário, tudo bem - ele não será usado. (Esteja ciente de que dirigir os tweeters com muito energia pode queimar as bobinas de voz, danificando-as permanentemente)
  • Recomendo pelo menos cerca de 30W de potência, embora seja melhor usar um amplificador com pelo menos 50W RMS/canal. Os estéreos de carro têm apenas cerca de 15-18W por canal, o que não é muito, então um amplificador com tão pouca potência não vale a pena se preocupar normalmente.

Lembre-se de que se você conectar tweeters ao lado (em paralelo) de seus outros alto-falantes no mesmo canal de amplificador, ambos terão que compartilhar a potência disponível.

Tomemos um exemplo:
  • Usaremos um exemplo de amplificador classificado para 60 W x 4 a 4 ohms por canal, 90 W x 4 a 2 ohms por canal.
  • Um alto-falante coaxial de 4 ohms e 6,5″ em paralelo com um tweeter de 4 ohms equivale a um total de 2 ohms vistos por um canal de amplificador. Portanto, há 90 W disponíveis, divididos ao meio pelo alto-falante e pelo tweeter, fornecendo até 45 W cada.

Como você pode ver, se você planeja conectar vários alto-falantes e tweeters para o mesmo amplificador, você precisará levar isso em consideração. Nesse caso, eu recomendaria pelo menos um amplificador de 75W por canal, embora 100W RMS seja melhor.

Onde colocar tweeters em um carro




Os tweeters de carro funcionam melhor quando montados em um local que direciona o som para seus ouvidos. Isso ocorre porque os sons de alta frequência, ao contrário dos graves, são mais focados e perdem volume quando não direcionados diretamente aos seus ouvidos. Como regra geral, evite montá-los mais baixos em seu veículo. É por isso que os tweeters instalados de fábrica nas portas dos veículos ou nas colunas laterais próximas ao para-brisa são populares.

Confie em mim, eu entendo o quão difícil pode ser encontrar bons locais de montagem para tweeters! Se você tiver a opção, é melhor montar tweeters com base em duas coisas:
  1. Eles estão mais ou menos na mesma altura que suas orelhas
  2. Eles estão apontando diretamente para sua cabeça e orelhas

Ao contrário dos subwoofers que criam enormes ondas de som graves que são tão grandes que é difícil dizer de onde vêm, os agudos são direcionais, o que significa que você terá um melhor desempenho do tweeter quando o som for direcionado a você e aproximadamente na mesma altura.>

Os tweeters, como alguns outros tipos de alto-falantes, produzem ondas de áudio de alta frequência que diminuem muito o volume quando estão em um ângulo diferente diretamente voltado para você. Isso é chamado de diretividade e seus fora do eixo o desempenho às vezes é especificado pelos fabricantes de alto-falantes.

Você pode usar menos energia ao acionar os tweeters quanto melhor eles estiverem montados (já que você não precisará aumentar a potência e o volume para compensar o uso "fora do eixo" ou significando que está virado em um ângulo longe de seus ouvidos) .

Podes de montagem de tweets


Se você estiver sem opções, você pode pegar um conjunto de pods de tweeter que são "universais", pois podem ser usados ​​em praticamente qualquer veículo - até barcos ou trailers! Feitos de plástico ou metal (às vezes também disponíveis em cores diferentes), são copos de montagem de tweeter com uma base projetada para permitir que você os monte em praticamente qualquer superfície plana.

Instalação de tweeters em locais de portas de fábrica




Exemplo de atualização de alto-falantes de fábrica em uma porta de carro com woofer, tweeter e crossover separados. Observe como o tweeter de reposição é montado no suporte de fábrica, preso com cola quente.

Em alguns casos, os tweeters instalados de fábrica são colocados no alto das portas ou pilares laterais do pára-brisa de fábrica. Ao substituir alto-falantes de fator ou adicionar seus próprios, você pode colar novos tweeters com cola quente no lugar dos originais ou fazer uma placa de montagem para instalar novos. As tampas plásticas dos peitoris das janelas também são um bom lugar para montá-las.

Embora ainda seja melhor montá-los no alto do painel, isso ainda costuma dar bons resultados. Os tweeters embutidos são indiscutivelmente os mais bonitos, mas não recomendados, a menos que você se sinta confortável cortando o interior do seu veículo e esteja confiante em suas habilidades de projeto porque é permanente e pode ser um pouco difícil.

Mais artigos excelentes sobre tweeters e palestrantes


Não saia ainda - há mais! Você vai adorar meus outros ótimos artigos sobre tweeters e palestrantes.
  • Seus tweeters estão muito altos? Veja como reduzir o volume do tweeter com resistores.
  • Saiba tudo sobre o que são os tweeters e o que eles fazem.
  • Obtenha seu sistema com as melhores frequências de crossover para áudio doméstico e automotivo.
  • Saiba o que acontece se você alterar a impedância do alto-falante com um crossover.