>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como tornar um MacBook invisível para outros MacBooks


Ficar oculto em uma rede ajuda a proteger sua privacidade e aumenta sua segurança, pois outros MacBooks em sua rede podem ver seu computador na seção Compartilhado do Finder. No entanto, a menos que você permita o acesso ou alguém descubra suas credenciais, aqueles que podem ver seu MacBook ainda não poderão acessar seus dados. Mesmo assim, se você deseja a melhor segurança, pode modificar suas configurações de compartilhamento para ocultar sua presença e reduzir ou eliminar a chance de outro usuário acessar seu MacBook.

Desativar compartilhamento


O Mac OS X Mavericks oferece várias opções para desativar diferentes tipos de compartilhamento no seu MacBook. Ao iniciar as Preferências do Sistema e clicar na opção "Compartilhamento", você pode acessar todas as configurações ativas no momento. Se você quiser desabilitar completamente todas as opções de compartilhamento, desmarque todos os itens da lista de serviços. Isso inclui compartilhamento de tela, compartilhamento de arquivos, compartilhamento de impressora, compartilhamento de Internet e compartilhamento de Bluetooth. Mais tarde, se você precisar compartilhar um arquivo com outro usuário, poderá habilitar essas opções caso a caso. Você também deve desabilitar as opções Remote Management, Remote Login e Remote Apple Events.

Conexões com fio


Para segurança máxima, você pode ficar offline e eliminar a possibilidade de terceiros acessarem seu computador. Essa opção fornece um dos métodos mais simples de ocultar seu computador de outras pessoas. Quando você desconecta seu computador da Internet, uma pessoa deve obter acesso físico ao seu computador para visualizar quaisquer dados na máquina. Se você se conectar apenas usando um cabo Ethernet, seu computador não aparecerá na seção Compartilhado de outro MacBook. Desconecte o cabo da porta Ethernet do seu MacBook para desabilitar o acesso. Se você se conectar com outras pessoas usando um cabo FireWire ou Thunderbolt, também deverá desconectar esses cabos.

Conexões sem fio


Desative sua conexão Wi-Fi para evitar a possibilidade de se conectar acidentalmente a uma rede Wi-Fi ou para remover seu MacBook de uma rede atualmente ativa. Desligue o acesso Wi-Fi abrindo as Preferências do Sistema, clicando em "Rede" e selecionando a opção "Wi-Fi" na barra lateral. Selecione o botão "Desativar Wi-Fi" e marque a opção "Mostrar status do Wi-Fi na barra de menus". Ativar a opção da barra de menus permite clicar no ícone da barra de menus e ativar ou desativar o Wi-Fi. As conexões Bluetooth também fornecem uma maneira de outras pessoas verem seu computador online. Clique no botão "Desativar Bluetooth" na seção Bluetooth das Preferências do Sistema para desativar a transmissão do seu MacBook.

Redes ad-hoc


Se você desconectar qualquer rede computador a computador atualmente ativa, não se beneficiará dos recursos compartilhados fornecidos por esses computadores. Quaisquer configurações de rede que você configurou para rede computador a computador são perdidas no momento em que você as desativa. Às vezes chamadas de redes ad-hoc, essas redes fornecem uma maneira conveniente de compartilhar arquivos, pastas, transmitir mídia e executar outras funções. Se o seu computador se conectar à Internet usando um cabo Ethernet e outros computadores em sua rede ad-hoc dependerem dessa conexão, desabilitar sua rede também os impedirá de acessar a Internet.

Firewall


O OS X vem com um firewall integrado que oferece opções robustas para ajudar a mantê-lo seguro se você decidir ficar online. Por padrão, o firewall não está habilitado. Para ativá-lo, acesse as Preferências do Sistema e selecione a opção "Segurança e Privacidade". Clique na guia “Firewall” e selecione “Ativar Firewall”. Selecione a seção "Opções de firewall..." e marque a caixa "Ativar modo furtivo". Essa opção faz com que seu Mac pareça invisível na rede, não respondendo mais aos pings que os invasores podem usar para detectar seu Mac. Também impede que o Mac responda às tentativas de conexão.