>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como funcionam os transmissores e receptores sem fio?


As redes sem fio, surpreendentemente, transmitem dados por um fio. O fio em questão está no centro de uma antena Wi-Fi. Tanto a antena dos transmissores quanto os receptores nas redes sem fio contam com as propriedades do fio para transmitir dados como um sinal de rádio.

Eletromagnetismo


As ondas de rádio são distúrbios eletromagnéticos que se irradiam em todas as direções. Quando uma corrente passa ao longo de um fio, ela gera um campo magnético ao redor desse fio. Os transmissores Wi-Fi exploram esse fator para pulsar uma corrente no fio de cobre dentro de uma antena. O fio é aterrado em uma extremidade e solto na outra extremidade. O aterramento significa que cada sinal se dissipa quase imediatamente, mas a presença da carga no fio cria momentaneamente um campo de força que gera uma onda de rádio.

Receptor


O metal é um condutor de eletricidade e magnetismo. À medida que o sinal de onda de rádio sai do transmissor, ele "gruda" em qualquer objeto de metal que encontrar. Em seguida, desvia e corre ao longo do comprimento desse objeto de metal. É por isso que grandes objetos de metal, como geladeiras, bloqueiam o sinal Wi-Fi e criam zonas mortas. O sinal passa através do invólucro de plástico da antena receptora e atinge o fio de cobre dentro. Em seguida, ele percorre o comprimento desse fio, o que leva a um adaptador de rede sem fio. O adaptador de rede interpreta o pulso eletrônico em dados e os passa para o computador ou roteador que ele atende.

Frequências


As ondas de rádio pulsam como uma série de ondulações. As ondulações têm um ritmo e saem do transmissor em um ritmo regular. Esta é a frequência. "Frequência" significa o número de ondas, chamadas "ciclos", emitidas por segundo e é medida em hertz. Os sistemas Wi-Fi operam dentro da faixa de frequências de micro-ondas. Esse intervalo é medido em milhares de milhões de ciclos por segundo. Um milhão de hertz é um gigahertz (GHz). Diferentes padrões de Wi-Fi usam frequências diferentes. O sistema 802.11a usa 5 GHz. Os sistemas 802.11b e 802.11g usam 2,4 GHz. O mais novo sistema Wi-Fi é chamado 802.11n e usa 2,4 GHz e 5 GHz.

Método


Os transmissores Wi-Fi geram uma onda portadora. Esta é uma onda padrão pulsando na frequência do sistema. O adaptador de rede sem fio converte os dados do computador em um pulso eletrônico, que também possui uma forma de onda. Ele mescla a onda de dados com a onda portadora para transporte. Isso é chamado de "modulação". Quando o adaptador de rede receptor recebe a onda, ele subtrai a onda portadora e converte a onda de dados recuperada em dados binários para o computador ou roteador. Isso é chamado de "demodulação".